Seguimento Sul - Setembro 2013



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O trepkos aqui do fórum mandou-me uma mensagem a dizer que algo se passou em Montemor, muitas árvores caídas, talvez tenha sido um tornado ou downburst.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Vai ser o maior fiasco que tenho memória desde que sigo mais de perto a meteorologia...
Enfim tá difícíl de chover por estes lados...parvo fui eu que abandonei a rega do jardim ontem a pensar no que havia de vir... daqui a pouco vou ter mesmo de ir regar pois o terreno está muito muito seco:( Já são quase 6 meses de seca aqui por estes lados...

Parece que antes de findar este episódio de instabilidade ainda trará mais qualquer coisa mas não será nada de especial. Acho que não chegará aos 10mm por aqui. Melhores dias hão-de vir...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
O trepkos aqui do fórum mandou-me uma mensagem a dizer que algo se passou em Montemor, muitas árvores caídas, talvez tenha sido um tornado ou downburst.

Montemor-o-Novo? Será que teve alguma coisa a ver com esta imagem de radar? Está ali uma zona bem activa no meio daquela precipitação toda...

AxvuTv6.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O trepkos está a trabalhar e não pode agora ir verificar in-loco, mas confirma pela informação que lhe vai chegando, árvores caídas, estragos em telhados e viaturas em Montemor-o-Novo.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tenho tudo seco .... á espera desta maldita chuva que teima em não cair por aqui ...
Nem o pó apagou ainda !

EDIT: Vem aí uma bola célula, será que é desta .... é que tem que ser desta pois é a ultima e depois disto já nem espero chuva por estas bandas !
Ou vai ou racha, porque reflectividade tem ela !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Estou na baixa de olhão e chove diluvianamente é água por todos os lados e troveja forte.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Montemor-o-Novo? Será que teve alguma coisa a ver com esta imagem de radar? Está ali uma zona bem activa no meio daquela precipitação toda...

Sim, foi por essa altura ou um pouco depois. O IPMA confirma a existência de uma supercélula nessa região por volta das 13:30 locais, entre várias outras embebidas nesta perturbação que atravessa/ou o país. Importa realçar que só uma minoria de supercélulas acabam por gerar tornados.
Pela conversa que tive com o trepkos, a área onde ocorreram estragos é relativamente pequena, talvez um tornado de curta duração a tocar o solo, ou um downburst, só analisando os estragos é que se perceberá o que ocorreu.