Seguimento Sul - Setembro 2022

• Thread starter Thread starter AnDré
  • Data de início Data de início
O projeto MeteoAlentejo tem muito valor e não quero estar a aqui a tirar o mérito, mas infelizmente algumas estações apresentam problemas de instalação, embora se note ao longo do tempo que o Luís tem feito um esforço para melhorar as estações.

Neste caso 85mm parece-me um claro exagero....
Localmente não duvido assim tanto. Alvito esteve sobre um eco amarelo/laranja durante bastante tempo e a parte mais intensa que atingiu a localidade passou a leste de Viana do Alentejo. Apanhou uma zona onde não existe quase estações nenhumas até Estremoz, a única que existe mais perto desse caminho é a de Oriola e está entupida.
A rede IPMA também não é boa para tirar conclusões e perceber muitos fenómenos que ocorrem localmente, principalmente no Alentejo onde a escassez de estações é mais que muita.

Há quem ache que as estações dele só dão valores errados talvez uns 4 a 5c a mais, e precipitação regista o dobro. E essa apetência por dizer só mal já não parece normal.
Anomalias na precipitação e na temperatura não são certamente so dele, e por vezes até as Ema sofrem desse mal.
Em relação a situação de Alvito não foi apenas essa a registar valores elevados mas Ferreira do Alentejo e outras também..
Quanto se esses 56 mm são exagerados talvez sim, difícil saber e não é primeiro nem será o último valor que se desconfie do valor seja dele ou de outra pessoa!

Para além da análise do radar, do meu local consigo ver bem as zonas de Ferreira e de Alvito. E sem olhar para mais nada, diria que ontem choveu mais no Alvito do que em Ferreira. Como escrevi aqui, o valor de 85mm vs. o que eu registei aqui de 21mm espanta, isso mesmo escrevi aqui na altura. Por isso fui ver as que existem em Ferreira e uma estava a 57 e outra 61mm. Pelos relatos que ouvi hoje… por muito que seja um valor alto eu acredito nele.

Acumulados na rede do IPMA de ontem.
Muito bons os 37mm na zona do barlavento (Lagos, Portimão e Monchique). Zona de Lisboa com valores dessa ordem.
No Alentejo, zona de Viana do Alentejo e Évora, não passou dos 23mm... Em Alvalade, não passou dos 13mm. Muito longe dos valores "astronómicos" de algumas estações amadoras. Curioso...

Ver anexo 2196
Normal... também a minha estação de Viana registou apenas 26mm. A linha de instalabilidade atingiu foi Alvito e não Viana apesar de serem duas localidades quase coladas. O mastro da estação está bem fixo com duas abraçadeiras de ferro presas à parede, alem disso nao está muito exposta ao vento uma vez que tem uma parede mais alta uns 5 metros atrás atras. Ainda assim como podem ver o período de maior vento nao correspondeu ao do registo da chuva mais forte. Já para não falar no elevado número de ocorrências registados nesse concelho e no de Ferreira!
vzaOIwu.jpg

Última edição:
Boas,
Na terra do passa ao lado, o acumulado é de apenas 3.9mm. Não podia deixar de ser das zonas onde menos chove. :D Faz parte destes eventos, já tem sido bom chover um pouco.
Caiu agora um aguaceiro forte, mas foi muito rápido.

Células mais intensas têm passado a norte, atingindo a serra. Fui a Portalegre de manhã e havia bastantes detritos arrastados nas valetas junto às bermas da estrada.
Há pouco era esta a vista da webcam:
phPRuKP.jpg

BgfY37U.jpg

Oeste e Norte do distrito mais beneficiado, tal como seria expectável dado o movimento das células.

11.4mm no total do evento.

20,4ºC neste momento.

