Seguimento Sul - Novembro 2025

24 de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.
Vila do Bispo, 140,0 mm também no dia 24/11/1988
Faro, 82,8 mm mesmo dia. Mas na mesma ficha, estão lá os fabulosos 157,0 mm de 14 de Outubro de 1989 (em 24 horas deslizantes foi mais, claro, como acontece em geral), e os 118,5 mm de 8 de Dezembro de 1975.

Cut-off a sudoeste do Cabo de S.Vicente, com corrente persistente de sueste em conjunto com anticiclone na Europa, não me lembro bem. Talvez tenha os registos.
Esse valor de Faro será que foi batido no passado dia 13 de Novembro já que a estação registou cerca de 93 mm, não sei qual foi o valor entre as 09-09h, só quando o IPMA fizer um resumo da Cláudia ou no resumo mensal.

O valor de Sagres veremos se é validado, porque é quase sempre o dobro duma estação amadora não muito longe.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar
B de Novembro de 1988, Sagres, 175,4 mm em 24 horas (9h às 9h) , mas em 24h deslizantes foi mais. Isto num só dia. Nesse Novembro houve incríveis acumulados em muitas estações do Algarve, lembro-me de seguir, como aliás já seguia há muitos anos.
Vila do Bispo, 140,0 mm também no dia 24/11/1988
Faro, 82,8 mm mesmo dia. Mas na mesma ficha, estão lá os fabulosos 157,0 mm de 14 de Outubro de 1989 (em 24 horas deslizantes foi mais, claro, como acontece em geral), e os 118,5 mm de 8 de Dezembro de 1975.

Cut-off a sudoeste do Cabo de S.Vicente, com corrente persistente de sueste em conjunto com anticiclone na Europa, não me lembro bem. Talvez tenha os registos.

Esse valo de Faro será que foi batido no passado dia 13 de Novembro já que a estação registou cerca de 93 mm, não sei qual foi o valor entre as 09-09h, só quando o IPMA fizer um resumo da Cláudia ou no resumo mensal.

O valor de Sagres veremos se é validado, porque é quase sempre o dobro duma estação amadora não muito longe.
Pelos relatos que tenho de familiares são valores reais, chuva forte e persistente em largos períodos desta Cláudia

Madrugada com muita chuva no Baixo Alentejo
1000020524.webp

• Gosto
Reactions: Thomar
Pelos relatos que tenho de familiares são valores reais, chuva forte e persistente em largos períodos desta Cláudia
Também as estações ainda distam um pouco de Sagres e pode fazer muita diferença, uma vez fui a Sagres até Vila do Bispo tinha chovido pouco, mas ali a partir da zona onde se volta para o Martinhal até Sagres foi o dilúvio.