Seguimento Sul - Setembro 2009

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Tópico que integra os seguimentos dos distritos de Portalegre, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

sul.gif


Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto de Meteorologia.
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Mais uma noite tropical com 21.7ºC de mínima na Manta Rota...


Andará por aí o Tornado e o Levante? É que andei à procura da normal de Tavira e fui parar a uns posts antigos deles.

Bem, o que tenho a dizer ao Tornado é que VRSA não é seguramente a cidade mais quente do sotavento. Durante anos a fio saí da Manta Rota para VRSA de manhã e havia diferença: VRSA tinha mínimas mais baixas, e no Inverno também chega a ter máximas mais baixas. A diferença começa a sentir-se a partir da Aldeia Nova, como se a colina da Praia Verde e a serra a norte acomodassem uma massa de ar mais fresco no sapal de Castro Marim e na foz do Guadiana. O que sucede é que o Vale do Guadiana, devido à orientação do relevo, permite a passagem de massas de ar mais frias vindas da área a norte da muralha proporcionada pelo Caldeirão. Não é uma diferença muito acentuada, apesar de tudo. A zona mais quente começa algures na Alagoa e estender-se-á até ao Faro. Assim, a cidade mais quente será Tavira, com máximas médias idênticas a VRSA no Verão e a Faro no Inverno e mínimas idênticas a Faro no Inverno. Tavira está bem protegida das massas de ar frio pela Serra de Santa Maria, que ultrapassa em vários pontos os 500 metros de altitude. Mas gostaria de arranjar as normais de 1971-2000 para comprovar a minha teoria...

Acentuada é também a diferença em termos de precipitação entre Tavira e VRSA na norma 1961-90, cerca de 490 mm contra 580... a Serra de Santa Maria funciona como uma barreira de condensação contra o que vem do Golfo de Cádiz, e para além disso VRSA está num pequeno cabo (Ponta da Areia) e numa planície junto da foz de um grande rio, e como tal tem prrecipitações inferiores em relação às regiões vizinhas.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Boas,



A mínima de hoje foi 18,4ºC e registei uma máxima bem agradável :p 28,9ºC


Durante a tarde o céu tem andado manchado, mas nada de especial.


livew.jpg


satb.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Mais uma noite tropical com 21.7ºC de mínima na Manta Rota...


Andará por aí o Tornado e o Levante? É que andei à procura da normal de Tavira e fui parar a uns posts antigos deles.

Bem, o que tenho a dizer ao Tornado é que VRSA não é seguramente a cidade mais quente do sotavento. Durante anos a fio saí da Manta Rota para VRSA de manhã e havia diferença: VRSA tinha mínimas mais baixas, e no Inverno também chega a ter máximas mais baixas. A diferença começa a sentir-se a partir da Aldeia Nova, como se a colina da Praia Verde e a serra a norte acomodassem uma massa de ar mais fresco no sapal de Castro Marim e na foz do Guadiana. O que sucede é que o Vale do Guadiana, devido à orientação do relevo, permite a passagem de massas de ar mais frias vindas da área a norte da muralha proporcionada pelo Caldeirão. Não é uma diferença muito acentuada, apesar de tudo. A zona mais quente começa algures na Alagoa e estender-se-á até ao Faro. Assim, a cidade mais quente será Tavira, com máximas médias idênticas a VRSA no Verão e a Faro no Inverno e mínimas idênticas a Faro no Inverno. Tavira está bem protegida das massas de ar frio pela Serra de Santa Maria, que ultrapassa em vários pontos os 500 metros de altitude. Mas gostaria de arranjar as normais de 1971-2000 para comprovar a minha teoria...

Acentuada é também a diferença em termos de precipitação entre Tavira e VRSA na norma 1961-90, cerca de 490 mm contra 580... a Serra de Santa Maria funciona como uma barreira de condensação contra o que vem do Golfo de Cádiz, e para além disso VRSA está num pequeno cabo (Ponta da Areia) e numa planície junto da foz de um grande rio, e como tal tem prrecipitações inferiores em relação às regiões vizinhas.


