Davidmpb
Super Célula
Mantém-se o dia escuro, com chuva fraca e nevoeiro. 5mm para já.
Chove bem agora, pelo radar deve estar mesmo a terminar .Mantém-se o dia escuro, com chuva fraca e nevoeiro. 5mm para já.
Este Outono a história tem sido sempre a mesma, chuva a norte e no litoral, enquanto que o Alentejo fica com os restos( nalguns sítios quase nem isso).Entretanto os modelos já começaram a cortar na precipitação prevista para a próxima semana no Sul.
O anticiclone acaba por subir em latitude à medida que a data dos eventos se aproxima, dando este resultado. No entanto, não estou surpreendido, pois disse logo que tal podia acontecer desde que os modelos começaram com os seus devaneios em outubro.Este Outono a história tem sido sempre a mesma, chuva a norte e no litoral, enquanto que o Alentejo fica com os restos( nalguns sítios quase nem isso).
Por aqui, 10,5mm e 37mm mensais .
Ontem notei a diferença na cor dos campos de uma zona para a outra e o facto da ribeira de Caia já estar a correr de novo demonstra que aí tem chovido mais.Até nem estão nada mal, esses valores, para primeira semana de Novembro, um mês cuja média 91-20 é de 116,5 mm. Mantenham-se as semanas seguintes nesse nível e temos um Novembro até um pouco acima do normal. O ECMWF e o GFS até prometem essa manutenção, para as duas próximas semanas.10,5mm e 37mm mensais

Sim, mas aqui é um mundo à parte do resto do Alentejo, e muito provavelmente o mês passará dos 100mm.Até nem estão nada mal, esses valores, para primeira semana de Novembro, um mês cuja média 91-20 é de 116,5 mm. Mantenham-se as semanas seguintes nesse nível e temos um Novembro até um pouco acima do normal. O ECMWF e o GFS até prometem essa manutenção, para as duas próximas semanas.
Precisamente, a situação de muitas áreas a sul do Tejo pode ser ilustrada de forma simples pelo acumulado de Alvalade: nos últimos dois meses, de Outono portanto, 60 dias, choveu apenas 17,2 mm; nos últimos seis meses (184 dias) o incrível valor de 20,9 mm. Em cima desta escassez de chuva, sobrepõe-se um dos estios de temperaturas mais elevadas e prolongado, começando antes da época e ainda não tendo terminado.,Muito triste e preocupante para quem vive da terra, chegar a 7 de Novembro com os solos completamente secos, sem uma única erva e searas nascidas. Este ano nem muito e nem pouco...tem sido praticamente nada.