Seguimento Sul - Outubro 2009

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Bom dia. Por aqui, madrugada de vento e nada mais. Este evento deixou uns míseros 9 mm, e até ao fim do mês duvido que chova alguma coisa. Por isso, acabar o mês de Outubro com cerca de 11 mm é bom demais, deve ser a média para este mês ainda pior que o ano passado.:disgust::disgust::disgust:
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bom dia. Por aqui, madrugada de vento e nada mais. Este evento deixou uns míseros 9 mm, e até ao fim do mês duvido que chova alguma coisa. Por isso, acabar o mês de Outubro com cerca de 11 mm é bom demais, deve ser a média para este mês ainda pior que o ano passado.:disgust::disgust::disgust:

Oi algarvio1980!
Bom, isto tem havido uma grande diferença entre o Barlavento e o Sotavento! De facto, vocês por ai estão bem mais secos que aqui!!
Os meus 56,4mm acumulados este mês contrastam bem com os teu 9mm!
Grande diferença mesmo entre o barlavento e o sotavanto!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Oi algarvio1980!
Bom, isto tem havido uma grande diferença entre o Barlavento e o Sotavento! De facto, vocês por ai estão bem mais secos que aqui!!
Os meus 56,4mm acumulados este mês contrastam bem com os teu 9mm!
Grande diferença mesmo entre o barlavento e o sotavanto!!

O Barlavento tem precipitação na média para este mês, enquanto o Sotavento tem um mês seco a extremamente seco. Até parece que existe uma barreira em Faro, de Faro para oeste boa rega este mês, de Faro a VRSA uma miséria a rondar os 10 a 20 mm.:disgust: E agora sabe-se lá quando vai voltar a chover pelo menos até dia 29 de Outubro nada de novo.:unsure:
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
O Barlavento tem precipitação na média para este mês, enquanto o Sotavento tem um mês seco a extremamente seco. Até parece que existe uma barreira em Faro, de Faro para oeste boa rega este mês, de Faro a VRSA uma miséria a rondar os 10 a 20 mm.:disgust: E agora sabe-se lá quando vai voltar a chover pelo menos até dia 29 de Outubro nada de novo.:unsure:

É de facto lamentável.
Quando somos pessimistas (ou será realistas?) cáiem-nos todos em cima, quando se fala em "escudo" aqui na zona ninguém nos leva a sério. E ainda há uns dias se falava em democratização...
Acho que este fenómeno (apesar de bemvindo e de ser melhor que nada) foi prova mais que concreta que o nosso "desespero" é fundamentado, e que a situação é séria. Só não é mais séria porque no interior tem chovido e é lá que estão as barragens e é de lá que vem o abastecimento de água. Mas tenho pena dos pequenos agricultores aqui do litoral :(
Acredito que esta tendência se inverta. Mas sistemas frontais, como eu já havia dito, é para esquecer aqui. Com este tipo de depressões, ou elas se localizam mais a sul (W da Galiza / Golfo da Biscaia) e podem dar uma ciclogénese explosiva, ou então não cairá nada de jeito. A esperança reside, claro está, nas gotas frias. Mas a gota fria tarda em aparecer :angry:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O Barlavento tem precipitação na média para este mês, enquanto o Sotavento tem um mês seco a extremamente seco. Até parece que existe uma barreira em Faro, de Faro para oeste boa rega este mês, de Faro a VRSA uma miséria a rondar os 10 a 20 mm.:disgust: E agora sabe-se lá quando vai voltar a chover pelo menos até dia 29 de Outubro nada de novo.:unsure:

Desculpa mas não é verdade no sitio em que o ECOBCG está pode ter caido mas isso é apenas uma muito pequena faixa prai de 30 km no máximo, porque depois por exemplo Lagos e Sagres estão com valores algo identicos aos nossos !!!
O que caiu foi devido áquela muito pequena faixa de células que vimos noutro dia e que afectou somente Lagoa e Portimão !!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Desculpa mas não é verdade no sitio em que o ECOBCG está pode ter caido mas isso é apenas uma muito pequena faixa prai de 30 km no máximo, porque depois por exemplo Lagos e Sagres estão com valores algo identicos aos nossos !!!
O que caiu foi devido áquela muito pequena faixa de células que vimos noutro dia e que afectou somente Lagoa e Portimão !!

Pois.Era isso que eu ia dizer.EM Sagres é que parece haver mesmo um escudo anti-precipitação. Este Verão se não me engano em Sagres não chegou a 1 mm :shocking: E em dias de muita chuva,as nuvens fintam Sagres,talvez fugindo do vento que lá se costuma fazer sentir :lmao:
Não me admirava nada que nestes dias aquela zona de Sagres tenha tido ainda menos precipitação que Olhão ou Faro.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Desculpa mas não é verdade no sitio em que o ECOBCG está pode ter caido mas isso é apenas uma muito pequena faixa prai de 30 km no máximo, porque depois por exemplo Lagos e Sagres estão com valores algo identicos aos nossos !!!
O que caiu foi devido áquela muito pequena faixa de células que vimos noutro dia e que afectou somente Lagoa e Portimão !!

De referir que Almancil vai com 36,3mm acumulados este mês, e Albufeira 44,2mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boas pessoal sou novo por aqui ;)...espero que não me atirem pedras

A minha perspectiva também é de que todo o algarve está numa situação de seca, essa faixa dos 50 e tal mm é muito estrita e há de haver locais na serra até com mais, seja como for aqui por loulé (aclamado penico do algrave) a precipitação deste mês há de estar pelos 20mm ou nem tanto, uma miséria portanto.
Aguardam-se melhores dias...viva o sol por pelo menos mais uma semana, aguardamos pelo menos minimas mais fresquinhas!!!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
De referir que Almancil vai com 36,3mm acumulados este mês, e Albufeira 44,2mm.

De onde vem essa informação sobre Almancil? Essa informação parece me estranha... tenho casa la perto e a chuva deste mes ainda nem deu pra lavrar a terra de jeito se é que me entendem.
30 e tal mm de chuva já dão uma boa rega e isso é coisa que não aconteceu por lá!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
De onde vem essa informação sobre Almancil? Essa informação parece me estranha... tenho casa la perto e a chuva deste mes ainda nem deu pra lavrar a terra de jeito se é que me entendem.
30 e tal mm de chuva já dão uma boa rega e isso é coisa que não aconteceu por lá!

A estações dão valores relativos aos locais onde são instaladas. Podes não ter tido esse valor no local da tua casa, mas no local da estação ele foi registado. Neste tipo de eventos podem cair 20 mm em apenas um dia num local e outro local apenas acumular 5 mm. É perfeitamente normal que tal aconteça. Depende de inúmeros factores como a orografia, exposição local, velocidade do vento e direcção locais ou simplesmente o local de descarga de determinado conjunto de nuvens, que podem chegar a outros locais já sem provocarem queda de precipitação, isto em poucos km de distância, pois a precipitação pode ser localmente forte ou não.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
De onde vem essa informação sobre Almancil? Essa informação parece me estranha... tenho casa la perto e a chuva deste mes ainda nem deu pra lavrar a terra de jeito se é que me entendem.
30 e tal mm de chuva já dão uma boa rega e isso é coisa que não aconteceu por lá!

Tens aqui a estação em que o André baseou-se http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IALGARVE2.

Só fui até Portimão, não cheguei a Sagres. :D

Boas, por aqui, depois de uma noite ventosa, o dia teve com céu pouco nublado por vezes mais nublado.

Máxima: 24.0ºC
mínima: 15.8ºC
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Só esclarecer uma coisa ....
provalvelmente usam para verificar a média o normal climatológico de cada cidade algarvia, aquelas que estão no IM ... mas há que referir que o IM tem na sua ficha climatológica Faro com cerca de 60 mm (normal 61-90) e V.R.S.A com cerca de 46,8 mm de precipitação não podendo de forma nenhuma ser utilizado para as restantes cidades, e muito menos para a Serra. Porque por exemplo em São Brás a média é de 873 mm (o valor está no site do INAG para 40/41 a 97/98) e Alb. Bravura tem 700 anuais.

Em termos mensais deste mês Alb. Bravura tem de média 74 mm e São Brás Alportel tem 87 mm no mesmo intervalo de anos.
Por isso não se pode pensar na média deste mês PARA TODO ALGARVE como os 46 mm ou os 60 mm !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Alguém tem dados concretos sobre a precipitação de Faro este mês? Para efeitos de comparação com Almancil

O Manuel Brito registou 6mm, mas acho que o IM desde o dia 12 registou 13 mm !!

Como vejo o histórico?????? Alguém me diz ... o acesso ao histórico está bloqueado !!

EDIT: Já descobri .. sou mesmo dah ás vezes não sabia era bastava um registo e não tinha que pagar nada ....
O IM diz que em Faro cairam 15 mm até ao momento desde 01 Outubro

Porto: +-87 mm
Lisboa: +-53 mm;
Sagres: +-6,5 mm;
Alcoutim: +-12,5 mm;
Castro Marim: +-17,5 mm;
Aljezur: +-56 mm (Efeito altitude)
Castro Verde (N. Corvo): +-65 mm
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 19,4 ºC (16h17)
Temperatura mínima = 13,0 ºC (08h22)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,1 ºC
Pressão atmosférica = 1017 hPa

Enorme subida da pressão atmosférica ao longo do dia, que passou de 1000 hPa para 1017 hPa.

Este mês: Temp. máxima = 29,2 ºC (dia 12); Temp. mínima = 11,6 ºC (dia 21).