Seguimento Sul - Outubro 2016

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Mau tempo. Protecção Civil regista 67 ocorrências no distrito de Faro
25 out, 2016 - 08:42

Aviso laranja por causa da chuva mantém-se até à hora do almoço. O vento forte é responsável pelo aviso amarelo.

Várias inundações em faro. Foto: Luís Forra/Lusa

Entre as 20h00 de segunda-feira e as 7h00 desta terça, a Protecção Civil de Faro registou 67 ocorrências relacionadas com inundações e quedas de árvores, devido à chuva e ao vento forte.

O mau tempo afectou, sobretudo, os concelhos de Tavira, Olhão, Albufeira, São Brás de Alportel, Silves, Portimão, Faro, Lagoa e Monchique.

"Neste momento, as situações estão todas resolvidas” e não há “nenhuma situação em curso”, garante Richard Marques, comandante de permanência às operações da Protecção Civil de Faro, em declarações à agência Lusa.

Para a resolução das ocorrências – na sua maioria, inundações urbanas e quedas de árvores – foram destacados “90 meios técnicos e 226 operacionais".

"O vento forte provocou, às 20h30, no pavilhão municipal de Olhão, a deslocação de telhas da cobertura, afectando alguns veículos que se encontravam estacionados nas imediações. Também nesta zona e pela mesma altura registámos muitas quedas de árvores", adiantou o mesmo responsável.

Em Tavira, na localidade de Bengado, registou-se, cerca das 21h30, um caso de danos no telhado e na chaminé de uma vivenda, sem causar feridos ou necessidade de realojamento de pessoas.

"Tivemos também, entre as 22:09 e as 00:20, a Estrada Nacional 2, em Faro, cortada ao trânsito devido à queda de um cabo eléctrico e que impediu o normal fluxo de trânsito nesta via", disse ainda Richard Marques.

Todas as situações "foram resolvidas no patamar municipal, não tendo sido necessário qualquer tipo de reforço ou balanceamento de meios para fazer face às situações que foram surgindo".

Segundo o comandante da Protecção Civil de Faro, "continua a chover [esta manhã], mas com menos intensidade”. Ainda assim, “nas próximas horas, vamos manter-nos atentos, uma vez que ainda existem avisos de mau tempo para o distrito".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito de Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à chuva. O aviso vigora até às 13h00 e passa depois a aviso amarelo.

Em vigor está já um aviso amarelo, mas por causa da previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas até 75 quilómetros por hora, sendo de 95 quilómetros por hora nas terras altas.

O IPMA emitiu ainda outro aviso amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, passando a ondas de oeste.

Quanto a outros distritos, o instituto colocou sob aviso amarelo Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Setúbal, até às 13h00, devido à previsão de chuva.

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e significa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O amarelo significa uma situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

Muitas nuvens e aguaceiros

A previsão do tempo para esta terça-feira aponta para céu geralmente muito nublado nas regiões do Norte e Centro, aguaceiros – mais frequentes e acompanhados de trovoada no litoral, diminuindo gradualmente de intensidade a partir da manhã – vento fraco a moderado de leste, soprando moderado a forte nas terras altas até ao início da tarde e pequena subida de temperatura.

No Sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e rajadas, diminuindo gradualmente de intensidade e frequência a partir do meio da tarde e pequena subida da temperatura.

Quanto a temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 15 e 23 graus, no Porto entre 15 e 23, em Viana do Castelo entre 13 e 23, em Viseu entre 11 e 19, em Vila Real entre 11 e 18, em Bragança entre 08 e 17, na Guarda entre 11 e 15, em Coimbra entre 16 e 23, em Castelo Branco entre 13 e 21, em Santarém entre 15 e 22, em Évora entre 15 e 22, em Beja entre 16 e 22 e em Faro entre 18 e 23.
http://rr.sapo.pt/noticia/66850/mau...correncias_no_distrito_de_faro?utm_source=rss
 


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Curioso que aquela linha de Instabilidade tem vindo sempre paralela ao Litoral, entrou no Barlavento Algarvio e foi acompanhando a Costa Vicentina.
O radar está promissor para o Algarve/Alentejo, bem precisam desta água :) .

por161025120013.jpg
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Praticamente dá-se como encerrado este episódio pluvioso. Ainda choveu moderado ao início da tarde e talvez durante uma hora acumulando mais uns mm's preciosos.
Agora é tempo de Verão de São Martinho mas frio, esse, é para esquecer.
Aqui quando fecha a torneira é sempre algo a temer mas pode ser que não dure assim tanto tempo...
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Praticamente dá-se como encerrado este episódio pluvioso. Ainda choveu moderado ao início da tarde e talvez durante uma hora acumulando mais uns mm's preciosos.
Agora é tempo de Verão de São Martinho mas frio, esse, é para esquecer.
Aqui quando fecha a torneira é sempre algo a temer mas pode ser que não dure assim tanto tempo...


Parece que ainda vem qualquer coisa na nossa direcção para esta noite :rain::rain:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Por aqui, tivemos bastante chuva até por volta das 2 da manhã, também choveu bastante logo de manhã e á hora de almoço caiu um aguaceiro moderado. O final da tarde/início de noite foi marcado por chuviscos/chuva fraca. O acumulado de ontem na estação do Assumar foi de 14.2mm e hoje de 2mm, parece ter chovido mais que isto aqui, nada como ter uma estação meteorológica em condições em casa mas infelizmente, por agora ainda não há possibilidades. Já foi uma excelente rega por toda a região sul, começa-se a ver alguns cursos de água mais pequenos a correr, e os campos já estavam alagados em alguns locais, pena não continuar mais uns dias.
Máx: 21,8ºC
Min: 14,1ºC

Já se nota uma subida da temperatura, não está frio nenhum...
Estão 16,9ºC

A partir de amanhã já volta o verão, 31ºC previstos para aqui na quinta-feira :confused:
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, só tive oportunidade de ir ao local ao fim do dia e já não vi nada. :D

Epá, quando o presidente da CMO, fala na tv, que passou um mini-tornado, quando os media, já falavam em fenómeno extremo de vento ou tornado, lá tinha que vir este dizer bacoradas. :huhlmao::lmao:

O IPMA, ao final da manhã, já tinha-me dado resposta e agradecido a informação que mandei para eles, ontem à noite. :thumbsup:


Precipitação: 6 mm
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Off-topic: "conselho de Serpa"? O corretor ortográfico anda desligado aqui no fórum, é verdade, mas no IPMA não precisamente necessariamente de estar. :rolleyes: