Seguimento Sul - Setembro 2018



algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Geralmente é assim, mesmo quando estás habituado! :D E então? Gostaste da experiência? :lol:

Gostei. Pelo menos, não apanhei mosquitos com este tempo. :lol: Existe ali, uma zona da A2 aquilo é um pivete horrível entre os nós de Aljustrel e Grândola. :wacko:

Quando cheguei a Setúbal e vi o sol, fiquei logo almariado dado a posição dele, para mim as 10 h mais parecia ser 15 h, é problema de orientação solar ou bússola avariada. :lmao:

Por aqui, o dia foi de céu pouco nublado, embora as células a N/NE tenham sido avistadas.

Máxima: 27.1ºC
mínima: 14.8 ºC
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bem, já estão escolhidas! São tantas...:p
Acabou por ser um dia bastante animado em termos de instabilidade, algo que não estava nada à espera. É pena aquilo que estava previsto para esta semana, já ter sido substituído por calor. :dry:
A primeira célula significativa que surgiu aqui na zona, ainda deu para ouvir grandes trovões e ainda produziu uns 10 minutos de chuva moderada.
dg4eQgD.jpg

zkSjqTD.jpg

1rpavlK.jpg

g2jjO0X.jpg

aPBFYot.jpg

Um dust devil lá longe...
ucvGMxt.jpg

Outra célula que esteve estacionária durante algum tempo ao leste de C. Maior com eco vermelho/roxo.
KXV2fSp.jpg

Arco-íris
QsptBrL.jpg

Na bigorna da célula que deu a chuva aqui, surgiram alguns mammatus
ef3succ.jpg

Lá foram surgindo várias células ao longo da tarde, em Espanha
O3TiixD.jpg

xg8oND6.jpg

Apareceram mais uns mammatus mesmo no final do dia:
Q7891Om.jpg


Vou postar as fotos do poente noutro post para não ficarem tantas fotografias no mesmo post.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Poente bastante bonito com o laranja a contrastar com o escuro da célula a NW daqui, são também visíveis as cortinas da precipitação.
zgvZZKZ.jpg

c8k5g4W.jpg

KEvvwbE.jpg

YtOKDOQ.jpg

sgKA1Zm.jpg

Outra célula também forte que neste momento já está a fase de dissipação junto à fronteira.
rQBYGta.jpg


Bem, Espero que gostem e peço desculpa pelo número de fotos! :p
____________
23,8ºC e continua a chuviscar.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Bem, já estão escolhidas! São tantas...:p
Acabou por ser um dia bastante animado em termos de instabilidade, algo que não estava nada à espera. É pena aquilo que estava previsto para esta semana, já ter sido substituído por calor. :dry:
A primeira célula significativa que surgiu aqui na zona, ainda deu para ouvir grandes trovões e ainda produziu uns 10 minutos de chuva moderada.
dg4eQgD.jpg

zkSjqTD.jpg

1rpavlK.jpg

g2jjO0X.jpg

aPBFYot.jpg

Um dust devil lá longe...
ucvGMxt.jpg

Outra célula que esteve estacionária durante algum tempo ao leste de C. Maior com eco vermelho/roxo.
KXV2fSp.jpg

Arco-íris
QsptBrL.jpg

Na bigorna da célula que deu a chuva aqui, surgiram alguns mammatus
ef3succ.jpg

Lá foram surgindo várias células ao longo da tarde, em Espanha
O3TiixD.jpg

xg8oND6.jpg

Apareceram mais uns mammatus mesmo no final do dia:
Q7891Om.jpg


Vou postar as fotos do poente noutro post para não ficarem tantas fotografias no mesmo post.

estão muito boas, muitos parabéns:thumbsup::thumbsup::thumbsup:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Poente bastante bonito com o laranja a contrastar com o escuro da célula a NW daqui, são também visíveis as cortinas da precipitação.
zgvZZKZ.jpg

c8k5g4W.jpg

KEvvwbE.jpg

YtOKDOQ.jpg

sgKA1Zm.jpg

Outra célula também forte que neste momento já está a fase de dissipação junto à fronteira.
rQBYGta.jpg


