Seguimento Sul - Setembro 2015

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Ontem foi um dia bastante quente, meio encoberto e o pôr-do-sol foi o mais bonito que vi nos últimos tempos! :w00t:
Só lamento não ter tido a máquina comigo, por isso registei com o telemóvel (a qualidade é má, mas dá para ter uma noção do evento).

Foto tirada na zona de Panóias (Ourique)
g4kUVU1.jpg

MXyQggw.jpg


Hoje está um pouco mais fresco, 19ºC, embora o sol já dê o ar da sua graça, não ajuda muito, porque há bastantes nuvens altas e rastos de aviões que criam uma espécie de barreira. Segundo ouvi na Rádio, vai haver nuvens no "Norte do Baixo Alentejo", seja lá isso onde for :lol:

A reportar a partir da Ribeira da Azenha (Vila Nova de Milfontes).
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
por isso registei com o telemóvel (a qualidade é má, mas dá para ter uma noção do evento).

off-topic: há que dizê-lo, a arte da fotógrafa eclipsa as limitações tecnológicas da câmara, aproveita-as até para realçar o ambiente de mistério. Estas imagens podiam ser um cenário de fundo para o cartaz de um filme.
 
  • Gosto
Reactions: Prof BioGeo

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
off-topic: há que dizê-lo, a arte da fotógrafa eclipsa as limitações tecnológicas da câmara, aproveita-as até para realçar o ambiente de mistério. Estas imagens podiam ser um cenário de fundo para o cartaz de um filme.
:lol: obrigada, obrigada. Apesar de elas serem sempre menos escuras no telemóvel (bem mais bonitas), estava mesmo um cenário de filme, acredita! Foi o pôr-do-sol mais bonito que eu vi e pelo qual me roí toda de não ter a máquina comigo. Estava mesmo mesmo naquele ponto WOW! :w00t: (tu percebes)

Hoje por aqui o dia está muito feio! Na zona de Relíquias estava tão carregado, que pareciam ser umas 6h, quando já eram 8h e tal, bastante escuro. Apanhei alguma chuva fraca antes do Cercal e só depois de passar a Serra é que o céu estava menos carregado, mas mesmo assim nublado. Estão 20ºC e vento nulo. ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu limpo.

Máxima: 24.9ºC
mínima: 16.3ºC
actual: 20.0ºC
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Faz hoje 90 dias (de seca) que a minha estação registou 0,2mm de chuva (uma fartura!), em Faro (cidade). Pode ser que na próxima quarta passe dos 0,2mm :facepalm:

E em 120 ou 150 dias quanto registou? Pouca diferença deve fazer:disgust:

Neste próximo evento se registares 10mm já vai ser muito. As hipóteses são sempre para menos do que para mais. Vamos ter de aguardar mais um pouco ainda...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ola

Desculpem o offtopic mas nao consegui encontrar em nenhum lado.
Alguem sabe onde encontrar o maximo e minimo historico de temperaturas em Tavira/ ou Algarve?

Só em publicações do IPMA, embora seja possível existir online, mas não na página do IPMA que só tem para as capitais de distrito.

Nas Normais 1931-60 a máxima absoluta foi de 41,2ºC (Julho) e a mínima foi negativa -2,7ºC (Janeiro). Outros valores próximos incluem -2,0ºC (Fev.) e -1,6ºC (Dez.) e 40,2ºC (Ago.).
Estes extremos mantiveram-se nas Normais 1941-70.