Seguimento Sul - Setembro 2012

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Hoje sim! Foi um belo dia de chuva que chegou a ser moderada, mas que foi sempre caindo regularmente... excelente para os campos extremamente ressequidos depois de 4 meses sem chuva!
Desta vez a margem esquerda do Guadiana parece ter sido a exceção e foi bem abençoada com a chuva!!! Que saudades de um dia assim já tinha!
E continua... continua... continua :rain::rain: :thumbsup:
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Está tudo seco no Algarve! A chuva dos últimos dias não foi praticamente nada. Na zona da serra a 500m de altitude dá-se um pontapé numa pedra e sai pó por todos os lados, e foi onde cairam uns 10mm porque há zonas onde nem isso. Por exemplo logo a seguir a Cahopo onde a serra começa a perder altitude nem há vestígios que tenha chovido:(
Sinceramente não sei onde isto vai parar...
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Está tudo seco no Algarve! A chuva dos últimos dias não foi praticamente nada. Na zona da serra a 500m de altitude dá-se um pontapé numa pedra e sai pó por todos os lados, e foi onde cairam uns 10mm porque há zonas onde nem isso. Por exemplo logo a seguir a Cahopo onde a serra começa a perder altitude nem há vestígios que tenha chovido:(
Sinceramente não sei onde isto vai parar...

Sinceramente já nem digo nada, tantas previsões e depois ou passam ao lado ou dissipam-se como se nada fosse... Parece que vivemos na terra dos insignificantes! :mad:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu nublado, uma chuvita de nada e agora já se sente fresquinho na rua. :D

Máxima: 22.8ºC
mínima: 16.2ºC
actual: 17.4ºC

Precipitação: 1 mm


Preferia ter os quase 90 mm que teve Jerez de la Frontera do que ter um mísero mm.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Está tudo seco no Algarve! A chuva dos últimos dias não foi praticamente nada. Na zona da serra a 500m de altitude dá-se um pontapé numa pedra e sai pó por todos os lados, e foi onde cairam uns 10mm porque há zonas onde nem isso. Por exemplo logo a seguir a Cahopo onde a serra começa a perder altitude nem há vestígios que tenha chovido:(
Sinceramente não sei onde isto vai parar...

O problema é que mesmo num futuro próximo não se vislumbra nada nos modelos. O GFS tem já a previsão até dia 13 de Outubro e só coloca precipitação no final da run e isto quer dizer que vai ser para adiar como sempre. Por isso, no Algarve, a seca não tem fim à vista e pelo menos até ao fim de Novembro, é complicado a seca acabar era preciso 2 meses extremamente chuvosos e vendo os modelos acho que a 1ª quinzena de Outubro vai ser seca, a seca só alivia no Algarve se houver uma cut-off e que fique a SW de Sagres durante 3 a 4 dias, só assim é que a seca acabará no Algarve. Espero estar enganado, mas neste momento não vejo nada de me faça ter outra opinião nesta altura.

Aliás, o IM ainda está tão convencido que vai chover que o aviso amarelo já acabou e continua activo. :lmao:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Aliás, o IM ainda está tão convencido que vai chover que o aviso amarelo já acabou e continua activo. :lmao:

Não confundir hora UTC com a de Verão. O IM usa a hora UTC nos avisos, e costumam sempre desaparecer do mapa apenas uns 10-30 minutos depois.
Por aqui dia de céu muito nublado com abertas de manhã, tendo encoberto por completo durante a tarde, acompanhado de chuva fraca, que acumulou 2,7mm e me deu a mínima do dia que é de 13,3ºC (17:47). Máxima de 18,5ºC (11:15). Rajada máxima de 62,3 km/h, agora está fraco a moderado mas ainda com algumas rajadas. 15,4ºC actuais.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Não confundir hora UTC com a de Verão. O IM usa a hora UTC nos avisos, e costumam sempre desaparecer do mapa apenas uns 10-30 minutos depois.

Pois, mas o aviso acabava às 19 horas (18h UTC) e ainda está activo. :D

Esta semana, foi a minha pior semana em termos de previsões semanais que fiz no meu blog, mudei 3 vezes e mesmo assim meti água hoje. Tenho o blog há quase 5 anos e é muito raro alterar as previsões, porque normalmente as previsões que faço batem certo, mas esta semana foi demais, cada dia cada asneira. :lmao::D
 

Stormm

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
390
Local
Olhão
Pois, mas o aviso acabava às 19 horas (18h UTC) e ainda está activo. :D

Esta semana, foi a minha pior semana em termos de previsões semanais que fiz no meu blog, mudei 3 vezes e mesmo assim meti água hoje. Tenho o blog há quase 5 anos e é muito raro alterar as previsões, porque normalmente as previsões que faço batem certo, mas esta semana foi demais, cada dia cada asneira. :lmao::D

É para vermos como a natureza por vezes consegue "meter água!" :lol:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz:

Temperatura máxima = 19,3 ºC (12h45)
Temperatura mínima (noite passada) = 13,9 ºC (07h21)

CONDIÇÕES ACTUAIS:
Temperatura = 12,6 ºC (ar frio !!!)
Pressão atmosférica = 1009

Início de noite com chuva :rain: por vezes moderada e acompanhada por vento.

Este mês: Temp. máxima = 34,2 ºC (dia 15); Temp. mínima = 12,6 ºC (dia 27).
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É para vermos como a natureza por vezes consegue "meter água!" :lol:

Só se foi a natureza do ECM pois esse é que foi o modelo que meteu água por todos os lados, aliás este mês de Setembro este foi claramente o modelo que mais água meteu de muito longe, pois nem no próprio dia conseguiu acertar.

Mas pessoal quando ela vier vem logo á grande e á francesa, ou então não .....
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos ver para onde vão aquelas trovoadas que estão a nascer a sudoeste. Estão a ter um tamanho interessante. :D

São as mesmas que vão dar o temporal previsto para amanhã na Andaluzia, e que vão contornar o Algarve.

Já agora a previsão sazonal já aponta para um Outubro bem seco, o que parece ir de encontro com a previsão que os modelos dão a 15 dias.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,396
Local
Olhão (24 m)
Bem fresquinho, por aqui, sigo com 15.2ºC. Com tanto cogumelo a SW nem uma que não apanhamos é mau demais. :sad: :sad: Lá diz o ditado quem não chora não mama, vou chorar a ver se mamo alguma coisa.:lmao: