Seguimento vulcanismo Islândia 2011

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Acaba de haver um 3.3 No Katla, há 22 minutos...

Magnitude ML 3.3
Region ICELAND
Date time 2011-07-13 16:04:40.5 UTC
Location 63.65 N ; 19.08 W
Depth 1 km
Distances 149 km E Reykjavík (pop 113,906 ; local time 16:04:40.5 2011-07-13)
148 km E Hafnarfjörður (pop 22,289 ; local time 16:04:40.5 2011-07-13)
63 km E Vestmannæyjar (pop 4,203 ; local time 16:04:40.5 2011-07-13)

Fonte:
http://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=229040



Está tudo muito alinhado, pode querer indicar esse sismo a Sul da Ilha que a falha é bem grande e pode originar fractura, ainda mais agora com este novo sobre o Katla.

Este 3.3 é muito forte, movimentações de magma muito marcantes ou mesmo erupção!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O sismo no Katla tem um pouco menos, 2.6 pelo MetOffice islandês, com 99% de qualidade, e mais próximo da superfície, profundidade de 0,1km
http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/#view=table

Poderá ter sido um grande colapso de gelo no glaciar na sequência da pequena ou aparente erupção subglacial e cheia do sábado passado?
É aguardar, mas pelos tremores harmónicos não parece estar a ocorrer uma erupção no Katla.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Nos últimos dias têm havido muita coisa invulgar e em simultâneo.

Primeiro, há uns dias atrás da semana passada, o Hekla teve uma inflação súbita e a protecção civil preparou a zona para uma erupção que não ocorreu. Depois, no fim de semana, o Katla registra o maior evento de tremor harmónico (que já durava há 2 semanas) e uma suposta erupção debaixo do glaciar causou uma cheia destrutiva que quebrou a principal estrada do país. Isto não bastou, pois hoje ocorreram 3 coisas importantes: uma cheia glacial vinda do Vatnajokull (provavelmente do adormecido Bardarbunga), depois este sismo 2.5 em Surtsey nas Westman Islands (uma zona que praticamente nunca têm sismos), e agora há minutos este 3.0 no Katla, sentido na zona e notícia principal na Islândia, depois da cheia de manhã.

Parece tirado dum filme, toda esta animação vulcânica!

Há cientistas que acreditam que as Westman Islands poderão fazer parte do sistema do Katla, juntamente com o Eyjafjallajokull. Isto poderia indiciar que o magma do Katla está a tentar arranjar uma saída lateral, no seu sistema de fissura. É conhecido que as fissura do Katla continuam para leste até ao Vatnajokull (onde ocorreu a cheia glacial hoje). Ver fissura Eldgjá (pertencente ao Katla), erupção há 1000 anos, que constituí recorde de volume de lava. Estas larguíssimas erupções fissura ocorrem a cada 300-500 anos na Islândia. Quando estas ocorrem largas partes do sul da Islândia têm várias erupções em simultâneo, como ocorreu em 1477.

Poderia especular que toda esta actividade poderia ser um sinal que o magma poderia encontrar saída numa dessas erupções fissura, algo que traria consequências dramáticas a nível global (como ocorreu na erupção Laki em 1783). Observámos hoje actividade em toda a zona desde as Westman Islands até à extremidade oeste do Vatnajokull.

Caso contrário, é uma coincidência a actividade simultânea nas Westman Islands, Katla e Bardarbunga.

Segundo o Icelandic Met Office houve um sismo de 2.x próximo da ilha de Surtsey. Há quanto tempo isto ñ acontecia?

110713_1430.png
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
O vulcanismo Islandês está ao rubro ou costuma ser sempre assim?

Não me lembro ter havido um período com tanta actividade vulcânica e sísmica ao mesmo tempo por aquelas paragens...:shocking:
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
O vulcanismo Islandês está ao rubro ou costuma ser sempre assim?

Não me lembro ter havido um período com tanta actividade vulcânica e sísmica ao mesmo tempo por aquelas paragens...:shocking:

Não é costume tanta actividade não, ainda para mais com a distribuição que esta a ser registada, quase linear apontando tudo para o mesmo... Vamos aguardar a ver no que vai resultar.

A actividade sismica está totalmente relacionada com os movimentos do magma e das suas alterações de pressão.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Sim, as coisas estão activas. Em Março de ano passado tivemos a erupção mediática do Eyjafjallajökull, em Maio deste ano tivemos a erupção espectacular do Grímsvötn, no sábado passado tivemos aparentemente uma pequena erupção subglacial no Katla com cheias, e a noite passada provavelmente ocorreu algo idêntico, também com cheia glacial, ainda bastante distante daqui, a nordeste, no complexo Bardarbunga/Hamarin. Para além de tremores harmónicos noutros locais, para ajudar a baralhar ainda mais.

De qualquer forma, a Islândia tem sido bastante activa do ponto de vista vulcânico ao longo da últimas décadas, desde puto que sempre fui ouvindo falar de eventos vulcânicos na Islândia, aquela crise das companhias aéreas do ano passado é que deu outro mediatismo ao assunto.

Não esquecer também que hoje há toda uma série de eventos menores que podem eventualmente ter ocorrido com maior regularidade do que pensamos no passado. É preciso ver que até há 20 ou 30 anos atrás não existia todo um arsenal de equipamentos a vigiar estruturas vulcânicas, tremores harmónicos, deformação do terreno com GPS's, etc.etc que hoje existem na Islândia.

Com isto não estou a menorizar esta interessante sequência de eventos, antes pelo contrário, até sou dos que acham que algo de importante se está a cozinhar, e como já disse de outras vezes, eu tenho um particular interesse nos efeitos vulcânicos no clima, efeitos que julgo eu que andam actualmente abaixo do que sucedeu noutros séculos. Agradeço a todos, em especial o ipsrit pelo esforço e dedicação, sobretudo por termos conseguido discutir ao longo dos últimos meses tudo isto com bastante racionalidade e contenção, especularmos qb. e sempre a avisar para o que é especulação do que não é (há imenso lixo na Net dos chamados "Katla-doomers") sempre com um pé firme na terra da ciência e evidências, sem contudo deixarmos de discutir cenários mais especulativos. É esse o espírito deste fórum.

Deixo um mapa que pode ser útil, com tantos eventos e nomes confusos, ajudará a orientarmos-nos melhor.

90290441.gif
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
O vulcanismo islandês por vezes têm períodos de extrema intensidade, com erupções de impacto global.

Este pico de actividade embora não comum, não é fora do normal.
Mas poderá indiciar uma dessas erupções de impacto global. Esperemos que não.

Noutras ocasiões podem ocorrer erupções em simultâneo, e erupções de 3 vulcões no mesmo ano figuram nos registos históricos.

O vulcanismo Islandês está ao rubro ou costuma ser sempre assim?

Não me lembro ter havido um período com tanta actividade vulcânica e sísmica ao mesmo tempo por aquelas paragens...:shocking:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
É um mapa excelente Vince.

Como podem ver os sistemas vulcânicos do Katla, Grimsvotn, Bardarbunga e Askja são bastante longos ao longo de fissuras de ambos os lados do vulcão central. Estes vulcões estão directamente acima da pluma magmática islandesa (hot spot).

São estas fissuras responsáveis por largas erupções, que libertam quantidades extraordinárias de lava. Se repararem, as fissuras tocam os outros vulcões nas suas extremidades. Por vezes a erupção de um ocorre em simultâneo com o do vulcão vizinho, e toda a fissura entre ambos. Tal aconteceu em 1477 com erupções do Torfajokull e Bardarbunga, e toda a fissura entre ambos!

Todos estes vulcṍes têm também caldeiras bastante largas. O Grimsvotn têm uma caldeira com 8km de diametro, nos outros três as caldeiras medem até 15km de diâmetro. Os quatro vulcões têm potencial para erupções com grande libertação de tefra e indices de explosividade até VEI6. Normalmente as erupções no Grimsvotn medem VEI3, no Katla VEI4 ou VEI5. O Askja e o Bardarbunga têm erupções muito menos frequentes, na maioria pequenas fissuras (VEI2) mas já tiveram eventos históricos VEI6.

Indo aos dados históricos, o Katla têm uma erupção normalmente a cada 40-80 anos, e são sempre erupções muito largas e na caldeira. Mais raramente têm erupções fissura, que libertam quantidades larguíssimas de lava. Daí que toda a gente espere uma nova erupção do Katla, possivelmente já bastante em breve. A última erupção em 1918 foi antecedida por alguns sismos intensos, provavelmente de magnitude 4 ou 5. Por esse motivo, eu espero ainda mais umas semanas e uns meses de elevada actividade sísmica no Katla.

O Bardarbunga teve a sua última erupção em 1910 e antes em 1864. Foram erupções pequenas. Após isso, houve alguns eventos glaciais como este de hoje. A última grande erupção já lá vai em 1477: e são precisamente essas erupções largas que o Bardarbunga costuma ter a cada 500 anos. Daí que mais cedo ou mais tarde, irá haver uma, normalmente na zona Veidivotn que é próxima do Hamarin, a sudoeste. O Hamarin é um cone vulcânico, dentro do sistema do Bardarbunga, debaixo do glaciar.

