Seguimento Sul - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Tavira com cerca de 2 mm, mas parou ás 8h55, e definitivamente a estação de Turismo de Faro encontra-se com problemas, ela diz que actualiza, mas não acredito nisso !

Por aqui já chove moderado há mais de 4 horas !

Aumentou para 5 mm aqui. Mas se verem o rain-alarm vão ver a leste de Faro, até existe clareiras no radar em cima da cidade de Olhão e Tavira. :lol:

Aqui fica a última imagem cheia de buracos no Sotavento Algarvio como querem que as estações tenham acumulações maiores se a maior parte das imagens são assim, eu no máximo de tempo que pus, a cor máxima que apanhei foi a 3ª cor verde claro.

15875089_tZWS6.jpeg

Quanto levas de precipitação ?

EDIT: Loulé leva somente 8,4 mm mas teve uma falha num periodo entre as 7h30 e as 10h30, e portanto acredito neste momento possa ter cerca de 20 a 30 mm !

Esquece lá isso Aurélio! Não fazes ideia do que tem chovido por aqui. Tou a 5 km de Loulé e os valores não devem diferir muito. Já ultrapassámos a fasquia dos 40mm certamente!

No Satélite ve-se muitas nuvens na Serra e um buraco junto ao litoral devem ser brutais as diferenças entre litoral e interior no dia de hoje !

A partir de agora a frente deve resumir-se quase somente ao Sotavento !

Bom dia.

Por aqui madrugada e manhã de muita chuva. Safei-me por pouco, pois é precisamente daqui para baixo que tem passado o grosso da precipitação. :hehe:

Levo 32,8mm acumulados. Cheguei a pensar que poderia bater o record de precipitação diária na minha estação (39mm - 18/05/2011), mas ainda falta um pouco. :cool:

Já na trovoado do passado dia 19/10/2013 foi quebrado o record da precipitação horária com um acumulado de 21,6 mm.

O vento é que não tem sido nada de especial, a maior rajada que registei foi de uns míseros 37,0km/h pelas 08h34.

Olhando o radar dou por finalizado este excelente episódio de chuva aqui pelo meu posto de observação! :thumbsup:

E assim já vou um total mensal acumulado de 58,4mm. Ou seja já praticamente igualei o valor da normal 71-00 para Elvas que é de 58,6mm.

Abraço à comunidade.

A estação de Loulé disparou para uns 22,6 mm, mas tem uma falha durante 3 horas e por isso acumulado certamente já está acima dos 40 mm no dia de hoje, incriveis as diferenças entre o litoral e o interior algarvio !

Em termos de estações oficiais do IPMA, entre as 0h e as 10h UTC: (>50mm) - região sul:

67,8mm - Aljezur
54,8mm - Castro Verde - Neves Corvo
51,1mm - Fóia (só entre as 5h e as 10h UTC)

No que diz respeito a estações do WU, no Algarve temos o seguinte:

46,7mm - Lagos
44,7mm - Sítio das Fontes
37,1mm - Quinta do Barranco
22,4mm - Vilamoura
17,5mm - Almancil
16,5mm - Albufeira

E depois no Sotavento, Tavira com 1,8mm.

Em termos de estações oficiais do IPMA, entre as 0h e as 10h UTC: (>50mm) - região sul:

67,8mm - Aljezur
54,8mm - Castro Verde - Neves Corvo
51,1mm - Fóia (só entre as 5h e as 10h UTC)

No que diz respeito a estações do WU, no Algarve temos o seguinte:

46,7mm - Lagos
44,7mm - Sítio das Fontes
37,1mm - Quinta do Barranco
22,4mm - Vilamoura
17,5mm - Almancil
16,5mm - Albufeira

E depois no Sotavento, Tavira com 1,8mm.

O valor de Tavira está errado ... desconfiei dele e fui confirmar os dados, e deixou de apresentar dados cerca das 09h da manhã !

Por albufeira a minha estacAo já vai com 63mm!!!!!!! Tenho pena e não dar para por online.
Só a coisa de meia hora e que acalmou por aqui!

Deves morar muito mais para oeste ou norte de Albufeira para teres um valor tão alto, não ?
No Wunderground, Albufeira tem muito menos !

:huh:

Realmente a EMA de Loulé há muito que apresenta algumas quebras de linha...

Ver se consigo lá ver o que se passa.

De resto penso que os acumulados deverão rondar os 35 mm na zona de Loulé.

De resto qui na zona mais interior tem chovido de forma persistente e constante desde o inicio do dia.