Seguimento Sul - Outubro 2009

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas, por aqui, choveu uns míseros 7 mm :D A ideia que fiquei foi que o vento dava a impressão que chovia bem mais do que parecia, a chuva era miudinha mas poe vezes, engrossava. Agora só um ou outro aguaceiro e ficou muito aquém dos modelos previam, como sempre. :disgust:

Que estranho tinha a ideia que tinha chovido mais, eu estava inclinado para aqui a 10 km a norte de Faro ter caido até ao momento uns 12 a 15 mm acumulados e isto já vai em 5 horas de chuva, mas tendo sido a maior registada entre 13h15 e 13h45 e a outra depois das 16h creio !!:huh:

é dificil sem pluviometro, nem bidão com 1 metro de comprimento e largura :D !!

Mas certamente choveu bem mais do que esses 3 mm de Faro e 7 mm de Olhão, estou mesmo mais inclinado para uns 12 a 15 mm, mas isto sem chuva constante é muito dificil, porque ás vezes parecia muita mas não era assim tanta !!:huh:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não acompanhei as saídas todas nos últimos dias mas há pouco estava a checkar a saída das 6z e acho que se portou bastante bem em variados locais, inclusive para aí. O GFS previa mais ou menos 8mm para Olhão nessa saída.

88889381.png

Esta ultima saída das 6h dava mais ou menos 10 mm para a região do Algarve, eu tb não esperava mais do que 15 mm, e este tipo de sistema não é muito de proporcionar surpresas !!

EDIT: estive vendo as estações da EMA creio que até ás 15h ou 16h registava 7 mm em Faro, sendo mais ou menos esse valor nas restantes cidades algarvias até essa hora. Mas quando está lá 15h no gráfico quer dizer a precipitação entre as 14h e as 15h ou entre 15h e as 16h????:huh:

Bolas tinha mesmo a ideia que tinha chovido mais ... :huh:

Seja como for hoje finalmente lembrei-me que estava no Outono e até deu gosto ver a chuva lá fora ... !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Não acompanhei as saídas todas nos últimos dias mas há pouco estava a checkar a saída das 6z e acho que se portou bastante bem em variados locais, inclusive para aí. O GFS previa mais ou menos 8mm para Olhão nessa saída.

88889381.png

Por acaso, essa está certinha, não tinha visto essa. Bom,já chove outra vez, miudinho como tem sido. Amanhã à tarde deve cair mais alguma coisinha.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom então com a chuva de hoje chegámos a uns espantosos +-10 mm este mês o que já não é nada mau ... e ainda falta 11 dias pro o final do mês !!
O problema é que a partir de agora chuva só se for no norte e centro !!
É como digo estas depressões vindas muito de Noroeste não costumam ser muito abonatórias para o Algarve, mas já deu uma boa rega :D
Tenho que me ir habituando, agora no final do mês deve vir mais uma rega e mais uns 5 mm, o que já é bom porque pelo menos rega as coisinhas !!

PS: Não estava a ironizar, estava falando a sério !!
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Estes 7mm não me espantam. Choveu durante algum tempo, mas foi sempre com muito pouca intensidade, à excepção de 2 "picos", por volta das 13h e ás 16.30h, que não duraram mais de 1-2 minutos. Este último foi particularmente forte, não se via nada na estrada. A previsão da última run antes do evento confirmou-se, apesar de ter ficado aquém daquilo que foi modelado ontem.
A maioria da chuva veio no 2º "round" da frente, com uma intensificação à medida que ia atravessando o Algarve de W-E, tanto que Huelva já passa os 20mm de precipitação. Aqui na nossa serra os valores não deve andar longe dos referidos pelo Aurélio.
Penso que hoje não haverá mais nada de significativo, apesar do céu ainda se encontrar ameaçador (no mar está bastante carregado, é onde se encontra maior parte da actividade da frente que vai chegar á zona do Estreito. Amanha veremos o que nos reserva o pós-frontal, se alguma menina tem a decência de passar por aqui e deixar qualquer coisa :D
Não foi mau de todo, apesar de insuficiente, esta frente teve alguma actividade - a destacar o vento que atingiu rajadas superiores a 60 km/h - e marca o momento de mudança de estação :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,211
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Que estranho tinha a ideia que tinha chovido mais, eu estava inclinado para aqui a 10 km a norte de Faro ter caido até ao momento uns 12 a 15 mm acumulados e isto já vai em 5 horas de chuva, mas tendo sido a maior registada entre 13h15 e 13h45 e a outra depois das 16h creio !!:huh:

é dificil sem pluviometro, nem bidão com 1 metro de comprimento e largura :D !!

