Quando em meteorologia se fala de frio em altitude, nada tem a ver com a temperatura no cume dos montes. Podem estar -3ºC no Pico da Vara, mas se as temperaturas forem positivas em altitude, garanto-te que não neva.
O frio em altitude está relacionado com a temperatura aos 850hPa, 500hPa....
Esses parâmetros são essenciais para o cálculo da cota de neve.
A diferença de 1ºC aos 850hPa, tem mais importância que a diferença de 100metros entre as serras.
Certo!
Mas não te esqueças que a altitude também tem aqui um papel preponderante pk se não fosse, a essa hora tb não nevaria na Madeira que situa-se numa latitude muito mais quente que os Açores, ou até então nas Canárias, Cabo verde ou em Madagáscar, para não citar outros exemplos. Arranjar desculpas para tentar justificar a ocorrência ou não de queda de neve em ilhas terá que se ter em conta muitos e vários aspectos entre os quais a ALTITUDE E A ÁREA DE RETENÇÃO DE FRIO das ilhas, coisa que no caso dos Açores é explicado na ilha do Pico pela sua altitude e em São Miguel pela sua maior área e altitude quando em relação a outras ilhas, ou será que isso não é o suficiente???
E onde entram agora aqui as cotas imaginárias para algumas ilhas explica?

Daí que os açorianos por norma (os mais inteligentes e as pessoas mais antigas), nunca se fiarem nas previsões dadas pelos meteorologistas daqui. São um verdadeiro desastre. São no mínimo as piores previsões e as mais cómicas de sempre. Nós açorianos não precisamos de tirar um curso para sabermos prever o nosso tempo... porque o tempo nos Açores é muito difícil de se prever, e só os próprios habitantes locais têm mais consciência e sabedoria em relação ao seu próprio clima do que os não locais.
E essa das cotas imaginárias foi a maior piada que eu já ouvi em algum dia da minha vida.
Agora diz-me? Vale a pena as pessoas levarem a sério previsões dessa natureza? I don't think so.
As pessoas sabem o clima que têm e já sabem se amanhã vai chover ou fazer vento pelas estrelas, pela lua, pelo orvalho, pela humidade, pelo mar, etc... o meu avô por exemplo no dia antes já sabe se no dia seguinte vai chover ou cair granizo pelas nuvens e pelas estrelas, e ele nc precisou de tirar um curso em meteorologia para saber quando é que tem de ir levar a pastar as suas cabras ao mato, e diga-se de passagem que já tem 88 anos idade, e as suas previsões nunca falharam. Quem diz dele, diz das mais outras pessoas. O povo é sábio meu amigo
.....e verdade seja dita os antigos nc se enganaram.. ao contrário de meteorologistas de fora que vêm para cá armados em cientistas quando nem conhecem as altitudes máximas de cada ilha e põem-se depois para aí a inventar cotas ao deus dará para as ilhas. Deveras preocupante