Seguimento Sul - Outubro 2014



JAlves

Cumulus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
244
Local
Ramada > Odivelas > Lisboa
Há cerca de 2 horas atrás o panorama era este:

20141011_153834.jpg


20141011_153912.jpg


20141011_153953.jpg


Agora está um sol radioso, mas a sul já vem nebulosidade.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em parte as imagem de radar do IPMA, pelo menos aqui a de Loulé (Cavalos), FALHARAM QUASE POR COMPLETO dado uma ilusão errada do estado actual da situação...
De resto deu para regar a relva...

Nestes dias passava/passa a sul um significativo fluxo de humidade, um autêntico "rio" invisível de água em altura, que quando ocorre convecção de forma eficiente pode transformar-se numa máquina bestial (ou besta) a transformar essa humidade em precipitação. Daí o risco destas situações.
São situações em que toda essa humidade nos níveis médios e altos depois são arrastados no fluxo dos níveis altos (que pode não ser o mesmo do storm-track). Numa qualquer trovoada isso também acontece, vemos as nuvens da bigorna a estender-se bastante longe. Numa situação como ontem e hoje, em que a atmosfera nessas zonas altas está encharcada de humidade alta, isto acontece numa escala muito maior, nuvens altas geradas por convecção aí no Algarve podem até chegar aqui a Braga.
E nos radares, sobretudo a grande distância, o feixe do radar quando atravessa essas autênticas paredes de humidade alta gera reflectividade que não corresponde de facto a precipitação. Esse efeito é mais notório no radar de Loulé que no de Coruche, pois teve que ser instalado a maior altura, com certas limitações. O futuro radar no norte também deve ter distorções desse género, tal como o da Madeira. Raramente dá para instalar um radar em condições perfeitas.
 

GonçaloMPB

Cumulus
Registo
17 Set 2010
Mensagens
439
Local
Évora, Alentejo Central
O evento em Évora pouco rendeu, aguaceiros fracos e dispersos. Tempo "enfadonho".

Vamm, ainda estou a tentar decifrar de que zona da cidade reportas... Aquele edíficio ali não é estranho, mas tem sido um desafio e tanto... Visto que nasci em Évora e vivi cá a FullTime até aos meus 17 anos.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Grande Vince, sem duvida um dos maiores "gurus" da meteorologia em Portugal:uau:...Obg pela explicação, já estava com saudades das tuas analises (em 2007 quando me registei, ainda me lembro bem das famosas analises à Vince), bem como postura aqui no forum...

De resto aqui na zona do Barrocal Algarvio a chuva voltou em força....com algumas nuvens a descarregarem bem...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Por aqui, não deve tardar, para descarregar. sigo com 10 mm acumulados hoje e o mês leva 45 mm, bem bom. :D

EDIT (19:07) Chove torrencialmente, por aqui.
 
  • Gosto
Reactions: Redfish

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A sua mensagem no tópico Seguimento Sul - Outubro 2014 foi apagada. Razão: Aur

Não consigo ler notificações destas ....

Obrigado por apagarem mais uma mensagem .... assim nem vale a pena comentar ....

Olhem divirtam-se, tou farto !

PS: Nem sei qual a mensagem foi apagada, enfim ...