Boas Fred... V.R.S.A. é sem duvida das cidades mais quentes do sotavento Algarvio, isto em questões de litoral, pois encontra-se localizada na boca do rio, onde por norma no verão em termos de nortada o aquecimento diurno é muito acentuado, atingido temperaturas elevadissimas em relação ao resto das cidades algarvias junto á costa. Sendo no inverno mais frescas que as outras devido ao mesmo efeito...

V.R.S.A. tem tambem a temp_media mais elevada do país sendo este variaval de ano para ano entre os 18.0 a 18.2ºC... Não fazendo citar que seja a cidade mais quente do Algarve, mas sim do litoral portugues.

Quando o Vento entra de E/NE o poderoso bafo Sevilhano paira nesta zona fazendo assim ter temperutas elevadas tambem...

Em termos de variação termica durante o inverno é muito elevada pois durante o dia aquece muito e durante a noite arrefece muito...Por ex: Janeiro: Max 18ºC e min de 6ºC

Já no verão: Julho: 36ºC e min 26ºC

É os valores medios anuais que determinão tambem se é ou não é a ciadade mais quente do litoral Portugues.

Mas as temperaturas como todos sabemos estão relacionadas por varios factores (vento/localização/humidade etc)...

Tambem é uma cidade humidade devido á sua localização, o que faz com que a sensação termica á noite pareça mais baixa do que a temperatura real (é o que nos safa) daí a diferença que tu notaste quando vieste cá...

;)
 

Levante

Cumulus
Registo
17 Fev 2008
Mensagens
452
Local
Olhão
Tipico dia de brisas hoje. Chegou aos 29º por volta do 12.30h sempre com vento franco variável durante a manha, desceu quando entrou o vento moderado de oeste e a partir das 17h entrou o NW e a temperatura escalou para os 31º! :hehe:
Dois apontamentos muito breves
1 - O IM tem na previsão de hoje 26º-17º. A mínima falhou por 1º (perfeitamente aceitável). A máxima falhou por 5º. Já nao tão aceitável :p
Todos os modelos previam vento do quadrante N para esta tarde :D
2 - À mesma hora, Faro registava 31º, Albufeira 25º (também com vento N) e Tavira 26º. Aqui está a prova de que nos dias de entrada de ar mais fresco em todo o continente, a zona de Faro-Olhão é aquela que consegue um fohen a sério! Certamente proporcionado pelo posicionamento mais a sul da Serra de Montefigo (em comparação com Monchique ou Caldeirão), e pelo aquecimento à medida que o vento norte varre o litoral.

Frederico, eu penso que consigo arranjar a normal de Tavira nuns livros que tenho, não sei ao certo é referente a que período. De resto, concordo com a tua análise :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Tipico dia de brisas hoje. Chegou aos 29º por volta do 12.30h sempre com vento franco variável durante a manha, desceu quando entrou o vento moderado de oeste e a partir das 17h entrou o NW e a temperatura escalou para os 31º! :hehe:
Dois apontamentos muito breves
1 - O IM tem na previsão de hoje 26º-17º. A mínima falhou por 1º (perfeitamente aceitável). A máxima falhou por 5º. Já nao tão aceitável :p
Todos os modelos previam vento do quadrante N para esta tarde :D
2 - À mesma hora, Faro registava 31º, Albufeira 25º (também com vento N) e Tavira 26º. Aqui está a prova de que nos dias de entrada de ar mais fresco em todo o continente, a zona de Faro-Olhão é aquela que consegue um fohen a sério! Certamente proporcionado pelo posicionamento mais a sul da Serra de Montefigo (em comparação com Monchique ou Caldeirão), e pelo aquecimento à medida que o vento norte varre o litoral.

Frederico, eu penso que consigo arranjar a normal de Tavira nuns livros que tenho, não sei ao certo é referente a que período. De resto, concordo com a tua análise :thumbsup:

Amigo Levante, e para quando as normais que tens de Olhão, e lê a mensagem privada que eu mandei-te tens lá a explicação das máximas em Faro para ficares esclarecido.

Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 30.5ºC
mínima: 17.5ºC
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 26,8 ºC (16h49)
Temperatura mínima = 13,7 ºC (07h41)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 18,5 ºC
Pressão atmosférica = 1018 hPa

Mais uma acentuada diminuição da temperatura de ontem para hoje, especialmente da mínima (menos 12 ºC que na Segunda-feira).

Este mês: Temp. máxima = 29,3 ºC (dia 1); Temp. mínima = 13,7 ºC (dia 2).
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Mais uma noite tropical com 21.7ºC de mínima na Manta Rota...


Andará por aí o Tornado e o Levante? É que andei à procura da normal de Tavira e fui parar a uns posts antigos deles.

Bem, o que tenho a dizer ao Tornado é que VRSA não é seguramente a cidade mais quente do sotavento. Durante anos a fio saí da Manta Rota para VRSA de manhã e havia diferença: VRSA tinha mínimas mais baixas, e no Inverno também chega a ter máximas mais baixas. A diferença começa a sentir-se a partir da Aldeia Nova, como se a colina da Praia Verde e a serra a norte acomodassem uma massa de ar mais fresco no sapal de Castro Marim e na foz do Guadiana. O que sucede é que o Vale do Guadiana, devido à orientação do relevo, permite a passagem de massas de ar mais frias vindas da área a norte da muralha proporcionada pelo Caldeirão. Não é uma diferença muito acentuada, apesar de tudo. A zona mais quente começa algures na Alagoa e estender-se-á até ao Faro. Assim, a cidade mais quente será Tavira, com máximas médias idênticas a VRSA no Verão e a Faro no Inverno e mínimas idênticas a Faro no Inverno. Tavira está bem protegida das massas de ar frio pela Serra de Santa Maria, que ultrapassa em vários pontos os 500 metros de altitude. Mas gostaria de arranjar as normais de 1971-2000 para comprovar a minha teoria...

Acentuada é também a diferença em termos de precipitação entre Tavira e VRSA na norma 1961-90, cerca de 490 mm contra 580... a Serra de Santa Maria funciona como uma barreira de condensação contra o que vem do Golfo de Cádiz, e para além disso VRSA está num pequeno cabo (Ponta da Areia) e numa planície junto da foz de um grande rio, e como tal tem prrecipitações inferiores em relação às regiões vizinhas.

Só não concordo com uma coisinha da zona mais quente não se estende entre Alagoa e Faro. Em dias normais, não vamos falar quando existe outros fenómenos locais, a zona mais quente do Sotavento é entre Conceição de Tavira até à Fuzeta, a zona de Faro e Olhão tem um clima mais fresco, basta comprovares isso, eu durante o mês de Julho e Agosto fui sempre entre a Praia Verde e Olhão, e posso dizer que quando saio e chego a Olhão a temperatura é cerca de menos 3ºC em relação a esta área que indiquei. VRSA~considero mais parecido a Olhão em termos de temperatura, já que em termos de precipitação é mais seco, basta ver os mapas do IM.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
]ToRnAdO[;160063 disse:
V.R.S.A. tem tambem a temp_media mais elevada do PAÍS... Não fazendo citar que seja a cidade mais quente do Algarve, mas sim do litoral portugues.




Em que ficamos então?
O resto do Algarve não é em Portugal? E não haverão outros tantos locais que têm mais do que 18,0 ou 18,2 de média anual?
Da Madeira conheço uns tantos, nos Açores é provável que alguns ultrapassem essa marca, para não falar de algumas regiões fora do litoral ( nem digo só locais ) da Bacia do Guadiana, Tejo e eventualmente até em alguns locais do Douro.
Se dissesses que Vila Real de Sto António provavelmente tenha as águas mais quentes de Portugal Continental ainda acredito agora como local mais quente do litoral português ou até de Portugal, acho incorrecto. Ainda mais quando tens isso a bold na tua assinatura, torna-se um tanto estranho. Devias ter em conta, que podes induzir as pessoas em erro.;)
Desculpa lá o discordar, mas penso que é pertinente.:)




]ToRnAdO[;160063 disse:
...É os valores medios anuais que determinão tambem se é ou não é a ciadade mais quente do litoral Portugues..


Exacto e seguindo esses valores, vemos que não é isso que se passa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O Barrocal do sotavento também tem condições para ser bem quente. A norte tem a barreira da Serra do Caldeirão e da Serra de Monte Figo, e devido ao ligeiro afastamento do litoral tem máximas mais elevadas que cidades como Tavira ou Olhão.