Seguimento Sul - Novembro 2019

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
O modelo Arome/Harmonie da AEMET colocava sempre a instabilidade a sul do Algarve em direcção ao Estreito de Gibraltar, portanto é aquele que acertou. O movimento não era bem, W->E esteve mais inclinado para NW->SE e daí não ser favorável estas situações.

Existe 2 situações, para alterar o panorama: 1) são as depressões descerem de latitude e aí a frente vir de SW ou W e não de NW como tem sido o caso; 2) cair uma bolsa de ar frio a oeste de Portigal e virar uma cut-off a SW de Sagres.

Curiosamente, em 2009 antes de mudar o padrão fez um sismo forte de 6.1 na falha de Gorringe, desde daí, nunca mais se mexeu, tem falta dum abanão para mudar o padrão. :lol: Claro, que isso foi só coincidência, mas uma pessoa neste momento, já acredita em tudo.
É melhor não abanar... deixa lá a falha em paz! :hehe:
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, ainda caiu um aguaceiro ontem antes da meia-noite que rendeu 1 mm. :D
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Ainda estou à espera da chuva prevista... :facepalm::facepalm::buh:

Não estava à espera de nenhum evento extraordinário, mas estava à espera de pelo menos 5 minutos de chuva.

Hoje de manhã houve alguns períodos de morrinha. Bastante humidade no ar mas nem chegaram a ser aguaceiros. Nem deu para molhar debaixo das árvores. Pelas 11h já estava tudo seco (o vento também não ajudou...).

A situação está a ficar crítica...
 

Manuel Amador

Cumulus
Registo
1 Mar 2018
Mensagens
281
Local
Samora Correia
Boa tarde

A reportar da Landeira, já é Alentejo mas mesmo na fronteira com o distrito de Setúbal

Vento insistente com rajadas mais fortes 21 graus mas o ventoe o céu nublado com perspectiva de chuva mais forte, dão uma sensação de temperaturas maus baixas
104d8ca8a0accff4dde1c82526c00e24.jpg
044fa6b6c8c0b8cbd6b724e2e78f24bf.jpg
c039c4e5dc22c4d6ad72ffb6d774318e.jpg


Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Tem chovido quase todos os dias, é verdade, mas os acumulados são muito fracos. Boa chuva para os solos, mas de pouca duração.
Hoje:
Portalegre: 4.5mm
Netatmo: 1.1mm
Elvas: 0.5mm

Este evento rendeu 8.5mm na netatmo. Segue então com 6.4mm mensais e 222mm anuais.

Melhores dias virão, esperemos.
 
Última edição:

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boa tarde.

Muita chuva parece-me um termo um pouco exagerado para o que choveu na região, de uma forma geral.. :D

Por aqui o dia foi sem chuva até por volta das 16:15h. A esta hora choveu de forma fraca durante uns 10 minutos e passou a morrinha mais uns minutos. Acumulados inferiores a 1/2 mm. Mesmo assim, aqui em Vila Viçosa, estes 10 minutos foram o melhor período de todo o evento.. o que dá para ver como foi o resto... :facepalm:

Ao contrário do que se passou em Estremoz e em Elvas, apesar da proximidade, durante o evento não houve nenhum período de chuva um pouco mais intenso e localizado em Vila Viçosa. Diria que nem 4 mm de chuva acumulou por aqui durante todo o evento. Na zona do Alandroal tenho uns depósitos que aproveitam a água da chuva que cai nos telhados da minha avó. Ainda choveu menos que em Vila Viçosa. Feitas as contas aos m2 de telhado e à dimensão do depósito nem deve ter havido acumulações superiores a 1mm.

A estação NETATMO de Cheles (estação de referência para a aldeia dos meus avós dada a proximidade) tem, neste momento, um acumulado anual de 140 mm. É o equivalente a 2 ou 3 dias de chuva no noroeste do país num bom evento.. :hmm:

Vamos aguardar mais uns dias para ver o que o resto do mês nos oferece.