Aurélio Carvalho
Cumulonimbus
Acho que a estação de Sagres está marada no que toca ao registo de precipitação..
Tem registado precipitação o dia todo!
Concordo.Acho que a estação de Sagres está marada no que toca ao registo de precipitação..
É desta que vem um "reventón" a la algarvia vindo das serras e expulsa toda a gente da praia!
Desculpa-me sei que queres sol mas precisamos de uns mm's no Sotavento Algarvio onde praticamente ainda não choveu.
Isto sou eu a falar como é óbvio. Eu aconselho-te a estares atento a Norte/Nordeste de onde poderá vir qualquer coisa. Qualquer das formas sem instabilidade/vento até poderá estar bastante agradável na praia. Entretanto a partir de Quarta melhora!
Pois, vamos ver, o Arome prevê instabilidade a partir do meio da tarde no Alentejo...Hoje ficamos a ver navios no Alentejo
Nada disso, seria mais fácil ser o spray das ondas do mar.Concordo.
Será a rega da relva?
Fogo. Já tou aqui e tá uma brasa que não se pode...É desta que vem um "reventón" a la algarvia vindo das serras e expulsa toda a gente da praia!
Desculpa-me sei que queres sol mas precisamos de uns mm's no Sotavento Algarvio onde praticamente ainda não choveu.
Isto sou eu a falar como é óbvio. Eu aconselho-te a estares atento a Norte/Nordeste de onde poderá vir qualquer coisa. Qualquer das formas sem instabilidade/vento até poderá estar bastante agradável na praia. Entretanto a partir de Quarta melhora!
Muito potente e bem estacionária!Que célula potente que está na zona de Vendas Novas, infelizmente está a sul da estação![]()
Que célula potente que está na zona de Vendas Novas, infelizmente está a sul da estação![]()
Muito potente e bem estacionária!
Localmente a precipitação deve estar a ser torrencial, mas nem nas estações amadoras parece acertar!
Na direcção de Vendas Novas, um pouco para a direita/sul?
Nessa altura foi o início do eco roxo da células.
![]()
O eco do topo da célula atingiu a máxima altitude talvez por volta das 17h20, pelo menos 13 Km.
![]()
Local em Off-topic:
O eco rosa centrou-se sobre uma zona praticamente sem povoados, Montes do Foro da Baixa é o lugar mais próximo.
Na estação MeteoAlentejo de Vendas Novas não passou o núcleo mais forte do aglomerado de células, mas de raspão ainda recebeu a precipitação de eco laranja da célula periférica de NO.
Cerca de 3 mm em menos de meia hora, algum significado mas pouco em face dos ecos tão fortes próximos.
No gráfico estão lá os sinais habituais da passagem de uma célula relativamente forte, mais significativa a descida de cerca de 8ºC na temperatura, um pico de vento local, subida local da pressão em contra-ponto da normal descida gradual da pressão durante a tarde em situações sinópticas de depressão no interior da península.
![]()