tonítruo
Nimbostratus
Parece que o ECMWF só acerta em cheiro quando prevê a trovoada ficar toda no mar 

Até acertou em parte, já que choveu 17 mm em Albufeira e dava cerca de 39 mm a Sul dessa zona, aqui só caiu 1 mm.Parece que o ECMWF só acerta em cheiro quando prevê a trovoada ficar toda no mar![]()
A zona da Bravura deve ter acumulado perto dos 100 mm em Setembro e Outubro juntos, mas a barragem sem qualquer consumo, só subiu 0.09% em Outubro, diz muito do estado de secura daquela zona.Este ano todos os eventos têm sido melhores a Barlavento. Ainda assim com o enorme défice que tinham acaba por não ser relevante. Apenas uma melhoria significativa na humidade dos solos.
Aqui mais para sotavento apenas aguaceiros fracos. Infelizmente nem para rega dá. Parece ridículo mas estive a regar a horta ontem já a prever que não ia dar em nada e até porque vai voltar o bom tempo.
Isso é por causa do escudo, ontem o de Setúbal partiu -se, veremos se da próxima é o do Algarve e o do Serpa.Até acertou em parte, já que choveu 17 mm em Albufeira e dava cerca de 39 mm a Sul dessa zona, aqui só caiu 1 mm.Em relação às trovoadas, a malta do Algarve não faz a macumba certa.
A zona da Bravura deve ter acumulado perto dos 100 mm em Setembro e Outubro juntos, mas a barragem sem qualquer consumo, só subiu 0.09% em Outubro, diz muito do estado de secura daquela zona.
As possibilidades vão existindo mas vão falhando, ora passa a sul, ora passa a norte e é assim que vai passando os dias.
À 2 semanas estive em Aljezur e a ribeira nem pegos tinha! Salva-se apenas o verde dos campos. Tenho a idea que o Barlavento está mais ou menos na média e ainda assim sem efeitos práticos. A única vantagem é que já tem os solos melhor preparados para precipitações vindouras. No Algarve central e Sotavento os solos estão muito secos !Até acertou em parte, já que choveu 17 mm em Albufeira e dava cerca de 39 mm a Sul dessa zona, aqui só caiu 1 mm.Em relação às trovoadas, a malta do Algarve não faz a macumba certa.
A zona da Bravura deve ter acumulado perto dos 100 mm em Setembro e Outubro juntos, mas a barragem sem qualquer consumo, só subiu 0.09% em Outubro, diz muito do estado de secura daquela zona.
As possibilidades vão existindo mas vão falhando, ora passa a sul, ora passa a norte e é assim que vai passando os dias.
A partir de agora, cada vez que exista a previsão de trovoada para o Algarve, ficas de castigo em casa, andas a portar-te mal.A culpa foi minha.Estive junto ao mar à espera que a trovoada se aproximasse, para a fotografar! Não falha! ahah! Ela foge sempre!
A diferença que as chuvas fazem, como a região fica tão mais bonita toda verdinhaBoas,
Dia de S. Martinho marcado por algumas nuvens e um ambiente agradável aqui pelo Alto Alentejo. Ao sol estava calor, mas o vento de leste presente atenuava essa sensação.
![]()
Algumas nuvens de evolução ao longe, para sul:
![]()
Mais calor no Litoral do que no Interior, típico com o vento de leste.
Máx: 19,6ºC
Min: 10,7ºC
Tatual: 16,3ºC
Sem dúvida, tudo tem mais vida! Esperemos que continuem a aparecer episódios de precipitação e que chegue em boa quantidade também mais a sul.A diferença que as chuvas fazem, como a região fica tão mais bonita toda verdinha![]()