Seguimento vulcanismo Islândia 2011

Off topic: outro a dar-lhe com os posts às ZERO HORAS !!!

On-topic: dá a ideia de ser uma falhar qualquer, acabarem de repente assim os sismos ...

Pois realmente é também no que eu mais aposto.

Quanto as zero horas foi mera coincidência. Calhou..:p

Peço desculpa pelo off-topic:
:huh: Já chega não, é a 3ªvez que falas do assunto ? Eu se fizer um post às 01:02:03 prometes-me que fazes o pino ? Ou se for às 06:06:06 chamas o exorcista ?

Faço isso tudo ! ;)

Edit: acho desnecessária essa agressividade relativamente a um assunto que acaba por ter a sua graça, principalmente vinda de um user com a tua Reputação e Respeito em 1º lugar e em 2º lugar como Administrador do forum. Uma chamada de atenção era o suficiente, uma resposta destas era evitável !

É comum haver alturas em que não há sismos. E comum haver alturas em que há muitos sismos.

O mesmo em relação à actividade vulcânica, a qual possui um ciclo de cerca de 130 anos, que agora caminha para o seu máximo.

Mais uma série de quase 30 sismos esta noite.

18072011093645.jpg

Na Islândia ao longo de todo o rift existe actividade sísmica, causada pela separação das placas tectónicas. Existem duas zonas de rift, uma ocidental e outra oriental. Na zona ocidental, o vulcanismo é menos activo e portanto os sismos estão mais associados a processos tectónicos. Ocorrem diariamente e ocasionalmente com mais intensidade.

Na zona oriental, o vulcanismo é muito mais activo (por estar acima da pluma magmática da hot spot), portanto existem mais erupções que provavelmente libertam esse stress. Usualmente os sismos são menos intensos e menos frequentes, mas antes de erupções vulcânicas são normalmente intensos, na ordem da magnitude 3 a 5.

É sempre bom quando ocorre a normalidade de dezenas de sismos diários. Assim a pressão é libertada gradualmente. Esporadicamente ocorrem sismos mais violentos na ordem dos 6.5, como em 2000 e 2008, principalmente na zona que une os dois rifts, e onde as placas se deslocam horizontamente (e não existe vulcanismo activo nesta zona).

Na zona de erupções ocorrem normalmente erupções pequenas de fissura, e ocasionalmente erupções mais violentas ou com quantidades enormes de lava.

Pelo que se pode verificar a actividade sismica continua, com menos frequencia.

http://en.vedur.is/earthquakes-and-volcanism/earthquakes/

Curioso porque é que numa zona com bastante actividade vulcanica os sismos são sempre de fraca intensidade. Será que é a tal teoria da libertação de energia a mostrar o seu lado prático ?

Ocorreu um sismo 3.5 no Katla, hoje de noite, seguido de dezenas de aftershocks.

O sismo foi detectado fortemente nos sismógrafos, e foi reclassificado em 2.6 pelo Instituto de Metereologia, mas aparece como 3.8 nos registros internacionais. Provavelmente, a classificação de 2.6 é um pouco errada.

110718_0220.jpg

Em qualquer dos casos, está a tornar-se evidente que o Katla se está a aproximar de uma erupção larga. Tudo indica para isso.

Antes da erupção do Eyjafjallajokull, que estava silencioso há 200 anos,. ocorreu um período de 3 meses de intensa actividade sísmica, à semelhança do que ocorre agora no Katla (adormecido há 100 anos).

Se formos pela mesma linha, é de esperar uma erupção do Katla entre o próximo Agosto e Outubro, já que a actividade mais intensa que estámos a observar começou em Junho.

Historicamente o Katla costuma ter as suas erupções quase sempre entre Julho e Outubro. Isto deve-se ao derretimento do gelo no verão que causa mais facilidade de erupção. E é por esse motivo, que eu penso que existe uma considerável probabilidade de a erupção ocorrer então até Outubro. Se não ocorrer em 2011, então é muito provável que a erupção ocorra em 2012.

Se for assim, então devemos esperar mais sismos 3 e até 4, à semelhança dos últimos dias, e provavelmente na ordem de 5, mesmo antes da erupção.

Penso que a erupção deverá ser de VEI5 (semelhante ao Monte St Helens nos EUA em 1980) e portanto deverá trazer algum impacto na aviação europeia durante algumas semanas, e provavelmente algum impacto pequeno no clima a curto-prazo. No mais fraco dos cenários, a erupção será VEI4 idêntica à do ano passado. No pior dos cenários, teríamos uma erupção com intensidade VEI6 semelhante à do Pinatubo, ou uma grande fissura. Pessoalmente, não desejo isso nada mesmo!

Por um lado acho que queriámos ver uma grande manifestação da força na natureza, queriamos ver os aviões no chão (o menor dos males) e queriamos ver o clima a mudar um pouco.

Infelizmente isso não é possivel sem que hajam vitimas e danos, portanto esperamos que o katla faça pouco mais que tossir um pouco e espirrar ! :(

Jorge, eu compreendo esse desejo de ver algo grande, mas acho que é um pouco ingénuo pedir algo assim! E até mauzinho!

Primeiro, o impacto climático do Katla pode ser considerável. Em 1919, após a erupção do Katla em 1918, o inverno foi extraordinariamente frio em todo o Hemisfério Norte, um dos mais frios do século. E foi também nesse inverno e ano que ocorreu a famosa Spanish Flu (que também teve como causa a primeira guerra mundial que estava a acabar nesse ano) A erupção de 1918 causou igualmente um tsunami na zona, que devastou largas partes da costa sul islandesa. Além disso, o impacto da erupção seria grave, já que a economia está tão frágil, que uma disrupção dessas (aviação, clima e possivelmente agricultura) seria bastante mau.

É giro ver uma pequena erupção de fissura, umas fontes de lava a serem atiradas ao ar, como ocorrer frequentemente em muitos vulcões no mundo. Se queres a adrenalina de ver uma vulcão, viaja até a um sítio como o Hawai ou Etna (as viagens nem são caras até ao sul da Itália). Mas uma erupção violenta como a que pode ocorrer no Katla, é algo que nem tu, nem eu, nem ninguém queira desejar!

Eu cada vez tenho mais a teoria que hoje em dia muita gente deseja estas catástrofes (como o fenómeno 2012 evidencia), porque ver algo desse género acontecer, mesmo que nas notícias, liberta adrenalina e dopamina no corpo humano. E esta libertação é um pouco como uma droga, o corpo quer mais. Isso é talvez um sinal que as pessoas vivem vidas aborrecidas ou depressivas, e então desejam ver algo interessante e fantástico acontecer, seja nas notícias ou ao vivo. Para esse propósito, é melhor ver um filme de acção ou de sci-fic.

Mas compreende que isto não é nenhuma crítica pessoal a ti.

Por um lado acho que queriámos ver uma grande manifestação da força na natureza, queriamos ver os aviões no chão (o menor dos males) e queriamos ver o clima a mudar um pouco.

Infelizmente isso não é possivel sem que hajam vitimas e danos, portanto esperamos que o katla faça pouco mais que tossir um pouco e espirrar ! :(

Jorge, eu compreendo esse desejo de ver algo grande, mas acho que é um pouco ingénuo pedir algo assim! E até mauzinho!

...

Mas compreende que isto não é nenhuma crítica pessoal a ti.

Claro que não levo isso como sendo nenhuma critica, alias na ultima frase do meu post tive o cuidado de escrever que isso não pode ser ... mas a força da natureza fascina todos nós !

Esperamos ver qualquer coisa, mas na pior das hipoteses igual ao deste ano !

Qualquer dia vou mesmo à Islandia, é só conseguir estabilizar um pouco as minha economias !

Mais alguma actividade interessante.

Um sismo 1.7 perto do Hekla. E os tremores começam a subir de novo nas estações junto ao Katla, mas somente ligeiramente. Para já nada de extraordinário.

Vou tentar estimar a força com que o Katla vai ter na próxima erupção, se ocorrer nos próximos meses (como penso que vai).

Até aos anos 90, a inflação no Katla era de alguns mm por ano (ou seja, cerca de 40cm desde 1918, a sua última larga erupção). Nos últimos anos, a inflação tem sido de 2cm por ano, ou seja mais uns 20-30cm. A inflação total é então estimada em 60-70cm.

Agora, temos exemplos de duas erupções recentes na Islândia, a do Hekla em 2000, após 10 anos, com uma inflação de 10cm, resultou numa erupção de 0.2 Km cúbicos de material (quase só lava, VEI3). O Grimsvotn teve uma erupção em 2011 com 0.7 Km cúbicos de tefra (VEI4), após uma inflação de 40cm desde a última erupção em 2004. EDIT: o Eyjafjallajokull registrava antes da sua erupção uma inflação estimada em 35cm e também teve uma erupção VEI4 (0.2 Km cúbicos de material).

Se seguirmos a mesma lógica (mas uma lógica que pode não se aplicaR ao Katla), a futura erupção deverá libertar aproximadamente o dobro do volume da do Grimsvotn este ano, cerca de 1 a 1.4 Km cúbicos de material (VEI5), dado que a inflação é quase o dobro.

No entanto, falámos de uma inflação acumulada ao longo de décadas e de uma caldeira maior que a do Hekla e Grimsvotn. Alguém quer acrescentar algo a esta estimativa?

Vou tentar estimar a força com que o Katla vai ter na próxima erupção, se ocorrer nos próximos meses (como penso que vai).

Até aos anos 90, a inflação no Katla era de alguns mm por ano (ou seja, cerca de 40cm desde 1918, a sua última larga erupção). Nos últimos anos, a inflação tem sido de 2cm por ano, ou seja mais uns 20-30cm. A inflação total é então estimada em 60-70cm.

Agora, temos exemplos de duas erupções recentes na Islândia, a do Hekla em 2000, após 10 anos, com uma inflação de 10cm, resultou numa erupção de 0.2 Km cúbicos de material (quase só lava, VEI3). O Grimsvotn teve uma erupção em 2011 com 0.7 Km cúbicos de tefra (VEI4), após uma inflação de 40cm desde a última erupção em 2004. EDIT: o Eyjafjallajokull registrava antes da sua erupção uma inflação estimada em 35cm e também teve uma erupção VEI4 (0.2 Km cúbicos de material).

Se seguirmos a mesma lógica (mas uma lógica que pode não se aplicaR ao Katla), a futura erupção deverá libertar aproximadamente o dobro do volume da do Grimsvotn este ano, cerca de 1 a 1.4 Km cúbicos de material (VEI5), dado que a inflação é quase o dobro.

No entanto, falámos de uma inflação acumulada ao longo de décadas e de uma caldeira maior que a do Hekla e Grimsvotn. Alguém quer acrescentar algo a esta estimativa?

Boas!

E a cheia glaciar que a erupção pode provocar!? Se "um lixeiro aquecimento", provocou, o que se sabe, estando ele por baixo de um glaciar, as consequências devem ser catastróficas!!! Para essa situação existe algum tipo de plano de emergência!?