Mas certamente choveu bem mais do que esses 3 mm de Faro e 7 mm de Olhão, estou mesmo mais inclinado para uns 12 a 15 mm, mas isto sem chuva constante é muito dificil, porque ás vezes parecia muita mas não era assim tanta !!:huh:

Há uma estação da Davis localizada em São Brás de Alportel.
Essa estação leva 18,8mm acumulados desde as 0h de hoje.

Já agora, a lista da precipitação das estações on-line do Algarve.
Precipitação acumulada desde as 0h:

29,5mm - Monchique
18,8mm - São Brás de Alportel
16,5mm - Almancil
12,4mm - Sítio das Fontes, Lagoa
9,4mm - Albufeira
7,5mm - Tavira
4,0mm - Faro, Posto Turismo

No Alto Alentejo, a estação de Nisa acumulou 19,5mm e a estação do Kraliv, no Redondo, acumulou 16,8mm.
No Baixo Alentejo, a estação de Odemira acumulou 25,4mm.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
num balanço quase final há a assinalar o seguinte em relação ao Algarve:
1) Na faixa litoral algarvia excepto sagres que registou somente cerca de 2 mm, toda a restante onde visualizei os valores de precipitação totais são cerca de 10 mm de precipitação, numa faixa litoral desde Portimão até Castro Marim !!
2) No interior nomeadamenete Aljezur, serra Monchique e serra do caldeirão os valores deverão estar dentro dos dos 20 a 25 mm, o que mostra que como habitual neste tipo de sistemas frontais a serra algarvia serve como barreira, em relação ao litoral algarvio. ATENÇÂO: não sou eu que digo, foi demonstrado num estudo feito recentemente ....

Em conclusão: os modelos acertaram inteiramente !!
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Bem, agora que a chuva já passou, fica aqui o resumo do dia:

Acumulado no Sitio das Fontes: 12,4mm
Acumulado na cidade de Lagoa: 10,5mm

Total acumulado em Outubro (até agora) no Sitio das Fontes: 53,8mm
Total acumulado em Outubro (até agora) na cidade de Lagoa: 31,7mm

Por agora sigo com 16,7ºC e 1003,5hPa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Resumo do dia: Dia de céu nublado. Aguaceiros. Vento forte na passagem da frente.

Máxima: 20.8ºC
mínima: 14.1ºC

Precipitação: 7 mm
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boa noite.

Pelo que estive a ver no site do INM em Castro Marim junto à Ponte Internacional deverá ter chovido uns 14 mm. Nada mau, se pensarmos que o vale do Guadiana e o sapal adjacente são as zonas mais secas do sotavento algarvio. Contudo, dadas algumas previsões que apontavam para 15 a 20 mm no sotavento, as coisas correram mal. Em Faro, no aeroporto, terá rondado os 10 mm. Pelo que vi aqui, em Olhão ficou-se apenas por 7 mm. Outubro é mês mas chover num dia 20 ou 30 mm, não isto...

Tendo em conta o que se prevê para amanhã e sexta-feira, aguaceiros com vento de noroeste, pouco choverá no sotavento. A chuva ficará toda retida na serra do Caldeirão, e ao barrocal e ao litoral apenas chegarão uns míseros restos.

Assim, a não ser que nos últimos dias do mês caia um dilúvio à «moda antiga», o mês terminará como muito seco e bem abaixo do que é normal para época... nada a que já não estejamos habituados desde 2004.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Este mês já não terá muito mais chuva, talvez uns 5 mm ainda hoje chegando porventura o litoral algarvio até aos 20 mm de precipitação este mês que será para variar extremamente seco por estas bandas !!
No dia em que haja uma depressão a Oeste de Portugal ou Sudoeste ai sim, poderá chover. Mas sobre isso não vale a pena choramingar, pois é o clima que temos !!

Em relação ao tempo actual:
Ceu muito nublado, vento fraco a moderado de Noroeste e nada de chuva por enquanto !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, caiu um aguaceiro que rendeu 1 mm.:D