Há uma ( pelo menos a que encontrei) referência aqui, fala em inundações não em estragos, a meu ver um valor dessa ordem devia (?) causar alguns estragos, ainda por cima com o solo seco como uma pedra, em que com chuva dessa intensidade a água escorre muito à superfície..
Setembro 13, 2022
A chuva intensa que caiu ontem à noite no Alentejo provocou 26 inundações, até às 22:00, em vias públicas e habitações, sobretudo no distrito de Beja, sem causarem danos pessoais, disseram fontes da Proteção Civil.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à agência Lusa que no distrito foram registadas 17 inundações, nos concelhos de Ferreira do Alentejo, Alvito, Beja e Aljustrel.
O concelho de Ferreira do Alentejo foi o mais afetado, no distrito de Beja, com 10 inundações, acrescentou a mesma fonte.
No distrito de Évora, de acordo com o CDOS, ocorreram nove inundações, nos concelhos de Estremoz, Évora, Alandroal e Portel, e uma queda de árvore, em Mora, tendo o concelho de Estremoz sido o mais afetado, com seis inundações.
Segundo o CDOS de Portalegre, no distrito, foram registadas apenas duas quedas de árvores durante o dia.
Fonte: Lusa
A chuva intensa que caiu ontem à noite no Alentejo provocou 26 inundações, até às 22:00, em vias públicas e habitações, sobretudo no distrito de Beja, sem causarem danos pessoais, disseram fontes da Proteção Civil. Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou à...
www.planicie.pt
Eu compreendo que dado o "historial" possa haver desconfiança no valor indicado, mas penso que tem havido boas melhorias no cuidado com as instalações e dou o benefício da dúvida.
Por vezes nem é um erro de instalação (a ser ) da estação em si, mas do software ou até mesmo algum problema no pluviómetro, não estou a dizer que é o caso.
O que faz mesmo falta é mais estações oficiais do IPMA um pouco por todo o País, em especial no interior...