Seguimento Sul - Outubro 2019

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Confirma-se a fraca pluviosidade! Fui dar uma volta ao terreno ao pé de Quarteira e nem deu para regar... Nem fez poças no caminho de terra batida. Em Setembro fez poças e molhou o terreno 2 dedos, agora nem isso. Sendo assim ainda não é desta que vai começar a nascer erva... Não me recordo de uma situação assim desde sempre ... É impressionante ver o estado de secura da vegetação por aqui. Já é aparatosa a diferença entre a vegetação dos quintais regados e a vegetação de sequeiro circundante.

Em 2009, chegámos a Dezembro sem erva, não está muito diferente desse Outono, em que rendeu só 21 mm. :D Em Quarteira, não vi nenhuma "camona" na praia:lol:

Esta tarde, passou umas belas células na zona de Loulé, era visível da 125. Saí de Olhão com sol e cheguei com sol, apanhei 2 aguaceiros na Variante de Faro e outro na baixa de Faro, em Quarteira e Vilamoura não apanhei nada. :D
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Em 2009, chegámos a Dezembro sem erva, não está muito diferente desse Outono, em que rendeu só 21 mm. :D Em Quarteira, não vi nenhuma "camona" na praia:lol:

Esta tarde, passou umas belas células na zona de Loulé, era visível da 125. Saí de Olhão com sol e cheguei com sol, apanhei 2 aguaceiros na Variante de Faro e outro na baixa de Faro, em Quarteira e Vilamoura não apanhei nada. :D
Recordo que esse ano choveu em Setembro e Outubro e depois fechou a torneira até 20 e tal de Dezembro. 21mm foi em Faro... Nesse ano houve bastante conveção em Setembro em particular no Caldeirão e depois Outubro foi muito variável de zona para zona...Apesar de ter sido um Outono seco penso que não tem comparação com agora pelo menos nesta fase inicial...
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,181
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Precipitação acumulada Rede Meteo Alentejo:
Serpa 4,2mm
Bemposta 2,1mm
Amareleja 2,4mm
Mértola 3,0mm
Almodôvar 4,6mm
Évora 13,6mm
Maral 10,8mm
Marvão 5,8mm

(Beja ; Moura e Mourão entupidos)
Beja acumulou 12 mm (IPMA)
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Acumulado ontem em Cuba foi de 8.4mm. Total anual apenas nos 176mm :maluco:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Total anual apenas nos 176mm :maluco:
Verdade, só por aí se vê como tem sido este ano em termos de precipitação, principalmente no Sul. A estação netatmo perto da minha zona leva 206mm anuais, dos quais 83mm são de Abril.
A média anual para Arronches é de 600/650mm...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e noite fria.

Máxima: 20.6ºC
mínima: 10.6ºC

Mais uma anormalidade na mínima, desde 2007 que nunca registei uma mínima tão baixa. :cold:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado e noite fria.

Máxima: 20.6ºC
mínima: 10.6ºC

Mais uma anormalidade na mínima, desde 2007 que nunca registei uma mínima tão baixa. :cold:
É para te ires habituando

18b0d7c6d8658519dbcbef6c43373e85.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Só uma curiosidade, recentemente falei com familiares que tenho no Algarve (concelho de Albufeira), contaram-me que em Paderne uma nascente que abastece uns antigos tanques secou, e a ultima vez que aconteceu foi há 100 anos. Acham exagerado? Alguém conhece esse sitio?

Obrigado

Edit: Será esta?

 
Última edição:

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas,

Só uma curiosidade, recentemente falei com familiares que tenho no Algarve (concelho de Albufeira), contaram-me que em Paderne uma nascente que abastece uns antigos tanques secou, e a ultima vez que aconteceu foi há 100 anos. Acham exagerado? Alguém conhece esse sitio?

Obrigado
Eu não conheço essa nascente, e nunca ouvi falar da mesma João , mas se assim for, é porque há 100 anos já se saiu dum "buraco" idêntico, e desta vez não vai ser diferente

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Eu não conheço essa nascente, e nunca ouvi falar da mesma João , mas se assim for, é porque há 100 anos já se saiu dum "buraco" idêntico, e desta vez não vai ser diferente
emoji6.png
emoji120.png


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk

Sim claro e é esse o meu desejo,mas fiquei impressionado com os ditos 100 anos, óbvio que carece de confirmação...
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Sim claro e é esse o meu desejo,mas fiquei impressionado com os ditos 100 anos, óbvio que carece de confirmação...
Eu sei que sim João, e os modelos vão nos dando alguns sinais positivos, não vejo nada de estabilidade nos próximos tempos mas vamos ver! Se se confirmar os tais 100 anos, mostra mais uma vez que as grandes secas não são novidade do século XX, ou XXI , o problema parece ser a pouca distância temporal com que estão a ocorrer




Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Boas,

Só uma curiosidade, recentemente falei com familiares que tenho no Algarve (concelho de Albufeira), contaram-me que em Paderne uma nascente que abastece uns antigos tanques secou, e a ultima vez que aconteceu foi há 100 anos. Acham exagerado? Alguém conhece esse sitio?

Obrigado

Edit: Será esta?

Isso é a fonte de Paderne! É uma importante exsurgência do Querença-Silves. Se essa fonte está realmente seca diz bem do estado de saúde do aquífero, ou seja, está na Penúria! A águas do Algarve também já deve estar a tirar água do aquífero para poupar as barragens... Estamos numa espiral decadente senão chove é melhor migrar ou emigrar... É esperar sentado!