Eu sou um defensor da rede do meteoalentejo, (crítico mas defensor), até porque como já o referi aqui, dá muitas vezes cartas às EMA's oficiais, que como sabemos carecem muitas vezes de manutenção.
Eu preferia menos estações mas com dados de qualidade, do que um país cheio de estações com dados duvidosos.
No entanto, acho que valores desta amplitude não podem ser tidos como verdadeiros sem uma análise mais profunda.
No caso de Alvito, estamos a falar de
47mm em 30minutos. 30 minutos com uma intensidade média de 94mm/h. Isto é uma imensa carga de água num espaço de tempo grande. "No mínimo" deveria aparecer no radar um eco roxo estacionário, visto que foi um período bastante grande com uma enorme intensidade.
Mas Alvito não é caso único.
Ferreira do Alentejo tem também um avultado acumulado de precipitação com quase 20mm em 10 minutos. Ou seja, durante 10minutos a intensidade média da chuva foi de 120mm/h!
Nisa hoje vai com 76,5mm. Não sendo tão evidente como nas outras duas estações, o que me parece é que acima de uma determinada intensidade de precipitação as estações ou os softwares estão a sobrestimar a precipitação acumulada.