Bem, Espero que gostem e peço desculpa pelo número de fotos! :p
____________
23,8ºC e continua a chuviscar.
Só mesmo com a vastidão de horizonte alentejana é que se apanham fotos assim! (Estou a incluir as do post anterior também).
Adoro ver as nuvens a largar a água assim, não sei bem porquê, acho que é uma demonstração do poder da natureza e que me fascina :D Aquela do dust devil está fantástica! :w00t: Nunca vi um ao vivo. Parece ser bem grande este que apanhaste :)

De resto, bonitos mammatus e pôr do sol. Tiveste direito ao menu completo hoje! :)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite já de volta à Póvoa, deixo mais umas fotos da praia dos salgados, um fim de semana à maneira

Vou voltar ao seguimento normal
1ea5a8d36c6c89723045718ad8b48054.jpg
9832cebd7ea50484694f657d71bf28d4.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
A segunda parece a Flórida! :D Só lhe faltam as torres de Miami :lol:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
estão muito boas, muitos parabéns:thumbsup:
Muito Obrigado!! ;)
Só mesmo com a vastidão de horizonte alentejana é que se apanham fotos assim! (Estou a incluir as do post anterior também).
Adoro ver as nuvens a largar a água assim, não sei bem porquê, acho que é uma demonstração do poder da natureza e que me fascina. Aquela do dust devil está fantástica! Nunca vi um ao vivo. Parece ser bem grande este que apanhaste

De resto, bonitos mammatus e pôr do sol. Tiveste direito ao menu completo hoje! :)
Muito Obrigado! :thumbsup:
É mesmo verdade, são horizontes fantásticos!
É como eu, e é notável nas fotos do primeiro post as cortinas de precipitação a ficarem cada vez mais densas pois a célula foi ganhando força à medida que atravessava a fronteira, tal como mostrava o radar. As cortinas que se vêm nas fotos do poente também estavam fantásticas, ao vivo era ainda mais bonito. :D Quanto ao dust devil, ao início até se pensava que podia ser o inicio do incêndio mas com esta cor e depois com a rotação cheguei à conclusão que era mesmo um dust devil, já vi imensos e também já estive no meio de um bem formado, é horrível! :hehe:
Foi sem dúvida um belo dia e excedeu as expetativas pois não esperava nada disto, é mesmo uma pena a instabilidade dos próximos dias ter sido substituída por calor, já tenho saudades de boa chuva e já é necessária! Ainda assim, este setembro já está a ser muito melhor e completamente diferente dos Setembros dos últimos 3 anos (principalmente o do ano passado que foi para esquecer), acaba por ser um bom prenuncio, irem aparecendo alguns dias assim pois sempre é sinal de alguma mudança.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
A segunda parece a Flórida! :D Só lhe faltam as torres de Miami
Nunca ficam grande coisa, porque o telemóvel, já se sabe, mas sempre dá para ficar com a ideia da beleza das praias do nosso Algarve.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boa Tarde,
Boa inversão térmica hoje, a mínima foi de 13,7ºC

Neste momento, 33,2ºC e alguns cumulus. Os próximos dias prometem continuar com temperaturas próximas dos 35ºC, impressionante a reviravolta que isto teve.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia de céu pouco nublado ou limpo e voltou o Verão.

Máxima: 31.2ºC
mínima: 18.7ºC
actual: 23.6ºC
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Nunca ficam grande coisa, porque o telemóvel, já se sabe, mas sempre dá para ficar com a ideia da beleza das praias do nosso Algarve.

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Estava a falar a sério, a segunda ficou com um efeito interessante :)
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Boas,
Mínima alta, a da próxima madrugada já deverá ser tropical. A de hoje foi de 17,8ºC

Neste momento, 33,1ºC e vão surgindo alguns cumulus. Vai ser a semana toda a bombar com 35/36ºC aqui.