Seguimento Sul - Outubro 2022

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
O vídeo começa com a malta divertida ainda... mas rapidamente passa da diversão ao pânico...
Não se vislumbra nenhum indício aparente de tornado, mas sim de downburst. Mas, as imagens não são as melhores para chegar a uma melhor conclusão.
Mais uma vez, temos eventos ao ar livre, em locais com Avisos Meteorológicos lançados. Certo que ninguém estaria à espera de algo tão severo, e ainda menos de supercélulas... mas a previsão falava em possibilidade de aguaceiros fortes e acompanhados de trovoada.
Só que, por cá, ninguém dá ouvidos a qualquer previsão e a qualquer aviso, e nenhum evento coloca sequer a hipótese de ser cancelado por causa de uma previsão. É até algo correr pior do que aconteceu aqui... e mesmo assim, não sei se alguma vez mudarão de atitude... tanto as pessoas, como as entidades...
A mim também me parece que não houve tornado, pois tal como referi num post anterior, os sobreiros não mostram indícios de que tenha havido um fenómeno do género. Não digo que as árvores fossem arrancadas, mas certamente iria haver ramos partidos e não há nada, tanto nas fotos partilhadas, como neste vídeo.
Isso é verdade, mas o IPMA lançou o aviso para o distrito de Portalegre depois da célula se começar a formar, pois os únicos avisos que existiam para o dia de ontem eram apenas para os distritos do Litoral. Como referi, antes de ir para Portalegre, o radar não mostrava nada de severo e também não esperava nada disto, pois as previsões também não o evidenciavam. Pelos vistos, nem mesmo os meteorologistas esperavam que pudesse haver fenómenos extremos. Poderia haver a possibilidade de trovoada pontual, mas desta forma ninguém estaria à espera, ainda por cima o dia estava a ser bastante calmo.
Mais uma prova de que a meteorologia é uma autêntica caixinha de surpresas.
 


ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Há 3 anos, aconteceu algo semelhante durante esta prova devido a uma trovoada, mas não tão forte como esta... Acho que o IPMA não tinha qualquer aviso e certamente que ninguém mesmo estava á espera, estava a ser um dia super tranquilo , por vezes a meteorologia surpreende.
Pois, tenho a ideia de que haveria Aviso lançado, mas posso estar enganado. Ou então, terá sido lançado mais em cima da hora, quando as células intensas apareceram... se foi esse o caso, bom, aí não daria tempo para cancelar o que quer que fosse. Mas se calhar, a emissão de um Aviso Laranja (que seria o recomendado neste caso) para uma qualquer zona, deveria despoletar alguns mecanismos junta da Prot Civil ou outras entidades, e chegar, por exemplo, às organizações de eventos deste género, ao ar livre, para pelo menos avisarem as pessoas que ali estavam, nem que fosse com minutos de antecedência, e dar-lhes tempo de se protegerem melhor, sei lá.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Um vídeo que demonstra bem a intensidade do vento ontem. Não sei se é, no entanto, no mesmo local onde caiu a estrutura.
Dá para perceber que foi um fenómeno bem agressivo, mas felizmente que acabou tudo bem.

Eh lá, mesmo no epicentro, ainda bem que não houve mais problemas... Ok, parece que tornado não foi, mas definitivamente parece ser um downburst com alguma intensidade.

Edit: Vi agora bem até ao final, isso foi um downburst mas um downburst valente. Parecem-me ser rajadas bem acima dos 100 km/h. Quando chegou aqui já vinha enfraquecida nesse aspecto.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois, tenho a ideia de que haveria Aviso lançado, mas posso estar enganado. Ou então, terá sido lançado mais em cima da hora, quando as células intensas apareceram... se foi esse o caso, bom, aí não daria tempo para cancelar o que quer que fosse. Mas se calhar, a emissão de um Aviso Laranja (que seria o recomendado neste caso) para uma qualquer zona, deveria despoletar alguns mecanismos junta da Prot Civil ou outras entidades, e chegar, por exemplo, às organizações de eventos deste género, ao ar livre, para pelo menos avisarem as pessoas que ali estavam, nem que fosse com minutos de antecedência, e dar-lhes tempo de se protegerem melhor, sei lá.
Penso que o IPMA só lançou o aviso depois desta célula ter passado por Portalegre... Depois acabaram por se formar outras células na zona de Estremoz e Elvas.
Foi uma situação complemente inesperada, penso que os modelos nem davam algo de relevante.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,636
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eh lá, mesmo no epicentro, ainda bem que não houve mais problemas... Ok, parece que tornado não foi, mas definitivamente parece ser um downburst com alguma intensidade.

Edit: Vi agora bem até ao final, isso foi um downburst mas um downburst valente. Parecem-me ser rajadas bem acima dos 100 km/h. Quando chegou aqui já vinha enfraquecida nesse aspecto.
Sim também me parece um downburst.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,446
Local
Arronches / Lisboa
Pois, tenho a ideia de que haveria Aviso lançado, mas posso estar enganado. Ou então, terá sido lançado mais em cima da hora, quando as células intensas apareceram... se foi esse o caso, bom, aí não daria tempo para cancelar o que quer que fosse. Mas se calhar, a emissão de um Aviso Laranja (que seria o recomendado neste caso) para uma qualquer zona, deveria despoletar alguns mecanismos junta da Prot Civil ou outras entidades, e chegar, por exemplo, às organizações de eventos deste género, ao ar livre, para pelo menos avisarem as pessoas que ali estavam, nem que fosse com minutos de antecedência, e dar-lhes tempo de se protegerem melhor, sei lá.
A publicação na página de facebook do IPMA reforça o que disse e, de facto, foram apenas lançados avisos para o litoral:



Aviso laranja apenas foi lançado nos distritos do Litoral Norte e mesmo assim foi "em cima do joelho" por aquilo que li no tópico de seguimento. Não havia mesmo justificação para que a prova fosse cancelada. Situação completamente inesperada.
Eh lá, mesmo no epicentro, ainda bem que não houve mais problemas... Ok, parece que tornado não foi, mas definitivamente parece ser um downburst com alguma intensidade.

