Seguimento Sul - Outubro 2022

Registo
5 Mar 2018
Mensagens
50
Local
Vila Nova de Gaia
1667075182864.png


Que células dantescas em Campo Maior e Alandroal...
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
O raio que se vê no final do vídeo foi, muito provavelmente, aquele que eu reportei que caiu mesmo perto do continente, uma vez que também está na direção do supermercado. Foi horrível, só se ouvia pessoas aos gritos e pais a tapar os ouvidos às crianças. O estrondo foi tal e qual o que aparece no final do 1º vídeo publicado pelo @Dias Miguel, mas ao vivo é uma coisa sem explicação. Um dia e uma trovoada que irá ficar certamente na minha memória, tanto pelo cenário, como por este raio que caiu a metros da minha localização. Medo, foi a palavra de ordem naquele momento.

Entretanto, enorme festival para os lados de Elvas. Tenho tantos vídeos que nem sei por onde começar. :p
O trovão que se ouve no 1o vídeo, foi após um raio que deve ter caído (nuvem terra) a menos de 100 mts da minha casa. Não consegui ver onde foi, mas demasiado perto para o meu gosto.
O raio que falas vi-o claramente e por isso fui buscar o telemóvel para fazer uns vídeos.
Um trovoada bem forte, sem dúvida, com estrutura de super célula e há muito tempo que não via algo assim.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,457
Local
Arronches / Lisboa
Ter trovoada hoje era uma coisa que eu nem sequer pensava e muito menos com a agressividade que foi. Saí de Arronches com o radar a mostrar ecos de chuva fraca e não esperava muito mais que isso. Já em Portalegre, vou ver o radar e vejo uma célula bem forte em direção à cidade. Quando saio á rua vejo o céu a ficar assustador e vi logo que estava a chegar algo valente.
Deixo então alguns registos que fiz. Infelizmente a vista não era a melhor e também não podia tirar as árvores e os candeeiros :p
bsgwIcr.jpg


Estrutura cada vez mais próxima:
xrWV7py.jpg

90cbFAr.jpg

mB7bz6F.jpg

DHeaGLB.jpg


Aqui estava a chegar com a rotação já referida:
r6Ciipc.jpg


Granizo acumulado. Ainda atingiu um tamanho considerável.
Gwwc08z.jpg

cFAwdap.jpg


Em relação ao possível tornado, o meu primo captou isto desde a Zona Industrial de Portalegre. Faz-me acreditar que houve realmente algo...
YpjdnVh.jpg

_________________________________________________

11.5mm acumulados na EMA no período das 18h às 19h, mas foi em questão de minutos.

Em relação ao festival elétrico noturno, vou ver o que se arranja e depois coloco aqui.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não é todos os dias que vemos supercélulas em evolução em Portugal! Fica aqui uma pequena animação de algumas supercélulas que passaram ali entre Estremoz e Portalegre.
Destaque para a típica ocorrência de um "split", ou divisão, de uma das supercélulas. Uma supercélula já "madura", bem desenvolvida, por vezes divide-se em duas: o "Left Split", que segue para a esquerda ou para Norte da original, e normalmente é a que fica com características para originar granizo grande ou saraiva; e o "Right Split", que segue para ESE, e é a que tem condições mais severas para originar tornado.
Situação muito interessante, que não ocorre muitas vezes por cá e que indicia a severidade da situação desta tarde e inicio de noite no interior do Alto Alentejo.


 

tonítruo

Nimbostratus
Registo
23 Nov 2021
Mensagens
885
Local
Albufeira, Algarve
Por aqui está outra vez 100% de humidade relativa, e acho que a estação de qualidade do ar de Albufeira está com alguma avaria estranha, é que o valor do PM10 dispara para as 400µg/m³ a estas horas e depois volta ao normal já há uns dias seguidos...
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,457
Local
Arronches / Lisboa
Em relação à atividade elétrica, tal como referi num dos posts anteriores, na viagem entre Portalegre e Arronches, os relâmpagos eram uma constante de duas direções: a leste/sudeste e a sudoeste. O que corresponde à imagem de radar naquela hora:
lvo6jyN.png


Já em Arronches e com a célula da zona de Elvas/Campo Maior a ter atividade elétrica bastante significativa, ainda consegui diversos registos. Deixo uns frames e alguns vídeos, a qualidade não é a melhor, mas é o que se consegue:
EEDBoUH.png

NKFCO9z.png


dMl659F.png



LAJ6ZfI.png


aJMsUO6.png

iJCO4jQ.png




Um dia que ficará na memória!
______________________________
11.7mm acumulados em Arronches, mais de 10mm em menos de 1 hora. Ainda assim, a célula com eco roxo passou de raspão a sul.
Outubro segue com 109.5mm.

Neste momento, tudo calmo e estão 16,2ºC.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,477
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Depois de visualizar o que foi aqui publicado, e as notícias da comunicação social com fotos no local do suposto tornado, não consegui reconhecer evidências de um tornado. No máximo um tornado que não fez descida ao solo completa (touchdown). Super-célula, não tenho dúvidas. Talvez um downburst ou um gustnado.

