Choveu menos do que há 4 anos, em Novembro de 2020 choveu quase 2 horas, 40 mm, agora foi 30 mm numa hora e não aconteceu no pico da maré cheia que é às 13h37.
Não dá hipótese nenhuma, nem temos precipitações tão excepcionais para que isto aconteça mesmo com um investimento de mais 1 milhão de euros em bombas com maior capacidade e o resultado final é o mesmo. O problema é a montante e um dia as coisas podem correr mesmo mal, basta termos um episódio torrencial mais prolongado como já tivemos no passado para que as coisas sejam piores.
O que eu noto na minha cidade, as obras que fazem de requalificação ficam sempre piores que as anteriores, a limpeza das sarjetas ninguém o faz. Depois aparecem nas tv's que isto é devido às alterações climáticas em que sempre tivemos episódios destes e não tivemos nada idêntico ainda ao 13 de Outubro de 1989.
Ontem em Albufeira mesmo com as obras, houve estragos e nem tivemos um episódio idêntico ao 1 de Novembro de 2015.
Se chovesse em Faro, lá andavam a nadar na Rua de São Luís.
Nem imagino o que causaria um dilúvio bíblico como aconteceu em Valência com mais de 600 mm em poucas horas.
Aqui a célula passou de raspão, sendo que foi de Faro para leste que choveu bastante mais. Um evento que está ainda longe de terminar e que para já será garantido que Odeleite e Beliche suba uns bons 4 a 6%.
Veremos o que reserva a tarde...
Hoje ainda pouco choveu no Barlavento, com acumulados não superiores a 6 mm diários.
Já o Sotavento destaca se Olhão com cerca de 35 mm diários seguido de Alcoutim com cerca de 30 mm diários.
Isto vai ser excelente para as barragens do sotavento!
Segundo os meus colegas, a estação de Olhão estará inundada com água junto aos Carris. Não vi ainda fotos, apenas informação que os chamados circuitos de via estão ocupados devido à água pelo que a circulação está muito complicada nos Regionais de Faro.
Infelizmente, para os algarvios, onde cai mais água é onde ela não serve para nada mais do que fazer estragos.
Mas o radar mostra mesmo assim boas perspectivas para as Albufeiras.