Edit: Vi agora bem até ao final, isso foi um downburst mas um downburst valente. Parecem-me ser rajadas bem acima dos 100 km/h. Quando chegou aqui já vinha enfraquecida nesse aspecto.
De acordo com a publicação apenas houve feridos ligeiros neste grupo. No momento em que a tenda se vira e se veem as pessoas a cair até dá aflição. Felizmente mesmo que não foi mais grave e ainda bem que o fenómeno não chegou à cidade com esta intensidade porque provavelmente iria dar imensos problemas.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
Penso que o IPMA só lançou o aviso depois desta célula ter passado por Portalegre... Depois acabaram por se formar outras células na zona de Estremoz e Elvas.
Foi uma situação complemente inesperada, penso que os modelos nem davam algo de relevante.
Acho que havia aviso amarelo na altura que se formou a supercélula, mas nunca chegou a ser aumentado. Esta era mesmo uma situação mais de nowcasting do que outra coisa, não havia grande sinal nos modelos para uma situação destas, que me lembre. Foi um caso de condições certas à hora certa,
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Penso que o IPMA só lançou o aviso depois desta célula ter passado por Portalegre... Depois acabaram por se formar outras células na zona de Estremoz e Elvas.
Foi uma situação complemente inesperada, penso que os modelos nem davam algo de relevante.

Avisos meteorológicos para Portalegre · Precipitação - Amarelo [ 29 Out 18:32 - 30 Out 00:00 ]
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por aqui já chove de forma constante. Só hoje foi ultrapassado o valor de precipitação registado em Out/2021.
Pela imagem de radar pode ser que dê para acumular uns bons mm's... vamos ver
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Avisos meteorológicos para Portalegre · Precipitação - Amarelo [ 29 Out 18:32 - 30 Out 00:00 ]
Foi lançado aviso Amarelo para o distrito de Portalegre por volta das 12:45, até às 18:00, aviso esse que foi depois prolongado às 18:32 primeiro até às 21:00 e depois até à meia noite, com base em nowcasting.

Mas sim, não era de esperar pelas previsões situações tão severas como as que aconteceram. Nas imagens de radar, essa célula de Portalegre a um certo ponto é dividida em duas (split), sendo a da direita sofre uma ligeira alteração de rota (mais para a direita), algo que é uma assinatura característica supercelular. No entanto, no Doppler não há indícios evidentes de tornados nessa célula, pelo menos até chegar a Portalegre (limite de alcance). Já outras supercélulas mais a sul também nessa tarde (Alandroal, Vila Viçosa) é mesmo possível verificar alguma rotação no Doppler, o que não é garantia de tornado (tem de tocar a superfície), mas é revelador de tempo severo associado a convecção.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não é todos os dias que vemos supercélulas em evolução em Portugal! Fica aqui uma pequena animação de algumas supercélulas que passaram ali entre Estremoz e Portalegre.
Destaque para a típica ocorrência de um "split", ou divisão, de uma das supercélulas. Uma supercélula já "madura", bem desenvolvida, por vezes divide-se em duas: o "Left Split", que segue para a esquerda ou para Norte da original, e normalmente é a que fica com características para originar granizo grande ou saraiva; e o "Right Split", que segue para ESE, e é a que tem condições mais severas para originar tornado.
Situação muito interessante, que não ocorre muitas vezes por cá e que indicia a severidade da situação desta tarde e inicio de noite no interior do Alto Alentejo.




Foi lançado aviso Amarelo para o distrito de Portalegre por volta das 12:45, até às 18:00, aviso esse que foi depois prolongado às 18:32 primeiro até às 21:00 e depois até à meia noite, com base em nowcasting.

Mas sim, não era de esperar pelas previsões situações tão severas como as que aconteceram. Nas imagens de radar, essa célula de Portalegre a um certo ponto é dividida em duas (split), sendo a da direita sofre uma ligeira alteração de rota (mais para a direita), algo que é uma assinatura característica supercelular. No entanto, no Doppler não há indícios evidentes de tornados nessa célula, pelo menos até chegar a Portalegre (limite de alcance). Já outras supercélulas mais a sul também nessa tarde (Alandroal, Vila Viçosa) é mesmo possível verificar alguma rotação no Doppler, o que não é garantia de tornado (tem de tocar a superfície), mas é revelador de tempo severo associado a convecção.

Exacto @Jorge_scp Não gravei a célula que passou mais perto de Portalegre, mas vi que o comportamento foi similar ao das células mais a Sul, com uma delas a fazer "split", tal como a de Portalegre, conforme essa animação que já tinha publicado antes. Quase de certeza Supercélulas. Até poderão ter havido outras situações similares noutros anos, mas não me recordo, sinceramente, de ver um eco de radar tão claro e com várias supercélulas bem vincadas e com comportamento típico do que costumo ver nos EUA. Foi muito interessante de acompanhar, e algo surpreendente também.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
MORA tem apanhado uma boa linha de chuva hoje