Seguimento Sul - Outubro 2017

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Local
Portalegre
12,1°C neste momento por Arronches, não esperava que descesse tanto, mínima bastante baixa em perspetiva.
Portalegre e Elvas às 23h tinha 22°C, incrível.

Eu aqui Monchique estou com 20,8°C
Xiii, que diferença !

Bom dia rapaziada

Vou acrescentar uns dados interessantes a esta discussão: no passado sábado ao final da tarde, fui à Al Mossassa em Marvão. Logo ao pôr do sol, na Portagem notou-se uma descida significativa da temperatura, mas ao subir para Marvão, a temperatura subiu e só não era mais alta por causa de algum vento.
No regresso a casa, por volta das 23h, em Marvão sabia bem estar de casaco, mas não era desagradável a temperatura. Assim que cheguei ao carro na Portagem, estavam 13 ºC, com um frio húmido normal no vale do Sever. A caminho de casa, a temperatura desceu aos 11 ºC, mas assim que terminei a descida de Monte Paleiros, reparei na temperatura e já marcava 21 ºC :eek: Isto em sensivelmente 4 kms...
Quando cheguei a casa, o termómetro do carro marcava 26 ºC, o dobro da temperatura na Portagem e mais 15 ºC do que a uns 10 kms de Portalegre...
No mapa deverá ser mais fácil de perceber as distâncias e as diferenças entre temperaturas

XJVdodh.jpg

Creio que vou comprar uma casa na Portagem para os oito meses do Verão e depois vendo-a para comprar outra em Portalegre para os quatro do Inverno, pois não há dinheiro para tudo :lol:

Quanto ao estado do tempo, a manhã nasceu com bastante poeira, com o sol baço e temperaturas de uns 19 ºC/20 ºC em Portalegre e bem próximo dos 10 ºC em Arronches. A tarde promete mais calor, enquanto esperamos pela evolução da Ophelia e se teremos direito a alguma parte do quinhão ;)

EDIT: corrigo, não é poeiras, infelizmente continua a ser fumo... :(:mad:

Última edição:

SpiderVV

Staff
Registo
26 Ago 2010
Local
Portalegre (400m)
A Portagem é extremamente fria no Inverno. Facilmente atinge e mantém valores negativos durante várias noites, não é inédito registarem-se uns -7ºC por lá por vezes. Já o resto das localidades em São Mamede como Monte Paleiros já são mais afetadas pelo vento.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Local
Arronches, Portalegre (272m)
Bom dia,
Mínima de 7,1°C
Alguma brisa pela manhã que provavelmente fez com que a temperatura não descesse tanto.
Por Portalegre, quando cheguei a temperatura rondava os 21/22°C nas estações da cidade. O fumo continua presente em grandes quantidades tal como ontem :hmm:

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Local
Portalegre
A Portagem é extremamente fria no Inverno. Facilmente atinge e mantém valores negativos durante várias noites, não é inédito registarem-se uns -7ºC por lá por vezes.

Off-Topic: Não é rara a madrugada em que haja geadas severas e formação de gelo na Portagem e em Portalegre estão 10 ºC... Já fui jantar ao Tachinho, ter o vidro do carro cheio de gelo às 22h e chegar a Portalegre com essas temperaturas...
Teremos de convocar algum residente e meteomaluco para participar activamente no fórum, com registos de temperaturas. Iria envergonhar algumas mínimas do Norte e Centro do país ;)

Davidmpb

Cumulonimbus
Registo
7 Jul 2014
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Off-Topic: Não é rara a madrugada em que haja geadas severas e formação de gelo na Portagem e em Portalegre estão 10 ºC... Já fui jantar ao Tachinho, ter o vidro do carro cheio de gelo às 22h e chegar a Portalegre com essas temperaturas...
Teremos de convocar algum residente e meteomaluco para participar activamente no fórum, com registos de temperaturas. Iria envergonhar algumas mínimas do Norte e Centro do país ;)
á 2 ou 3 anos estive a trabalhar nessa zona da Portagem/ Santo António das Areias em Novembro por pouco tempo, umas 2 semanas, facilmente saía daqui com 6ºc e chegava lá com -3 e nem eram dos dias mais frios, é uma zona bem fria.

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Segundo a estação do IPMA de Portalegre nos primeiros 9 dias deste mês, registou 6 minimas tropicais, sendo que as outras 3 foram de 19,3ºC, 19,4ºC e 17,0ºC.
Cidade valente. :p

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Local
Alcabideche, Cascais - cota 119 mts
Off-Topic: já pensei alugar a uma varanda como forno durante o dia e lavandaria de secagem durante a noite :p

Avança com isso, que eu entretanto vou comprar um pequeno aerogerador para colocar no telhado. :malandro:

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Avança com isso, que eu entretanto vou comprar um pequeno aerogerador para colocar no telhado. :malandro:

Já á algum tempo que ando para te sugerir isso do gerador.
Quando comprei a pws foi para esse estudo mas infelizmente não tenho vento. Força nisso e se precisares de ajuda...
Temperatura actual de 21.1°C

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Local
Olhão (24 m)
Última edição: