Seguimento Sul - Novembro 2019



Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
De acordo com a estação IPMA em Estremoz durante a tarde choveu 1.7mm. Ou seja, menos ainda que em Portalegre :)
Sim pouco, atenção que estes dias também fazem falta, mas é chuva boa só para os solos, precisamos de dias de chuva com 15/20/25mm para dar vida aosa cursos de água, já não falo das barragens e claro, de chuva generalizada e que não beneficie só uma zona.
Ainda assim, a chuva tem permitido que aqui já esteja tudo verde.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Eu quando disse muita chuva referi-me ao facto de chover com intensidade cerca de meia hora.... depois já não voltou a chover. Mesmo assim, acho que no Sábado à tarde choveu mais do que hoje.

De acordo com a estação IPMA em Estremoz durante a tarde choveu 1.7mm. Ou seja, menos ainda que em Portalegre :)

A estação não fica em Estremoz; encontra-se a cerca de 5 quilómetros para leste.

Por aqui os campos começam também a ficar com erva nova...
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Sim pouco, atenção que estes dias também fazem falta, mas é chuva boa só para os solos, precisamos de dias de chuva com 15/20/25mm para dar vida aosa cursos de água, já não falo das barragens e claro, de chuva generalizada e que não beneficie só uma zona.

Sim, claro. Pelo menos os dias têm sido húmidos e as temperaturas bem mais baixas que há 2 ou 3 semanas. Esta humidade tem sido uma maravilha para o aparecimento de erva (sobretudo em locais já lavrados), mas o que precisamos mesmo é de chuva "a sério" durante algumas semanas. Estamos em Novembro e as barragens continuam a perder água em vez de a ganhar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e bastante vento durante a tarde. Durante a madrugada choveu fraco e acumulei 1 mm, de 1 em 1 enche a galinha o papo. :D

Máxima. 20.8ºC
mínima: 15.0ºC

Precipitação: 1 mm
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por aqui ainda nem existe erva... Está como se fosse Setembro!!
Quanto ao suposto evento que referi noutro tópico é esperar para ver, mas é digno de se ver a incerteza nos modelos.
Mesmo assim com esta sinoptica prevista basicamente teríamos ver a chuva ao largo da costa e frio, muito frio!!

Eu posso falar no meu caso, não é que tenha chovido assim tanto por aqui, pois ainda hoje andei a plantar umas árvores, e para abrir um buraco com um palmo de profundidade, o solo está completamente seco, mas em termos de erva, tenho uma parte de terreno junto a uma figueira, onde já está lá um relvado bonito, com um palmo de altura, esperemos claro nós, que venha muita chuva ainda pela frente.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Tem chovido quase todos os dias, é verdade, mas os acumulados são muito fracos. Boa chuva para os solos, mas de pouca duração.
Hoje:
Portalegre: 4.5mm
Netatmo: 1.1mm
Elvas: 0.5mm

Este evento rendeu 8.5mm na netatmo. Segue então com 6.4mm mensais e 222mm anuais.

Melhores dias virão, esperemos.

Que miséria de acumulados. :(
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Eu quando disse muita chuva referi-me ao facto de chover com intensidade cerca de meia hora.... depois já não voltou a chover. Mesmo assim, acho que no Sábado à tarde choveu mais do que hoje.



A estação não fica em Estremoz; encontra-se a cerca de 5 quilómetros para leste.

Por aqui os campos começam também a ficar com erva nova...

Pois, mesmo até dentro de uma pequena região, podem haver variações consideráveis, então se formos a comparar distritos...
Ainda ontem vi um carro aqui em Carcavelos todo molhado e como conheço a condutora, perguntei-lhe se tinha apanhado chuva e ela disse-me que sim (em Sintra e mesmo depois, quando já vinha a caminho daqui)...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Que miséria de acumulados. :(
Tristes realidades. Este evento foi uma autêntica desilusão, talvez dos piores dos últimos tempos....
Basicamente resumiu-se a frentes dissipadas e por consequência desorganizadas, que davam chuva apenas durante alguns minutos. Assim nada melhora.
222mm em 10 meses num zona onde a média é de 600/650mm, é horrível!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Pior pior só mesmo no Sotavento.
A estação do Clube Náutico de Tavira registou os seguintes acumulados mensais, desde janeiro: :rain:

Anual (2019) - 103,1 mm => 24 dias de chuva no ano (média - c.500 mm)

Janeiro - 9,6 mm (média - c.72 mm)
Fevereiro - 22,8 mm (média - c.50 mm)
Março - 17,8 mm (média - c.41 mm)
Abril - 42,6 mm (média - c.51 mm)
Maio a agosto - 0 mm (média - 40 mm)
Setembro - 3,3 mm (média - c.18 mm)
Outubro - 6,7 mm (média - c.49 mm)
Novembro - 0,3 mm

Já não basta o facto de ser uma das regiões mais secas do país, como também ter anomalias negativas neste clima seco. :facepalm: