Seguimento Sul - Setembro 2012

Hoje sim! Foi um belo dia de chuva que chegou a ser moderada, mas que foi sempre caindo regularmente... excelente para os campos extremamente ressequidos depois de 4 meses sem chuva!
Desta vez a margem esquerda do Guadiana parece ter sido a exceção e foi bem abençoada com a chuva!!! Que saudades de um dia assim já tinha!
E continua... continua... continua :rain::rain: :thumbsup:

Está tudo seco no Algarve! A chuva dos últimos dias não foi praticamente nada. Na zona da serra a 500m de altitude dá-se um pontapé numa pedra e sai pó por todos os lados, e foi onde cairam uns 10mm porque há zonas onde nem isso. Por exemplo logo a seguir a Cahopo onde a serra começa a perder altitude nem há vestígios que tenha chovido:(
Sinceramente não sei onde isto vai parar...

Está tudo seco no Algarve! A chuva dos últimos dias não foi praticamente nada. Na zona da serra a 500m de altitude dá-se um pontapé numa pedra e sai pó por todos os lados, e foi onde cairam uns 10mm porque há zonas onde nem isso. Por exemplo logo a seguir a Cahopo onde a serra começa a perder altitude nem há vestígios que tenha chovido:(

Sinceramente já nem digo nada, tantas previsões e depois ou passam ao lado ou dissipam-se como se nada fosse... Parece que vivemos na terra dos insignificantes! :mad:

Boas, por aqui, dia de céu nublado, uma chuvita de nada e agora já se sente fresquinho na rua. :D

Máxima: 22.8ºC
mínima: 16.2ºC
actual: 17.4ºC

Precipitação: 1 mm

Preferia ter os quase 90 mm que teve Jerez de la Frontera do que ter um mísero mm.

O problema é que mesmo num futuro próximo não se vislumbra nada nos modelos. O GFS tem já a previsão até dia 13 de Outubro e só coloca precipitação no final da run e isto quer dizer que vai ser para adiar como sempre. Por isso, no Algarve, a seca não tem fim à vista e pelo menos até ao fim de Novembro, é complicado a seca acabar era preciso 2 meses extremamente chuvosos e vendo os modelos acho que a 1ª quinzena de Outubro vai ser seca, a seca só alivia no Algarve se houver uma cut-off e que fique a SW de Sagres durante 3 a 4 dias, só assim é que a seca acabará no Algarve. Espero estar enganado, mas neste momento não vejo nada de me faça ter outra opinião nesta altura.

Aliás, o IM ainda está tão convencido que vai chover que o aviso amarelo já acabou e continua activo. :lmao:

Aliás, o IM ainda está tão convencido que vai chover que o aviso amarelo já acabou e continua activo. :lmao:

Não confundir hora UTC com a de Verão. O IM usa a hora UTC nos avisos, e costumam sempre desaparecer do mapa apenas uns 10-30 minutos depois.
Por aqui dia de céu muito nublado com abertas de manhã, tendo encoberto por completo durante a tarde, acompanhado de chuva fraca, que acumulou 2,7mm e me deu a mínima do dia que é de 13,3ºC (17:47). Máxima de 18,5ºC (11:15). Rajada máxima de 62,3 km/h, agora está fraco a moderado mas ainda com algumas rajadas. 15,4ºC actuais.

Não confundir hora UTC com a de Verão. O IM usa a hora UTC nos avisos, e costumam sempre desaparecer do mapa apenas uns 10-30 minutos depois.

Pois, mas o aviso acabava às 19 horas (18h UTC) e ainda está activo. :D

Esta semana, foi a minha pior semana em termos de previsões semanais que fiz no meu blog, mudei 3 vezes e mesmo assim meti água hoje. Tenho o blog há quase 5 anos e é muito raro alterar as previsões, porque normalmente as previsões que faço batem certo, mas esta semana foi demais, cada dia cada asneira. :lmao::D

Pois, mas o aviso acabava às 19 horas (18h UTC) e ainda está activo. :D

Esta semana, foi a minha pior semana em termos de previsões semanais que fiz no meu blog, mudei 3 vezes e mesmo assim meti água hoje. Tenho o blog há quase 5 anos e é muito raro alterar as previsões, porque normalmente as previsões que faço batem certo, mas esta semana foi demais, cada dia cada asneira. :lmao::D

É para vermos como a natureza por vezes consegue "meter água!" :lol:

Estremoz:

Temperatura máxima = 19,3 ºC (12h45)
Temperatura mínima (noite passada) = 13,9 ºC (07h21)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,6 ºC (ar frio !!!)
Pressão atmosférica = 1009

Início de noite com chuva :rain: por vezes moderada e acompanhada por vento.

Este mês: Temp. máxima = 34,2 ºC (dia 15); Temp. mínima = 12,6 ºC (dia 27).

É para vermos como a natureza por vezes consegue "meter água!" :lol:

Só se foi a natureza do ECM pois esse é que foi o modelo que meteu água por todos os lados, aliás este mês de Setembro este foi claramente o modelo que mais água meteu de muito longe, pois nem no próprio dia conseguiu acertar.

Mas pessoal quando ela vier vem logo á grande e á francesa, ou então não .....

Vamos ver para onde vão aquelas trovoadas que estão a nascer a sudoeste. Estão a ter um tamanho interessante. :D

São as mesmas que vão dar o temporal previsto para amanhã na Andaluzia, e que vão contornar o Algarve.

Já agora a previsão sazonal já aponta para um Outubro bem seco, o que parece ir de encontro com a previsão que os modelos dão a 15 dias.

Bem fresquinho, por aqui, sigo com 15.2ºC. Com tanto cogumelo a SW nem uma que não apanhamos é mau demais. :sad: :sad: Lá diz o ditado quem não chora não mama, vou chorar a ver se mamo alguma coisa.:lmao: