Seguimento Sul - Outubro 2014

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,043
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Por cá tem estado nublado e com algumas abertas o dia todo, a temperatura também tem estado agradável para um dia de outono, mas agora começou a ficar mais negro e mais fresco.
mJ3aKEx.jpg

rzPpvIe.jpg

kC8nK2O.jpg

:thumbsup: belos registos! Parece-me que aquele cumulus tem por cima uma nuvem pileus ("chapéu") que se forma quando o topo do cumulus penetra numa camada de ar estável e húmida forçando-a a elevar-se e condensar. Não tenho a certeza, podem ser apenas alto-estratus por cima do cumulus.
 


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
:thumbsup: belos registos! Parece-me que aquele cumulus tem por cima uma nuvem pileus ("chapéu") que se forma quando o topo do cumulus penetra numa camada de ar estável e húmida forçando-a a elevar-se e condensar. Não tenho a certeza, podem ser apenas alto-estratus por cima do cumulus.

Depois de publicar as fotos saí de casa, mas não tinha nada comigo para poder registar. Essa que dizes ter um "chapéu", depois ficou sozinha e parecia mesmo um cogumelo, porque tinha uma torre e depois tinha o chapéu. Só lamento não ter registado isso, porque as cores e as formas das nuvens estavam mesmo excelentes e acabou por ser um pôr-do-sol interessante. :unsure:
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Bom dia! Pessoal do Sul, já viram bem o monstro que aparece no radar? :shocking:

No site do IPMA na previsão descritiva, diz que no Sul vai haver aguaceiros fracos.
No site do IPMA nos avisos meteorológicos, a história é outra:

Avisos Meteorológicos (SAM)
Faro
Precipitação

LaranjaDe Sáb, 11 Outubro 2014 12:00 UTC a Sáb, 11 Outubro 2014 20:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada Baixa probabilidade de ocorrencia de fenomenos extremos de vento
Última atualização: sábado, 11 de outubro de 2014 6:48 UTC
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
o radar tem uma imagem pujante... no sat temos vários explosões na mancha que aparece a sudoeste em evolução para nordeste.
 
Última edição:

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia! Pessoal do Sul, já viram bem o monstro que aparece no radar? :shocking:

No site do IPMA na previsão descritiva, diz que no Sul vai haver aguaceiros fracos.
No site do IPMA nos avisos meteorológicos, a história é outra:

Avisos Meteorológicos (SAM)
Faro
Precipitação

LaranjaDe Sáb, 11 Outubro 2014 12:00 UTC a Sáb, 11 Outubro 2014 20:59 UTC
Chuva/Aguaceiros
Periodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada Baixa probabilidade de ocorrencia de fenomenos extremos de vento
Última atualização: sábado, 11 de outubro de 2014 6:48 UTC


Se tivesses lido até ao fim dizia que era periodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve, estendo-se ás restantes regiões e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do inicio da tarde.
Embora pareça já estar tão perto eu diria que ainda vai demorar pelo menos 1 hora a chegar aqui, pois está sendo gerada alguma nebulosidade alta também. Na zona mais ativa existe também bastante trovoada.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Se tivesses lido até ao fim dizia que era periodos de chuva ou aguaceiros fracos no Baixo Alentejo e Algarve, estendo-se ás restantes regiões e tornando-se por vezes fortes e acompanhados de trovoadas a partir do inicio da tarde.
Embora pareça já estar tão perto eu diria que ainda vai demorar pelo menos 1 hora a chegar aqui, pois está sendo gerada alguma nebulosidade alta também. Na zona mais ativa existe também bastante trovoada.

Sorry! :facepalm:

Na webcam do Martinhal, já se vê bem o céu muito escuro, não deverá faltar muito para começara a chover.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Já se ouvem alguns trovões em Portimão.

No site do IPMA já se registaram mais de meia-dúzia de descargas aí nessa zona.
A de maior intensidade ocorreu no centro de Lagos com uma descarga negativa de -52,6 Amp.