Seguimento Sul - Outubro 2010



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Évora com uma bela molha que quase me deixa sem pc... Fiquei com a roupa ensopada. 7.5mm em 10 minutos e a temperatura a descer 7ºC
Total ate agora de 15mm

Deixo os graficos:


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Dia de vento forte com rajadas que parou à tarde. Só sei que não conseguia andar contra o vento e havia ramos e folhas por todo o lado.

Neste momento:
12ºC, vento fraco a moderado, céu nublado por nuvens baixas, médias e altas.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde, depois de uma bela chuvada e bela frente que deve ter demorado uns 15 minutos a passar (deve ser um novo recorde:lmao:) registou-se aqui em Faro um impressionante 1 mm, quando eu previa 8 mm ... tristeza, ou seja ainda foi muito pior do que eu pensava ....
Veremos o que vem amanhã para aqui ...
Já agora constato que em termos de médios no Norte e Centro registou-se cerca de 30 mm, no Alentejo cerca de 10 mm, no Barlavento 5 a 10 mm e depois no Sotavento um notável 1 mm de precipitação registado quase em 5 minutos !!
Melhor tempo virá certamente ...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima (imediatamente antes da chegada da frente fria) = 17,2 ºC (13h00)
Temperatura mínima (noite passada) = 13,6 ºC (07h38)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 13,0 ºC
Pressão atmosférica = 1013 hPa

Início de tarde com muita precipitação (25 mm aprox.); temperatura desceu até aos 12,6 ºC às 14h39.

Este mês: Temp. máxima = 25,4 ºC (dia 6); temp. mínima = 9,6 ºC (dia 24).
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
11ºC, chuva fraca, vento nulo.

Resumo do dia:
Pela manhã, vento fraco a nulo; a partir das 9 da manhã intensificou-se muito, havendo já danos na vegetação até ás 13h, quando enfraqueceu e teve as rajadas mais fortes, menos constantes. A chuva marcou presença também, com chuva moderada a forte que provocou pequenas inundações. Vamos ver amanhã. :rain:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado com abertas e chuva durante uns 10 minutos. O vendaval foi o pior a placa pendurada a dizer Olhão caiu a salvação foi que nesse momento não passava ninguém de carro ou a pé.

Máxima: 22.5ºC
mínima: 13.3ºC
actual: 14.8ºC

Precipitação: 3 mm

A estação Faro/Aeroporto registou apenas 0.8 mm enquanto a estação da RTA acumulou 2.4 mm.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,219
Local
loule-caldeirao
Boa tarde, depois de uma bela chuvada e bela frente que deve ter demorado uns 15 minutos a passar (deve ser um novo recorde:lmao:) registou-se aqui em Faro um impressionante 1 mm, quando eu previa 8 mm ... tristeza, ou seja ainda foi muito pior do que eu pensava ....
Veremos o que vem amanhã para aqui ...
Já agora constato que em termos de médios no Norte e Centro registou-se cerca de 30 mm, no Alentejo cerca de 10 mm, no Barlavento 5 a 10 mm e depois no Sotavento um notável 1 mm de precipitação registado quase em 5 minutos !!
Melhor tempo virá certamente ...

Tive no interior do Algarve na zona da serra e lá a frente durou acho que nem meia hora. Começou com uma chuva muito forte puxada a vento que durou uns 15 min e logo passou a moderada acabando em chuviscos pouco depois com o vento a rodar pra noroeste. Enfim sem palavras... amanha vai ser mais do mesmo:)
Felicidade só para as minhas couves que penso já ficaram regadas mas como ficam no litoral perto de Quarteira não sei não...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... por aqui dia de ceu muito nublado sem nada de vento e muito menos de chuva que deve aparecer com velocidade fulminante talvez entre as 15h30 e as 15h45 para ser identico a ontem e provavelmente com uma intensidade idêntica a ontem :lmao:

Depois "habemos S. Martinho" ( o verdadeiro com a presença de calor até dia 11), e espero que depois finalmente surja a mudança anunciada pelo ECM !!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Estremoz: Chuva durante toda a manhã, agora com mais intensidade. Pressão atmosférica a cair ... 1009 hPa.

A entrada de ar mais frio em altitude está a dar origem à formação de bancos de nevoeiro.

A parte mais activa do sistema frontal deverá cruzar o Alentejo durante as próximas duas horas; depois passará a um regime de aguaceiros, com possibilidade de ocorrência de trovoadas.

IMAGENS SAT24

Pelo radar pode-se observar que as zonas mais afectadas pela passagem do sistema frontal serão primeiro a Grande Lisboa e Setúbal e, depois, o Alentejo Central:

RADAR IM