Será que vamos ter neve nas montanhas Açorianas nos próximos dias?

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Muito obrigado pelas explicações dadas.
Não quero ver ninguém em situação de perigo por tal coisa! lol
Foi tudo mais numa «se der»... :)

Igualmente eu, neste caso relativo às fotos da neve. Fazer sempre tudo com a máxima segurança possível. Pois mais importante que qualquer fenómeno, por muito desejado e belo que seja, é a nossa preciosa vida! :w00t::thumbsup:
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ao que parece oficialmente a queda de neve nas ilhas na madrugada de sexta para sábado poderá ser uma realidade a Partir dos:

940 metros para o Grupo Ocidental

970 metros para o Grupo Central

1070 metros para o Grupo Oriental

Custa-me a perceber essas cotas. A sério!

Porque dão cotas tão baixas para o Grupo central e cotas mais baixas para o Grupo Oriental, sabemdo que no Grupo Oriental existem (existe) apenas uma única ilha com altitudes muito superiores às restantes do Grupo Central com a excepção do Pico?

E a questão das cotas para o Grupo Ocidental ser de 940, devem de estar-se a referir pura e simplesmente às flores só pode.

Ainda essa noite cheguei a registar 7.9ºC pelas minhas bandas. Se nem com essas temperaturas dão neve para a minha zona então sinceramente e que me desculpem os demais, a meteorologia é uma treta das grandes.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Custa-me a perceber essas cotas. A sério!

Porque dão cotas tão baixas para o Grupo central e cotas mais baixas para o Grupo Oriental, sabemdo que no Grupo Oriental existem (existe) apenas uma única ilha com altitudes muito superiores às restantes do Grupo Central com a excepção do Pico?

E a questão das cotas para o Grupo Ocidental ser de 940, devem de estar-se a referir pura e simplesmente às flores só pode.

Ainda essa noite cheguei a registar 7.9ºC pelas minhas bandas. Se nem com essas temperaturas dão neve para a minha zona então sinceramente e que me desculpem os demais, a meteorologia é uma treta das grandes.

Aos poucos vão alterando as coisas.

Ontem o Mata não dava neve para aqui

Hoje aquele meteorologista indiano, o Fernandes, já falou acima dos 1070 metros para aqui
Mas eu continuo acreditar que caia alguma coisa na Barrosa a 950 metros. No Pico da Vara nem duvido.

Eu junto ao mar, na costa sul, uma das zonas mais amenas da ilha registei uma minima de 8,7ºC imagino então aí para o Nordeste que é bem mais frio
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Custa-me a perceber essas cotas. A sério!

Porque dão cotas tão baixas para o Grupo central e cotas mais baixas para o Grupo Oriental, sabemdo que no Grupo Oriental existem (existe) apenas uma única ilha com altitudes muito superiores às restantes do Grupo Central com a excepção do Pico?

E a questão das cotas para o Grupo Ocidental ser de 940, devem de estar-se a referir pura e simplesmente às flores só pode.

Ainda essa noite cheguei a registar 7.9ºC pelas minhas bandas. Se nem com essas temperaturas dão neve para a minha zona então sinceramente e que me desculpem os demais, a meteorologia é uma treta das grandes.

Não percebo onde é que está a dúvida.

Se há mais frio em altitude no grupo central, porque é que a cota não deveria ser mais baixa?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Ontem à noite registei temperaturas por aqui na casa dos 7-9ºC.

Se nem mesmo assim com essas temperaturas dão neve para aqui, então sinceramente não sei quando quando irá nevar.

Certamente só quando eles entenderem :huh:

Olha acabei de ver há pc o boletim do tempo e o indiano insiste com a sua teoria dos 940 m para o Grupo Ocidental e com os 970 para o Central e 1070 para o oriental :w00t::w00t: :lmao::lmao::lmao::lmao:

Hilariante! Melhor do que isso só mesmo nas previsões da China :lmao:

Brincadeira :D

Mas agora a sério: Eu não sei onde foi que esse meteorologista se licenciou.. Na Universidade dos Açores é que não foi de certeza :lmao::lmao:

Registo aqui agora uma máxima de de 9.3.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Não percebo onde é que está a dúvida.

Se há mais frio em altitude no grupo central, porque é que a cota não deveria ser mais baixa?

Mais frio em altitude?
Por isso mesmo!

