Seguimento Sul - Setembro 2018

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,456
Local
Arronches / Lisboa
Que loucura de vento aqui :eek::eek: Tudo foi ao chão em menos de nada e há muito pó no ar. A célula é simplesmente brutal.
 


Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Boa atividade elétrica a Este (parece-me que se formou uma pequena célula entre Barrancos e Santo Aleixo da Restauração) e a Noroeste. Por aqui por Moura, tudo muito calmo em termos de vento e nada de precipitação. De quando em quando lá se escuta o som grave e prolongado de um trovão, certamente com origem num ou noutro raio mais poderoso.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Infelizmente a internet que permite acompanhar a minha estação em Cuba esgotou já este mês, pelo que não consigo comprovar o que me foi relatado ao telefone e coincide com o radar: forte trovoada com início com algum granizo e depois chuva intensa e actividade electrica muito visível. Na sexta à noite é que consigo indicar valores etc etc... por agora é “vibrar” via radar :)
 

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,326
Local
Ourique
Muitos relâmpagos a Norte e conseguem-se ouvir os roncos.

Só uma curiosidade: normalmente aviões que passam aqui e que vão aterrar em Faro, começam a descer antes de Ourique e até se ouve o desacelerar. Agora mesmo passou um tão baixo que se viam beeem as luzes, até fiquei admirada, pois eles costumam passar mais altos que aquilo.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Linhas de instabilidade sobre o Alentejo. Note-se que a instabilidade está associada a nebulosidade de grande desenvolvimento vertical e a intensa actividade eléctrica, quase permanente. O vento é outro factor a destacar, moderado a forte, com rajadas.

26.09.2018_21h30.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
A noite promete ser longa, e animada
34c6e47e1ad45d7cf06f9b89a4dcd41c.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Muitos relâmpagos a Norte e conseguem-se ouvir os roncos.

Só uma curiosidade: normalmente aviões que passam aqui e que vão aterrar em Faro, começam a descer antes de Ourique e até se ouve o desacelerar. Agora mesmo passou um tão baixo que se viam beeem as luzes, até fiquei admirada, pois eles costumam passar mais altos que aquilo.

Deve haver bastante instabilidade / cisalhamento de vento nos níveis mais acima...
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Não é de estranhar porque estes fenómenos, muitas vezes, só se conseguem prever no momento, com a evolução das imagens dos radares...

Humm.. por acaso é de estranhar sim...tinham mais que obrigação de ter metido Aviso logo de manhã... era mais que previsível ;)

Eu às 09h00 coloquei este Aviso na Meteofontes. Não falhou muito.. ;)

P5PW09z.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,665
Local
Portalegre (400m)
Registei uma rajada de 67 km/h há pouco na minha estação em Portalegre. Os outflows convectivos, tal como no evento passado, são fortíssimos devido à intensidade das células, toda a energia está a ser descarregada.

Antes dessa rajada aconteceu algo muito estranho no entanto, o ponto de orvalho/humidade sofreram uma grande descida, para depois subir de novo. Mais um dry microburst?
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Gostava de contribuir com dados em directo pois hoje penso que estou a apanhar em cheio :/ fica prometida a análise de hoje para sexta à noite