Seguimento Sul - Setembro 2018

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa


vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Registei uma rajada de 67 km/h há pouco na minha estação em Portalegre. Os outflows convectivos, tal como no evento passado, são fortíssimos devido à intensidade das células, toda a energia está a ser descarregada.

Antes dessa rajada aconteceu algo muito estranho no entanto, o ponto de orvalho/humidade sofreram uma grande descida, para depois subir de novo. Mais um dry microburst?
Não me admirava nada. Está imenso calor a esta hora e o vento é abafado
Como estou com receio de vir outra coisa dessas já protegi tudo o que é mais vulnerável, só para não me acontecer o mesmo da outra vez.
 

Célia Salta

Cumulus
Registo
10 Set 2013
Mensagens
464
Local
Sertã - Castelo Branco
Registei uma rajada de 67 km/h há pouco na minha estação em Portalegre. Os outflows convectivos, tal como no evento passado, são fortíssimos devido à intensidade das células, toda a energia está a ser descarregada.

Antes dessa rajada aconteceu algo muito estranho no entanto, o ponto de orvalho/humidade sofreram uma grande descida, para depois subir de novo. Mais um dry microburst?
Boas o que é o dry microburst?
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Bem, que noite fantástica! Brutal trovoada, como há muito não via. Fiz um pequeno vídeo há 5 minutos, de onde extraí um frame (captura de ecrã) que partilho aqui. Peço desculpa pela qualidade mas é o possível. :trovao:

SHY974p.jpg
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,321
Local
Ourique
Exato. :)

Claro que não passa de especulação, tive mais a certeza no evento anterior que houve um dry microburst porque tive rajadas na ordem dos 80 km/h com comportamento estranho da temperatura e humidade, e vento constante que causou muita areia ser levantada no ar e alguns pequenos danos.
Devo dizer que foi das coisas mais estranhas e assustadoras que já vi. Uma coisa é trovoada, outra é trovoada juntamente com isso.

PS: os aviões continuam a passar bastante baixos!
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Registo
20 Mai 2018
Mensagens
72
Local
Olho Marinho, Óbidos
Vento, muito vento, com rajadas fortes / muito fortes (+ 70 km/h).
As imagens de radar são elucidativas, contudo, a linha ainda está a entrar em fase de maturação. Muita convecção a surgir do nada em intervalos inferiores ao ciclo de refresh do radar (5min.)

EDIT:
RADAR 21:35. Célula violenta 8 Km a Este de Pavia.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Exato. :)

Claro que não passa de especulação, tive mais a certeza no evento anterior que houve um dry microburst porque tive rajadas na ordem dos 80 km/h com comportamento estranho da temperatura e humidade, e vento constante que causou muita areia ser levantada no ar e alguns pequenos danos.
Não foi muito diferente, pelo menos aqui mais a sul, perto da célula. Muita areia a bater nos vidros das janelas e imenso pó no ar que era bastante notável junto ás luzes da rua. Este fenómeno parece cada mais frequente...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Segundo o site Prociv, existe 1 inundação, devido a precipitação intensa em Vila Ruiva, em Cuba.