Seguimento Sul - Outubro 2022

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Caiu agora mesmo um raio ao pé do continente de Portalegre, onde estou. O maior susto da minha vida, que horror!
Toda a gente assustada :unsure:
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Que quantidade de granizo descomunal :eek:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
Boas. Caros, tenho-vos a dizer que honestamente não via uma trovoada destas, facilmente há mais de 10 anos, se não mais tempo. Provavelmente das mais intensas por aqui nos últimos tempos. O que parecia uma trovoada relativamente inocente e longe tornou-se numa tempestade com raios nuvem-solo a cair em todo o redor, trovões que pareciam mísseis a rebentar e chuva torrencial com vento forte.

Rate máximo de 182 mm/h, 6.8mm acumulados em praticamente segundos. Houve granizo de grandes dimensões durante algum tempo.

Por mais meteolouco que seja, esta meteu medo. Tenho algumas fotos e vídeos para mostrar depois.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
:surprise::surprise::surprise::surprise:
uq53akJ.png


1667063962927.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,468
Local
Olhão (24 m)
Caiu literalmente em cima de Portalegre, e só explodiu mesmo à porta de Portalegre, o radar não mostrava nada de muito relevo antes. Às vezes, lamentamos quando passa tudo ao lado, outras vezes quando nos cai mesmo em cima de nós é assustador. Está outra mais atrás que pode também atingir Portalegre em cheio.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Caiu literalmente em cima de Portalegre, e só explodiu mesmo à porta de Portalegre, o radar não mostrava nada de muito relevo antes. Às vezes, lamentamos quando passa tudo ao lado, outras vezes quando nos cai mesmo em cima de nós é assustador. Está outra mais atrás que pode também atingir Portalegre em cheio.
Com a deriva para leste, acabou por ir para a serra já mais a sul de Portalegre, mas também agressiva. Ainda foram visíveis mais alguns relâmpagos.
Tenho alguns registos também, depois coloco!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,448
Local
Arronches / Lisboa
Também tenho alguns, incluindo com raios a cair. Tinha rotação sim senhor, vi a coisa mal amparada durante um bocado.
Um familiar meu envio-me umas fotos, desde a zona industrial, onde mais parece haver uma estrutura suspeita. :unsure:
Quando tiver possibilidade publico os registos todos.