Daí que não seja de estranhar estes vulcoes darem sinais. Estatisticamente, e baseado em padrões históricos, já deveríamos ter tido erupções largas do Katla e do Bardarbunga, assim como uma nova erupção do Hekla.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Update: a cheia glacial desta manhã do Hamarin foi maior em volume que a cheia de sábado do Katla. Saíu do glaciar e chegou a uma barragem que transbordou (sem qualquer dano para esta) e depois encheu um lago natural downstream.

O tremor diminuí mas ainda não voltou aos valores normais.
Segundo as notícias islandesas, nasceu uma nova zona termal na região, provavelmente resultante da subida do magma até perto da superfície.

No Katla, o sismo 2.6 não resultou em nenhuma alteração do tremor.
 

jorgepaulino

Cumulus
Registo
30 Jan 2006
Mensagens
318
Local
N Arraiolos
Update: a cheia glacial desta manhã do Hamarin foi maior em volume que a cheia de sábado do Katla. Saíu do glaciar e chegou a uma barragem que transbordou (sem qualquer dano para esta) e depois encheu um lago natural downstream.

O tremor diminuí mas ainda não voltou aos valores normais.
Segundo as notícias islandesas, nasceu uma nova zona termal na região, provavelmente resultante da subida do magma até perto da superfície.

No Katla, o sismo 2.6 não resultou em nenhuma alteração do tremor.

Off topic: outra pontaria para uma mensagem às ZERO HORAS, à semelhança do tópico dos relógios do etna ... :shocking:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Segundo os cientistas islandeses ocorreram 3 pequenas erupções subglaciais no Hamarin anteontem à noite (a primeira erupção desde 1910). http://www.ruv.is/frett/kvikuinnskot-i-koldukvislarjokli

Esta semana houve portanto dois vulcões a ter erupção na Islândia: o Katla e o Hamarin.

Ou 3 erupções no espaço de dois meses:

21 Maio: Grimsvotn (erupção subglacial bastante larga)
10 Julho: Katla (erupção subglacial pequena e cheia)
13 Julho: Hamarin (erupções subglaciais pequenas e cheia)

Pelo menos nas últimas décadas, tal sequência de 3 vulcões diferentes nunca ocorreu.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Vou explicar, sem sensacionalismos, o porquê deste aumento de actividade vulcânica na Islândia, segundo a explicação dos especialistas.

Aparentemente a hot spot islandesa tem um ciclo de ~120-160 anos, em que a actividade vulcânica atinge um máximo durante algumas décadas, depois volta a decair.

Esta actividade não só se manifesta em mais erupções na Islândia, como erupções mais violentas, e sobretudo maior actividade dos vulcões debaixo do Vatnajokull. Precisamente o que estámos a observar agora.


Se estudarmos este ciclo, existem máximos bem evidentes de mais actividade vulcânica à volta de 1880, e antes à volta de 1730, 1610, 1477, 1350, 1230, 1100, 930.

Seguindo o ciclo é suposto termos um novo máximo algures nas próximas décadas, entre 2010 e 2040.

Nessa ocasiões ocorrem muitas erupções na Islândia e largas libertações de magma; ao longo de algumas décadas. Depois a actividade vulcânica volta a tornar-se bastante reduzida (como esteve na maioria do século passado)

Ver lista de erupções na Islândia aqui


O que é preocupante é que praticamente em todos os máximos, ocorreram 1 ou 2 erupções bastante destrutivas, como Eldgjá em 934, Hekla 1104, Reykjanes 1226, Oraefajokull 1362, Veidivotn 1477, Katla em 1612 e 1625, período extremamente eruptivo nos 1720s (e as erupções violentas mais tarde do Katla em 1755 e Laki em 1783), e Askja em 1875.

Nestes máximos vulcânicos, também ocorrem muito maior número de erupções vulcânicas. Vejam por exemplo (na lista acima) as numerosas erupções em quase todos os anos na década de 1720s, ou as sucessivas erupções nas década de 1880s e 1890s, muitas delas no Vatnajokull.

Nestes máximos, também tende a ocorrer actividade em vulcões que normalmente não têm erupções. Portanto, espero nas próximas décadas não só uma larga erupção na Islândia (com impacto global), como actividade em vulcões longamente adormecidos, e elevada actividade nos vulcões do Vatnajokull, como estámos precisamente a observar.

Dos vulcṍes que acho que terão erupções em anos próximos serão Krisuvik, Langjokull (ambos longamente adormecidos), Esjufjoll, Kverfjoll e Bardarbunga, Askja, Katla, Hekla e Grimsvotn, com um ou dois deles a terem uma erupção extremamente intensa (que pode ser explosiva ou de fissura, como ocorreu em todos os máximos anteriores). Nisto, baseio-me nas indicações sísmicas e inflação observadas nestes vários vulcões.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve