Seguimento Sul - Setembro 2018



joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mais um dia quente! :calor: Tal como esperava, a mínima foi tropical pois ontem por volta das 00h ainda estava em 26ºC com vento de Nordeste. Entretanto, durante a madrugada deverá ter-se tornado nulo pois ainda deu para descer qualquer coisa, pelo menos de manhã não havia vento nenhum. Já em Portalegre, a história é outra, a estação que costuma ter inversão teve 28ºC de mínima horária e a EMA foi praticamente igual. Quando cheguei à cidade por volta das 8h o vento estava moderado de NE e era bem quente. :wacko:
Máx: 39,1ºC
Min: 21,6ºC

Neste momento, 26,6ºC com vento nulo, para já.
 

aoc36

Nimbostratus
Registo
30 Mar 2012
Mensagens
507
Local
albufeira- montechoro
ec581b433b04a11a8194dcd34770df33.png


Dia bem quente mas a noite tb promete.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia quentinho e sabe tão bem quando a grande maioria já partiu. :lol:

Máxima: 33.7ºC
mínima: 21.6ºC

:D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Portalegre é mesmo impressionante, no Sábado registou uma mínima de 24,6ºC, ontem não desceu dos 26,1ºC.
A mínima de hoje poderá ter sido mais elevada que o ultimo registo, vai lá vai...

Apesar os valores elevados, num passado muito recente encontramos valores idênticos ou mesmo superiores. A 6 de Setembro de 2016, a média da temperatura máxima em Portugal Continental foi de 38,6ºC. Foi o dia mais quente do ano. 73% da rede de estações bateu recorde. A mínima em Portalegre foi 28,9ºC.
Em Outubro de 2017, a primeira quinzena foi tórrida como bem se lembram, com 72% da rede de estações também a bater recordes para o mês. :cool:
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Portalegre é mesmo impressionante, no Sábado registou uma mínima de 24,6ºC, ontem não desceu dos 26,1ºC.
A mínima de hoje poderá ter sido mais elevada que o ultimo registo, vai lá vai...
Na minha estação ainda há a possibilidade de haver inversão se o vento virar para o quadrante Sul ou Oeste, mas fora isso, deverá ter mínimas bem altas nestes dias. No inverno o processo é o mesmo, apesar de estar bem no interior, se estiver vento do quadrante leste a temperatura nunca desce tanto. A mínima de -2,5ºC que tive um ano foi com vento de Sul, acho. :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Para Estremoz, a temperatura máxima de hoje constitui novo record absoluto para o período de 21 a 30 de setembro (últimos 10 dias do mês): 36,3 ºC (o dia de hoje foi o mais quente pelo menos desde o ano de 2003, quando comecei a fazer registos).

Este calor é anormal para esta época do ano; a média da temperatura máxima para os últimos dez dias do mês de setembro é de 27,3 ºC, ou seja, a temperatura máxima está 9,0 ºC acima do que é normal para esta altura do ano.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Apesar os valores elevados, num passado muito recente encontramos valores idênticos ou mesmo superiores. A 6 de Setembro de 2016, a média da temperatura máxima em Portugal Continental foi de 38,6ºC. Foi o dia mais quente do ano. 73% da rede de estações bateu recorde. A mínima em Portalegre foi 28,9ºC.
Em Outubro de 2017, a primeira quinzena foi tórrida como bem se lembram, com 72% da rede de estações também a bater recordes para o mês. :cool:

Obrigado André, às vezes tenho memória curta.lol
No fundo o meu post, era mais no sentido de ficar na mesma impressionado, com a facilidade que os valores de mínima disparam em Portalegre com a presença de lestada.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
No fundo o meu post, era mais no sentido de ficar na mesma impressionado, com a facilidade que os valores de mínima disparam em Portalegre com a presença de lestada.
Sim, é mesmo incrível o poder da lestada naquela zona! Eu que já estou habituado também nunca deixo de ficar impressionado com as diferenças de 10ºC ou mais que Arronches tem em relação a Portalegre, por vezes. :DE só não tenho uma diferença maior porque tal como já disse, o facto de a vila ficar numa encosta dificulta algumas vezes a inversão nestas situações de calor mais intensos e com vento predominante de leste.

E por falar em Portalegre, a EMA passou a noite toda com a temperatura nos 26º/27ºC mas o vento ás 8h rodou para NW e desceu de 26,6ºC para 22,7ºC, realmente quando cheguei à cidade por volta das 8h, estava muito diferente de ontem.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Mais um dia bem quente mas desta vez, a mínima já não foi tropical, soube muito bem algum fresco de manhã cedo. :thumbsup: Ao final da tarde já apareceram algumas nuvens mas nada de significativo. Poente bem vermelho e a lua também nasceu algo avermelhada, tudo devido ao calor e ás poeiras.
qtBnBbV.jpg

________
Máx: 37,3ºC
Min: 18,6ºC

Neste momento, 26,2ºC.