A única imagem que ainda me fez duvidar desta opinião foi esta:

Em relação ao possível tornado, o meu primo captou isto desde a Zona Industrial de Portalegre. Faz-me acreditar que houve realmente algo...
YpjdnVh.jpg

Mesmo assim, só um vídeo da cena observada nesta foto poderia tirar totalmente as dúvidas. Teria de haver claramente uma rotação e essa rotação a descer ao nível do solo.

Quanto à comunicação social, embarca logo em classificações (nem sequer correctas) sem consultar primeiro análises de meteorologistas. E ainda por cima usa fotos de bancos de imagens que induzem logo em erro os leitores menos atentos, apesar de em rodapé escreverem "foto ilustrativa".

Nas imagens que mostram a estrutura caída e provocaram os graves acidentes pessoais, observa-se que efectivamente a estrutura simplesmente caíu e nem sequer foi arrastada, não saíndo do local. Não seria preciso vento muito forte para ocorrer um acidente como este. Não há mais imagens, por enquanto, de outros danos na área.
Talvez ainda sejam publicadas, aguardemos.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,477
Local
Olhão (24 m)
Depois de visualizar o que foi aqui publicado, e as notícias da comunicação social com fotos no local do suposto tornado, não consegui reconhecer evidências de um tornado. No máximo um tornado que não fez descida ao solo completa (touchdown). Super-célula, não tenho dúvidas. Talvez um downburst ou um gustnado.

A única imagem que ainda me fez duvidar desta opinião foi esta:



Mesmo assim, só um vídeo da cena observada nesta foto poderia tirar totalmente as dúvidas. Teria de haver claramente uma rotação e essa rotação a descer ao nível do solo.

Quanto à comunicação social, embarca logo em classificações (nem sequer correctas) sem consultar primeiro análises de meteorologistas. E ainda por cima usa fotos de bancos de imagens que induzem logo em erro os leitores menos atentos, apesar de em rodapé escreverem "foto ilustrativa".

Nas imagens que mostram a estrutura caída e provocaram os graves acidentes pessoais, observa-se que efectivamente a estrutura simplesmente caíu e nem sequer foi arrastada, não saíndo do local. Não seria preciso vento muito forte para ocorrer um acidente como este. Não há mais imagens, por enquanto, de outros danos na área.
Talvez ainda sejam publicadas, aguardemos.
Não será que a tenda tenha caído com o granizo que caiu, a tenda caiu mas as bandeiras ficaram lá todas, não deixa de ser estranho, as imagens e videos mostra isso e nota-se bem a queda de granizo, aliado a uma rajada de vento mais forte fosse o suficiente para a tenda cair e nem voou do sitio.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,653
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Depois de visualizar o que foi aqui publicado, e as notícias da comunicação social com fotos no local do suposto tornado, não consegui reconhecer evidências de um tornado. No máximo um tornado que não fez descida ao solo completa (touchdown). Super-célula, não tenho dúvidas. Talvez um downburst ou um gustnado.

A única imagem que ainda me fez duvidar desta opinião foi esta:



Mesmo assim, só um vídeo da cena observada nesta foto poderia tirar totalmente as dúvidas. Teria de haver claramente uma rotação e essa rotação a descer ao nível do solo.

Quanto à comunicação social, embarca logo em classificações (nem sequer correctas) sem consultar primeiro análises de meteorologistas. E ainda por cima usa fotos de bancos de imagens que induzem logo em erro os leitores menos atentos, apesar de em rodapé escreverem "foto ilustrativa".

Nas imagens que mostram a estrutura caída e provocaram os graves acidentes pessoais, observa-se que efectivamente a estrutura simplesmente caíu e nem sequer foi arrastada, não saíndo do local. Não seria preciso vento muito forte para ocorrer um acidente como este. Não há mais imagens, por enquanto, de outros danos na área.
Talvez ainda sejam publicadas, aguardemos.
Sim, talvez um downburst, embora não exclua totalmente a possibilidade de ter havido realmente algum tornado de alguma das células que houve esta tarde, no último vídeo que publiquei no local onde me encontrava e ainda são uns bons kms de onde decorria a prova, houve a "tentativa" de se formar algo mais sério, mas acabou por não acontecer.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,666
Local
Portalegre (400m)
O cantinho lá aparece nas notícias todas, mas pelas piores razões.
1667086207460.png

Sim, talvez um downburst, embora não exclua totalmente a possibilidade de ter havido realmente algum tornado de alguma das células que houve esta tarde, no último vídeo que publiquei no local onde me encontrava e ainda são uns bons kms de onde decorria a prova, houve a "tentativa" de se formar algo mais sério, mas acabou por não acontecer.
Sim, é difícil saber, havia condições para tornados, até porque a célula tinha mesmo muita rotação e ainda vi umas "protuberâncias" suspeitas, mas mesmo que tenha sido um downburst, e até pode ter sido com base num dos vídeos que foi postado no local enquanto estava a acontecer provavelmente foi um downburst ainda intenso.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Precipitação acumulada este sábado!
NOTA: Campo Maior e Borba ainda sem dados devido à trovoada
Screenshot_20221029-232422_Chrome.jpg