De acordo com a estação IPMA em Estremoz durante a tarde choveu 1.7mm. Ou seja, menos ainda que em Portalegre
Sim pouco, atenção que estes dias também fazem falta, mas é chuva boa só para os solos, precisamos de dias de chuva com 15/20/25mm para dar vida aosa cursos de água, já não falo das barragens e claro, de chuva generalizada e que não beneficie só uma zona. Ainda assim, a chuva tem permitido que aqui já esteja tudo verde.
Eu quando disse muita chuva referi-me ao facto de chover com intensidade cerca de meia hora.... depois já não voltou a chover. Mesmo assim, acho que no Sábado à tarde choveu mais do que hoje. A estação não fica em Estremoz; encontra-se a cerca de 5 quilómetros para leste. Por aqui os campos começam também a ficar com erva nova...
Sim, claro. Pelo menos os dias têm sido húmidos e as temperaturas bem mais baixas que há 2 ou 3 semanas. Esta humidade tem sido uma maravilha para o aparecimento de erva (sobretudo em locais já lavrados), mas o que precisamos mesmo é de chuva "a sério" durante algumas semanas. Estamos em Novembro e as barragens continuam a perder água em vez de a ganhar.
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e bastante vento durante a tarde. Durante a madrugada choveu fraco e acumulei 1 mm, de 1 em 1 enche a galinha o papo. Máxima. 20.8ºC mínima: 15.0ºC Precipitação: 1 mm
Boa noite! Dia de céu muito nublado e vento moderado de oeste a puxar a chuva que caiu a partir das 17:30, que rendeu 2,0 mm. É muito pouco, mas melhor que nada! Os solos abaixo dos 5 centímetros encontram-se completamente secos.
Por aqui ainda nem existe erva... Está como se fosse Setembro!! Quanto ao suposto evento que referi noutro tópico é esperar para ver, mas é digno de se ver a incerteza nos modelos. Mesmo assim com esta sinoptica prevista basicamente teríamos ver a chuva ao largo da costa e frio, muito frio!!
Eu posso falar no meu caso, não é que tenha chovido assim tanto por aqui, pois ainda hoje andei a plantar umas árvores, e para abrir um buraco com um palmo de profundidade, o solo está completamente seco, mas em termos de erva, tenho uma parte de terreno junto a uma figueira, onde já está lá um relvado bonito, com um palmo de altura, esperemos claro nós, que venha muita chuva ainda pela frente.
Pois, mesmo até dentro de uma pequena região, podem haver variações consideráveis, então se formos a comparar distritos... Ainda ontem vi um carro aqui em Carcavelos todo molhado e como conheço a condutora, perguntei-lhe se tinha apanhado chuva e ela disse-me que sim (em Sintra e mesmo depois, quando já vinha a caminho daqui)...
Tristes realidades. Este evento foi uma autêntica desilusão, talvez dos piores dos últimos tempos.... Basicamente resumiu-se a frentes dissipadas e por consequência desorganizadas, que davam chuva apenas durante alguns minutos. Assim nada melhora. 222mm em 10 meses num zona onde a média é de 600/650mm, é horrível!
Pior pior só mesmo no Sotavento. A estação do Clube Náutico de Tavira registou os seguintes acumulados mensais, desde janeiro: Anual (2019) - 103,1 mm => 24 dias de chuva no ano (média - c.500 mm) Janeiro - 9,6 mm (média - c.72 mm) Fevereiro - 22,8 mm (média - c.50 mm) Março - 17,8 mm (média - c.41 mm) Abril - 42,6 mm (média - c.51 mm) Maio a agosto - 0 mm (média - 40 mm) Setembro - 3,3 mm (média - c.18 mm) Outubro - 6,7 mm (média - c.49 mm) Novembro - 0,3 mm Já não basta o facto de ser uma das regiões mais secas do país, como também ter anomalias negativas neste clima seco.