Se aqui a zona do Nordeste que é a parte mais alta da ilha e a maior altitude depois da ilha do Pico acho que não é preciso dizer mais nada. Se ontem eu aqui até registei temperaturas mais baixas que algumas ilhas do Grupo central, sem falar de Ponta Delgada e Santa Maria, e associada igualmente a uma pressão atmosférica tb mais baixa... então devo de ser eu que andei na faculdade errada.:confused:

Se houvessem estações meteorológicas lá em cima tiraríamos aqui a prova dos 9.. aliás nem é preciso ser-se formado em meteorologia para saber-se que a temperatura diminui com a altitude!

E o problema já nem é a cota porque pelo que se vê até dão cotas imaginárias a ilhas onde a altitude máxima das mesmas é inferior às respectivas cotas.:shocking::shocking:

Na minha escola ainda se ensinava que a altitude é um factor principal na variação do clima. Pelos vistos já não é mais.
Se até esses meteorologistas trocam cotas com altitudes máximas das ilhas, então prefiro ficar por aqui.
Venham mais :D
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mais frio em altitude?
Por isso mesmo!

Se aqui a zona do Nordeste que é a parte mais alta da ilha e a maior altitude depois da ilha do Pico acho que não é preciso dizer mais nada. Se ontem eu aqui até registei temperaturas mais baixas que algumas ilhas do Grupo central, sem falar de Ponta Delgada e Santa Maria, e associada igualmente a uma pressão atmosférica tb mais baixa... então devo de ser eu que andei na faculdade errada.:confused:

E o problema já nem é a cota porque pelo que se vê até dão cotas imaginárias a ilhas onde a altitude máxima das mesmas é inferior às respectivas cotas.:shocking::shocking:

Na minha escola ainda se ensinava que a altitude é um factor principal na variação do clima. Pelos vistos já não é mais.
Se até esses meteorologistas trocam cotas com altitudes máximas das ilhas, então prefiro ficar por aqui.
Venham mais :D

Quando em meteorologia se fala de frio em altitude, nada tem a ver com a temperatura no cume dos montes. Podem estar -3ºC no Pico da Vara, mas se as temperaturas forem positivas em altitude, garanto-te que não neva.

O frio em altitude está relacionado com a temperatura aos 850hPa, 500hPa....
Esses parâmetros são essenciais para o cálculo da cota de neve.

A diferença de 1ºC aos 850hPa, tem mais importância que a diferença de 100 metros entre as serras.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Quando em meteorologia se fala de frio em altitude, nada tem a ver com a temperatura no cume dos montes. Podem estar -3ºC no Pico da Vara, mas se as temperaturas forem positivas em altitude, garanto-te que não neva.

O frio em altitude está relacionado com a temperatura aos 850hPa, 500hPa....
Esses parâmetros são essenciais para o cálculo da cota de neve.

A diferença de 1ºC aos 850hPa, tem mais importância que a diferença de 100metros entre as serras.

Certo!

Mas não te esqueças que a altitude também tem aqui um papel preponderante pk se não fosse, a essa hora tb não nevaria na Madeira que situa-se numa latitude muito mais quente que os Açores, ou até então nas Canárias, Cabo verde ou em Madagáscar, para não citar outros exemplos. Arranjar desculpas para tentar justificar a ocorrência ou não de queda de neve em ilhas terá que se ter em conta muitos e vários aspectos entre os quais a ALTITUDE E A ÁREA DE RETENÇÃO DE FRIO das ilhas, coisa que no caso dos Açores é explicado na ilha do Pico pela sua altitude e em São Miguel pela sua maior área e altitude quando em relação a outras ilhas, ou será que isso não é o suficiente???

E onde entram agora aqui as cotas imaginárias para algumas ilhas explica? :lmao::lmao:

Daí que os açorianos por norma (os mais inteligentes e as pessoas mais antigas), nunca se fiarem nas previsões dadas pelos meteorologistas daqui. São um verdadeiro desastre. São no mínimo as piores previsões e as mais cómicas de sempre. Nós açorianos não precisamos de tirar um curso para sabermos prever o nosso tempo... porque o tempo nos Açores é muito difícil de se prever, e só os próprios habitantes locais têm mais consciência e sabedoria em relação ao seu próprio clima do que os não locais.

E essa das cotas imaginárias foi a maior piada que eu já ouvi em algum dia da minha vida.

Agora diz-me? Vale a pena as pessoas levarem a sério previsões dessa natureza? I don't think so.
As pessoas sabem o clima que têm e já sabem se amanhã vai chover ou fazer vento pelas estrelas, pela lua, pelo orvalho, pela humidade, pelo mar, etc... o meu avô por exemplo no dia antes já sabe se no dia seguinte vai chover ou cair granizo pelas nuvens e pelas estrelas, e ele nc precisou de tirar um curso em meteorologia para saber quando é que tem de ir levar a pastar as suas cabras ao mato, e diga-se de passagem que já tem 88 anos idade, e as suas previsões nunca falharam. Quem diz dele, diz das mais outras pessoas. O povo é sábio meu amigo ;)

.....e verdade seja dita os antigos nc se enganaram.. ao contrário de meteorologistas de fora que vêm para cá armados em cientistas quando nem conhecem as altitudes máximas de cada ilha e põem-se depois para aí a inventar cotas ao deus dará para as ilhas. Deveras preocupante :lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Certo!

Mas não te esqueças que a altitude também tem aqui um papel preponderante pk se não fosse a essa hora tb não nevaria na Madeira que é muito mais quente que os Açores, ou então até em Madagáscar, para não citar outros exemplos.

Se concordas com o que eu disse, agora vê os meteogramas disponíveis para os Açores e para a Madeira, vê as temperaturas aos 850hPa e 500hPa previstas para as diferentes ilhas, e percebes logo o porquê das cotas previstas.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Se concordas com o que eu disse, agora vê os meteogramas disponíveis para os Açores e para a Madeira, vê as temperaturas aos 850hPa e 500hPa previstas para as diferentes ilhas, e percebes logo o porquê das cotas previstas.

Mas isso não me interessa a mim!

O que verdadeiramente interessa aqui são as COTAS IMAGINÁRIAS que dão para aquelas ilhas! Cotas estimadas em 940m para o Grupo Ocidental sabendo que as altitudes máximas daquelas ilhas não ultrapassam os 914m..


Eu n posso levar a sério essas previsões se trocam cotas com altitudes..
Com cotas dessas e altitudes dessas vai nevar aonde? Só se for em cima da cabeça deles :lmao:

Essas previsões são desastrosas e até estou aqui com uma amiga das Flores que trabalha aqui no Nordeste comigo que até riu-se das cotas que esse meteorologista disse ao dar para a ilha dela :lmao::lmao:

Epáh sem comentários mesmo... hilariante :lmao::lmao:
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
A noite já promete ser fresquinha :cold::

aores.jpg


Nas Flores, às 21h, já iam com uns incríveis 6,2ºC! E com uma descida vertiginosa desde as 16H:

obssuperficie140000501t.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Sinceramente, não acho que as ilhas dos Açores tenham muita retenção de frio, são na generalidade mais estreitas e menos acidentadas, com menos locais "isolados" do mar, comparativamente com a da Madeira.

E como disse o André, é de longe mais importante em ilhas no meio do oceano, o estado da atmosfera nos níveis médios-altos..
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
boas.
olha, S.Miguel, as ilhas maiores teem capacidade de criar algumas bolsas de frio por irradiação ( inversão termica) mas não é comparavel ao teritorio vasto que é o continente, PI, europa, etc:)
dai formarem-se apenas umas bolsas de alguns metros e não camadas de centenas ou milhares de metros de ar frio:)
no continente essas camadas conectam com o ar frio em altura e a atmosfera torna-se na integra fria e capaz de promover a queda de neve, no caso das ilhas a camada é pequena e, tal como acontece no continente quando as camadas de ar frio sao pequenas, a neve tem que precorrer ar morno antes de chegar ao ar frio, chegando lá já derretida;)
neste caso supra-citado o que importa é o ar frio em altura e a capacidade que este pode ter de descer e conectar-se ao ar frio em superficie formando-se uma area da atmosfera mais fria:)
ora, com as ilhas o que importa é sempre o ar frio em altura e nunca as inversões de superficie por serem muito fracas, ok;)
é este o presente caso nos açores, mas atenção, a cotas superiores á cota maxima não neva logicamente embora em casos de cotas proximas á altitude max da ilha o ar frio possa descer um pouco e causar neve nesses pontos...dificil mas possivel ;)



sendo assim, dado o maior frio em altura na ilha pequena e maior proximidade do ar frio ao nivel do mar a cota será inferior á ilha grande pois mesmo com inversões estas não conseguem preencher todo o espaço de ar quente até á iso negativa nos 850hpa, se conseguissem é que poderia nevar pois a inversao fria tocaria no frio em altura formando-se um corredor de ar frio onde a neve cairia sem derreter:thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Com cotas estimadas de 940m a ilhas onde só têm altitudes inferiores a essa mesma cota, então esperem aí que já volto :lmao:

Lisboa está praticamente ao nível do mar.

Cota de neve prevista para as próximas horas: (coluna mais à direita)

semttulo2k.png


Onde é que está o erro?