Alvito (Meteo Alentejo)

Início do aguaceiro cerca das 18:14 utc e acumulados (mm) em cada 5 minutos.
Oe4xcQK.jpg
8chQ3Ih.jpg

Maiores acumulados:
10,41 mm em 5 minutos.
19,3 mm em 10 minutos (19:44 - 1954)
, intercalado entre outros com 14,48 mm e 13,21 mm.
25,91 mm em 15 minutos (19:39 - 19:54).
46,99 mm em meia hora (19:34 - 20:04).
56,64 mm em três quartos de hora (19:29 - 20:14).
61,72 mm em uma hora (19:19 - 20:19).

Total do aguaceiro: 63,76 mm (< 75 minutos).

Impressionante o que faz o vento a abanar o mastro do pluviómetro! :huhlmao:

Mas isso é fácil de ver, basta ver a alteração verificada no vento durante esse período.
Além disso em Lagos com uma célula menor quer em amplitude quer em eco no radar choveu cerca de 20 mm numa hora.

O projeto MeteoAlentejo tem muito valor e não quero estar a aqui a tirar o mérito, mas infelizmente algumas estações apresentam problemas de instalação, embora se note ao longo do tempo que o Luís tem feito um esforço para melhorar as estações.

Neste caso 85mm parece-me um claro exagero....

Talvez seja melhor observar bem o registo da estação, em particular quanto ao vento. Não detecto qualquer relação vento/precipitação e as imagens de radar justificam plenamente o acumulado pela persistência dos ecos fortes (amarelo/laranja) ao longo de toda a passagem da linha de células contíguas.

T7Z0YlH.jpg

Última edição:
Não existe malha suficiente das estações do Ipma que corroborem os valores verificados por estações amadoras. Ainda que possamos questionar certos valores não podemos dizer que são mentira.
Aqui à tempos tivémos um problema desses aqui com uma estação amadora instalada perto de Loulé (Parragil) em que ninguém acreditava no valor que a estação registou, cerca de 90mm em 2h.
Por acaso cruzei-me com a linha de instabilidade e foi mesmo muito forte. Aliàs gerou cheias consideráveis nas linhas de água na zona. Os 90mm parecem ter sido exagerados mas os níveis que a água atingiu nas linhas de água não mentem. Em Loulé, 5km ao lado não se passou nada!
A única solução para isto é instalarem-se mais estações( bem instaladas obviamente) e talvez povoar mais o interior ;)
Tudo o resto é conversa!

Algumas células mais intensas a Este e Sudeste. Alguns desenvolvimentos:
NOH3wSO.jpg

2wZQo5O.jpg

Célula com eco roxo:
4JsKo0H.png

Antes disto esteve na fronteira entre Elvas e Badajoz a descarregar bem.

A aquecer um pouco mais agora. 23,8ºC atuais.

Última edição:
Bastava fazer uma observação rápida ao gráfico da estação para perceber que não se trata de 85 mm de uma passagem única de célula.

Por essa ordem de ideias os 83 mm de Sameiro esta madrugada também são "um claro exagero".

Não descarto que o valor possa ser real! O historial já vasto de erros de instalação em estações do MeteoAlentejo é que me faz desconfiar do valor. Mas volto a repetir que o projeto tem muito valor e a evolução da rede e tanto em quantidade como em qualidade tem sido notória.

No Sameiro os estragos avultados estão de acordo com um valor extremo de precipitação concentrada, já no Alvito... Quantas ocorrências houve relacionadas com o mau tempo? Com 85mm de precipitação teria que ter haver problemas e não vejo na comunicação social, nem em lado nenhum nada que possa sustentar um valor tão extremo de precipitação. Eu se fosse dono da estação seria o primeiro a desconfiar do valor, numa perspetiva de melhoria constante...

Última edição:
Não descarto que o valor possa ser real! O historial já vasto de erros de instalação em estações do MeteoAlentejo é que me faz desconfiar do valor. Mas volto a repetir que o projeto tem muito valor e a evolução da rede e tanto em quantidade como em qualidade tem sido notória.

No Sameiro os estragos avultados estão de acordo com um valor extremo de precipitação concentrada, já no Alvito... Quantas ocorrências houve relacionadas com o mau tempo? Com 85mm de precipitação teria que ter haver problemas e não vejo na comunicação social, nem em lado nenhum nada que possa sustentar um valor tão extremo de precipitação. Eu se fosse dono da estação seria o primeiro a desconfiar do valor, numa perspetiva de melhoria constante...

Há uma ( pelo menos a que encontrei) referência aqui, fala em inundações não em estragos, a meu ver um valor dessa ordem devia (?) causar alguns danos mais significativos, ainda por cima com o solo seco e duro como uma pedra, em que com chuva dessa intensidade a água escorre muito à superfície..

Mau tempo: Chuva intensa provocou 26 inundações no Alentejo

Setembro 13, 2022

A chuva intensa que caiu ontem à noite no Alentejo provocou 26 inundações, até às 22:00, em vias públicas e habitações, sobretudo no distrito de Beja, sem causarem danos pessoais, disseram fontes da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que no distrito foram registadas 17 inundações, nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Alvito, Beja e Aljustrel.

O concelho de Ferreira do Alentejo foi o mais afetado, no distrito de Beja, com 10 inundações, acrescentou a mesma fonte.

No distrito de Évora, de acordo com o CDOS, ocorreram nove inundações, nos concelhos de Estremoz, Évora, Alandroal e Portel, e uma queda de árvore, em Mora, tendo o concelho de Estremoz sido o mais afetado, com seis inundações.

Segundo o CDOS de Portalegre, no distrito, foram registadas apenas duas quedas de árvores durante o dia.

Fonte: Lusa

Eu compreendo que dado o "historial" possa haver desconfiança no valor indicado, mas penso que tem havido boas melhorias no cuidado com as instalações e dou o benefício da dúvida.

Por vezes nem é um erro de instalação (a ser ) da estação em si, mas do software ou até mesmo algum problema no pluviómetro, não estou a dizer que é o caso.

O que faz mesmo falta é mais estações oficiais do IPMA um pouco por todo o País, em especial no interior...

Última edição:
Há uma ( pelo menos a que encontrei) referência aqui, fala em inundações não em estragos, a meu ver um valor dessa ordem devia (?) causar alguns estragos, ainda por cima com o solo seco como uma pedra, em que com chuva dessa intensidade a água escorre muito à superfície..

Mau tempo: Chuva intensa provocou 26 inundações no Alentejo

Setembro 13, 2022

A chuva intensa que caiu ontem à noite no Alentejo provocou 26 inundações, até às 22:00, em vias públicas e habitações, sobretudo no distrito de Beja, sem causarem danos pessoais, disseram fontes da Proteção Civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que no distrito foram registadas 17 inundações, nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Alvito, Beja e Aljustrel.

O concelho de Ferreira do Alentejo foi o mais afetado, no distrito de Beja, com 10 inundações, acrescentou a mesma fonte.

No distrito de Évora, de acordo com o CDOS, ocorreram nove inundações, nos concelhos de Estremoz, Évora, Alandroal e Portel, e uma queda de árvore, em Mora, tendo o concelho de Estremoz sido o mais afetado, com seis inundações.

Segundo o CDOS de Portalegre, no distrito, foram registadas apenas duas quedas de árvores durante o dia.

Fonte: Lusa

Eu compreendo que dado o "historial" possa haver desconfiança no valor indicado, mas penso que tem havido boas melhorias no cuidado com as instalações e dou o benefício da dúvida.

Por vezes nem é um erro de instalação (a ser ) da estação em si, mas do software ou até mesmo algum problema no pluviómetro, não estou a dizer que é o caso.

O que faz mesmo falta é mais estações oficiais do IPMA um pouco por todo o País, em especial no interior...

Eu vi essa noticia... Antes de desconfiar do valor fui ver se havia alguma sustentação no mesmo.. E fiquei na mesma, houve 26 ocorrências (apenas)... E dessas, 10 foram em Ferreira do Alentejo e 7 nos restantes concelhos do Baixo Alentejo, Alvito nem conseguiu ser o concelho com mais ocorrências.... Pode ter sido muita sorte e a chuva ter caído toda nos sumidouros pluviais! :p :D