StormRic
Furacão
Penso que não, a 'DANA' estava moribunda bem longe a Oeste das Canárias mas restavam áreas de ar frio em altitude que ainda produziam à superfície instabilidade e tinham alguma expressão em termos de baixa pressão. A carta das 6h de ontem mostra essa ténue zona de menor pressão na periferia sueste do anticiclone e uma linha de instabilidade/convergência no noroeste algarvio que depois se terá deslocado para ESE. Nesta carta a DANA já está para sul da margem inferior.Essa instabilidade localizada de ontem à tarde ainda é influência da DANA?
Às 12h já não é discernível a zona de baixa pressão, devido ao espaçamento largo das isóbaras nestas cartas. Os dois focos de convecção ainda pertenceriam à linha definida na carta anterior e que já não é delineada nesta carta das 12h.
Nesta outra carta das 12h nada aparece dessa zona fracamente depressionária (nem nas anteriores pois são menos detalhadas), mas permite ver a posição dos restos da DANA ontem e perceber que o território do continente já estava longe de qualquer circulação à superfície relacionada com essa depressão.
Acresce que o movimento e direcção do vento de ontem tinha direcção de NNO/ONO, contrária àquele que poderia ser conotado com a DANA e que seria de ESE se ainda estivéssemos sob a sua influência
As imagens de satélite e massas de ar no entanto revelam que há uma circulação nos níveis altos implicada na instabilidade de ontem e que se tornou bem mais visível na zona de Gibraltar.
Sequência desde dia 18 às 14:45 até ontem às 23:45, ilustrando o afastamento e processo de dissipação da DANA e a instabilidade residual o sudoeste da península Ibérica.
Observar especialmente a zona do Algarve a partir do segundo 8 do vídeo:
Última edição: