"Charneca" Mundial
Super Célula
Tromba de água em Sagres há minutos? As imagens de radar têm todo o aspeto disso: 

Falei agora com a minha mãe. Acordou em sobressalto com forte trovoada e chuva torrencial. Já acalmou.
Espectacular! Impecável, belas fotos!
Muito Obrigado!!Espetacular!![]()
![]()
Esses ecos não correspondiam à realidade, pois Arronches esteve sobre ecos amarelos e laranjas e a precipitação foi quase sempre moderada, com alguns períodos mais intensos, mas nada daquilo que ecos desses normalmente originam. A trovoada também era dispersa. A EMA de Elvas não registou muito mais que 5mm durante essa hora.A coisa deve estar gira neste momento em Elvas. O radar está impressionante naquela zona, caramba!![]()
![]()
Boa noite,
Deixo os registos da magnífica shelf-cloud que apareceu em Arronches hoje ao final da tarde.
Começou assim, adivinhava-se interessante:
![]()
Até que fui para o meu spot para células que venham de sul.Era este o cenário, ainda nunca tinha vista um shelf-cloud tão bem formada:
![]()
![]()
![]()
![]()
Passado minutos ficou de noite e os relâmpagos eram frequentes. Em termos de chuva não foi muito significativo, pois passou rápido.
Neste momento chove bem com alguma trovoada, mas não corresponde à intensidade que aparece no radar. 15mm acumulados.
Olivença hoje à tarde
![]()
Apanhei uma boa parte desses raiosTrovoada brutal associada com aquela célula de Sagres: