Será que vamos ter neve nas montanhas Açorianas nos próximos dias?

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Com as descidas de temperaturas previstas para os proximos dias até sábado ao qual se junta a queda de aguaceiros de granizo previsto para todas as ilhas e vento de noroeste e os modelos GFS a darem cotas de neve para sexta e sábado a variarem entre os 400 e os 700 metros, será que para além do Pico, mas alguma montanha açoriana será brindada no seu topo pelo manto branco? Principalmente nas maiores das ilhas
 


Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
como todos nós sabemos essas não são as cotas reais aqui para os Açores, eu aumentaria, pelo menos mais uns 250 a 300m, o que de qualquer forma atingia os 1000 m de altiude.
de qualquer forma ainda existe muitos (não são assim tantos) picos e serras nos Açores que ultrapassam os 1000 m por isso à que ter esperança para ver cair um floco de neve.

na minha opinião, acho que vamos ficar aquem das nossas espectativas porque a entrada de ar frio não vai ser suficiente para cair neve, e mesmo que seja a precipitação não vai ser muito abundante, segundo o modelo GFS das 06h.

por isso acho que se acontecer a nevar ocorrerá, para além do pico, na zona mais alta da ilha das flores.

oxalá que eu esteja completamente errado e que nevasse um pouco por todas as ilhas, pelo menos das que tem participantes no forum...:D
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Pessoalmente acredito que caia alguma coisa ainda que mínima mas montanhas mais altas dos Açores.
Se os modelos dão cotas de neves estimadas para os 700-800 metros, fácil será ver queda de neve a 1103m (S.Miguel) e a 1021 metros (Terceira).

Isto sem falarmos na ilha do Pico e particularmente o caso das Flores e até mesmo nas montanhas mais altas do Faial e de São Jorge.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Pessoalmente acredito que caia alguma coisa ainda que mínima mas montanhas mais altas dos Açores.
Se os modelos dão cotas de neves estimadas para os 700-800 metros, fácil será ver queda de neve a 1103m (S.Miguel) e a 1021 metros (Terceira).

Isto sem falarmos na ilha do Pico e particularmente o caso das Flores e até mesmo nas montanhas mais altas do Faial e de São Jorge.

Amigo olho aberto aí para o Pico da Vara!!!

Vou tb estar atento ao Pico da Barrosa. Se der sábado vou até lá acima. Depende do tempo
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Amigo olho aberto aí para o Pico da Vara!!!

Vou tb estar atento ao Pico da Barrosa. Se der sábado vou até lá acima. Depende do tempo

Claro que sim :lol:

Quando cai granizo por aqui fico sempre atento e por experiência sei que cai alguma coisa lá em cima ainda que pequena, mas ela cai! ;) ... pena é por vezes as malditas nuvens não deixarem ver nada.

Na Barrosa geralmente cai tb alguma coisa sempre que as temperaturas se justificam. Uma vez lá em cima no radar da antena passei de carro aquando de uma forte descida de temperatura e apanhei um bom saraivão que nas localidades mais baixas foi líquida :)

Ficas com a Barrosa que eu fico com o Pico da Vara e restante Tronqueira :D
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Claro que sim :lol:

Quando cai granizo por aqui fico sempre atento e por experiência sei que cai alguma coisa lá em cima ainda que pequena, mas ela cai! ;) ... pena é por vezes as malditas nuvens não deixarem ver nada.

Na Barrosa geralmente cai tb alguma coisa sempre que as temperaturas se justificam. Uma vez lá em cima no radar da antena passei de carro aquando de uma forte descida de temperatura e apanhei um bom saraivão que nas localidades mais baixas foi líquida :)

Ficas com a Barrosa que eu fico com o Pico da Vara e restante Tronqueira :D

certissimo
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Claro que sim :lol:

Quando cai granizo por aqui fico sempre atento e por experiência sei que cai alguma coisa lá em cima ainda que pequena, mas ela cai! ;) ... pena é por vezes as malditas nuvens não deixarem ver nada.

Na Barrosa geralmente cai tb alguma coisa sempre que as temperaturas se justificam. Uma vez lá em cima no radar da antena passei de carro aquando de uma forte descida de temperatura e apanhei um bom saraivão que nas localidades mais baixas foi líquida :)

Ficas com a Barrosa que eu fico com o Pico da Vara e restante Tronqueira :D


Se vires algum priôlo, diz qualquer coisa ! :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Não sei se serão cotas tão baixa, infelizmente o grande Atlântico está ai a fazer-se notar, mas espero sinceramente que haja surpresas e que os membros açorianos nos brindem com muitos relatos e registos! Eu irei seguir o episódio o mais atento possível! :cold::w00t:

Venha a NEVE!!!!

PS- Não se esqueçam de tirar umas fotos! :p
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
É verdade. Até sábado teremos granizo e trovoada.

Belém não sei se será assim tão fácil visualizar o Priôlo, até porque geralmente quando há mau tempo as aves escondem-se em buracos de troncos de árvores :D

Vamos lá ver nessa guerra entre frio e amenidade atlântica quem leva a melhor :lol:
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É verdade. Até sábado teremos granizo e trovoada.

Belém não sei se será assim tão fácil visualizar o Priôlo, até porque geralmente quando há mau tempo as aves escondem-se em buracos de troncos de árvores :D

Vamos lá ver nessa guerra entre frio e amenidade atlântica quem leva a melhor :lol:


Não sei onde os priôlos se escondem quando faz mau tempo ( é possível que os troncos ocos por vezes sirvam de abrigo), porque isso varia muito de ave para ave, mas se vires algum, já seria muito bom!:D
Para não fugir tanto à questão do tópico, apenas acho que só no momento iremos ter a resposta ( mas sem dúvida é uma situação interessante).
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Não sei onde os priôlos se escondem quando faz mau tempo ( é possível que os troncos ocos por vezes sirvam de abrigo), porque isso varia muito de ave para ave, mas se vires algum, já seria muito bom!:D
Para não fugir tanto à questão do tópico, apenas acho que só no momento iremos ter a resposta ( mas sem dúvida é uma situação interessante).

Amigo existem nesse momento à volta de 700 e poucos casais de priôlos a viverem no seu estado selvagem que está confinado apenas à vegetação endémica em redor do Pico da Vara.

Além desses a viverem no meio natural existem também no parque zoológico da Vila do Nordeste casais de priôlos a viverem em cativeiro para se reproduzirem e serem depois largados como os outros ao seu habitat natural.

De verão que é a altura mais amena para caminhadas e passeios pedestres até ao Pico da Vara, é que é possível ver essas aves conhecidas pelo seu chilrear típico a esvoaçarem pela floresta, porque de inverno além do tempo não permitir e ser perigoso devido à eventual ocorrência de mau tempo ou até deslizamentos de terra, não se vê muito essa ave, porque regra geral elas estão abrigadas em troncos ocos de árvores ou em buracos de desfiladeiros das montanhas, e tb porque eu não me atreveria a escalar o Pico da Vara nessa altura. Aliás de verão existem vários circuitos de Bird-Whatching até à zona da floresta endémica do Pico da Vara, mas agora nessa altura ninguém se atreve a subir até ao Pico da Vara. Não existem ruas até lá cima. Só estreitos caminhos de terra por onde só passam pessoas e eventualmente burros, cabras e ovelhas dos camponeses. Os carros ficam estacionados na Freguesia da Algarvia e depois é auto-patas a escalar a montanha :D:D

Nesta altura, pra já os caminhos pedestres estão fechados pela altura de Inverno, além do facto que alguns até estão intransitáveis devido a derrocadas das fortes chuvas que têm caído.

Se se justificar boas fotos com a previsão de "neve" (ou não), como estão a prever, o máximo onde irei será até ao fim da freguesia da Algarvia no início de um caminho de mato que dá para tirar fotos ao Pico. Mas se eu vir algum não te preocupes que vou fazer os possíveis e os impossíveis para tirar foto... se bem que é difícil por vezes tirar fotos a aves ehehehe :D
Mas fica aqui prometido :thumbsup: