Será que vamos ter neve nas montanhas Açorianas nos próximos dias?

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Onde é que está o erro?


Ok. Mas esses valores são para Lisboa.
Nos Açores o caso é bem diferente e tu deves saber disso melhor do que eu... partindo desse principio vai nevar aonde diz-me? Se há frio em altitude aos 850HP (?) numa ilha que só tem 914m de altitude e com cotas previstas de 940m vai nevar aonde?????????????

Então amanhã vamos supor que dão neve para aqui a partir dos 990m, e vamos supor que vivo numa região ou ilha que tem apenas a sua maior altitude aos 900m.

Vai nevar aonde?
 


MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Ok. Mas esses valores são para Lisboa.
Nos Açores o caso é bem diferente e tu deves saber disso melhor do que eu... partindo desse principio vai nevar aonde diz-me? Se há frio em altitude aos 850HP (?) numa ilha que só tem 914m de altitude e com cotas previstas de 940m vai nevar aonde?????????????

Então amanhã vamos supor que dão neve para aqui a partir dos 990m, e vamos supor que vivo numa região ou ilha que tem apenas a sua maior altitude aos 900m.

Vai nevar aonde?

Nas Flores durante esta noite vão construir uma torre com 50 metros ficando a ilha com 954 metros assim já vai nevar lá!! :lmao:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Eu no meio desta "trapalhada" que se está a discutir em círculos (perdoem-me a expressão), só gostava de entender essa das previsões específicas dos meteorologistas a dar cotas às dezenas de metros?

Cota de 940m? Isso é estranhíssimo! :unsure:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Eu no meio desta "trapalhada" que se está a discutir em círculos (perdoem-me a expressão), só gostava de entender essa das previsões específicas dos meteorologistas a dar cotas às dezenas de metros?

Cota de 940m? Isso é estranhíssimo! :unsure:

Estranho?
Bota estranho nisso :lmao::lmao:

Já me fartei de rir aqui aqui à brava com amigos das Flores à custa disso :lmao: Eles melhor do que ninguém sabem quando é possível nevar lá ou não e por isso riram-se igualmente comigo à custa disso, e ainda digo mais: Segundo eles nevar lá é um fenómeno tão raro como em qualquer outra ilha açoriana de grandes altitudes mais altas, exceptuando-se obviamente a ilha do Pico.

Opá o meteorologista prevê uma cota de neve no Grupo Ocidental (Flores e Corvo) de 940m

Ora sabendo que a altitude máxima naquele grupo fica-se pelos 914m vai nevar aonde? Só se for em cima da minha cabeça ou de quem disse tal coisa.
O André já me mostrou aí umas tabelas referentes a Lisboa (o que é bastante diferente da situação dos Açores pois os Açores são muito mais montanhosos que Lisboa), mas ainda fiquei na mesma.

Tou à espera que me digam, e aqui ao pessoal das Flores que estão aqui comigo no Nordeste em trabalho, aonde vai nevar? Ou será que tb daqui a bocado vão por cotas tb no Ilhéu de Monchique nas Flores ou no Ilhéu da Baleia na Graciosa? Pois.. daqui a pouco é o ilhéu dos Mosteiros e o de Vila Franca em S.Miguel quem sabe...:lol::lol::lol: é vcs...plas alminhas do purgatório tenham dó :lol::lol:

No Grupo Central as cotas à volta dos 970m e no Grupo oriental à volta dos 1070m. E agora pergunto eu: Porquê? É devido ao frio em altitude? Se for por aí então teremos que ter em conta o factor ALTITUDE das ilhas que no Grupo oriental é a segunda maior depois da ilha do Pico, ou estarei errado?

Eles ontem ainda davam temperaturas baixíssimas para o Grupo Ocidental.. credo :lmao: E agora tb já dão temperaturas quase iguais para todo o arquipélago. Báh! Já vi esse filme.

Daí que previsões de cotas de neve para os Açores sejam (e desculpem a expressão aos demais), uma verdadeira fantochada sem pés nem cabeça. Por isso que não podemos levar a sério essas previsões. Ridículas no mínimo. Se houver aqui alguém entendido na matéria e que queira por boa vontade explicar aqui aos açorianos nós estaremos muito gratos porque para burros já nos basta Sócrates..

Mas isso é outra história :D

Registo agora aqui uma temperatura de 8.8ºC :cold:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Nas Flores durante esta noite vão construir uma torre com 50 metros ficando a ilha com 954 metros assim já vai nevar lá!! :lmao:

lol lol lol lol lol :lmao::lmao::lmao:

Não é preciso tanto amigo!
Eles pegam no nosso edifício Solmar da baixa de Ponta Delgada que aí certamente irão ter neve :lmao::lmao:

Mas Miguel.. ao menos vá lá que eles sempre foram generosos com São Miguel dando cotas até aos 1070, já não é mau... Temos a fama mas não ficamos com o proveito :lmao::lmao:... E se tivessemos altitudes aqui de 1900m n tenhas duvidas q iriam continuar a dar cotas de 1700-1800m. Típico já deles!

Mas o problema se queres que eu te diga, é que já nem são as cotas mas sim SEMPRE as mesmas previsões exactas para SEMPRE as mesmas ilhas, o que de facto deixa muito a duvidar. E depois sempre quando surge o inesperado todos exclamam com admiração!

Todas as vezes que a temperatura justifique uma possível queda de neve eles dão SEMPRE as mesmas cotas iguais todos os anos como deram agora para as mesmas ilhas. Conclusão: Uma previsão fracassada e já conhecida por todos os açorianos mais de mil vezes. Realmente eles devem de ter uma preferência ou um amor de estimação qualquer que ainda n percebi lá mto bem pelas ilhas de baixo (como se costuma dizer aqui em S.Miguel). Ilhas essas mais pequenas e de menor capacidade de retenção de frio em altitude do que outras eventualmente maiores. Quando se estuda meteorologia estuda-se TUDO... Estuda-se o relevo, estuda-se a altitude, estuda-se a área, a dimensão, a latitude, longitude, a temperatura de cada ilha, a pressão atmosférica de cada ilha, etc etc....Mas pelos vistos a previsão para queda de neve nos Açores está confinada ao fracasso.
Prova disso foi o ano passado em que apanhei um forte granizão a 600 e poucos metros de altitude, sendo que a maiores altitudes foi realmente comprovada a queda de neve aqui em S.Miguel quando nas restantes ilhas não passaram de simples aguaceiros normais.


Sabes amigo, meu avô é cabreiro e com 88 anos de idade diz-me que no tempo quando ele era novo o Monte Escuro e o Pico da Vara ficavam "brancos como cal" semanas seguidas a fio e que os antigos sabiam sempre quando fazia mau tempo ou bom tempo pela observação de estrelas no céu, das nuvens, do mar etc e ele diz que quando tiver que nevar no Pico da Vara, NEVA e pra isso não é preciso esperar pelos homens do tempo, e segundo ele Nosso Senhor quando tiver que mandar pedra... manda e pronto :lol:. Mas pronto.. são ditados antigos. Aprende-se muito com os idosos acredita. Eles são verdadeiros sábios do tempo.

Aliás ele nunca vê a previsão do tempo na televisão porque ele diz que aquilo é tudo mentira lol.. mas pronto ele fala assim porque habitou-se a calcular a previsão do tempo à sua maneira e olha que ela geralmente nc falha ;) Aqui no Nordeste há muitas pessoas antigas que guiam o seu dia n pelas previsões do IM mas sim pela sua experiência e sabedoria.

Mas pronto.. com previsões dessas do João Fernandes só mesmo de loucos!!!

E como se diz aqui nos Açores: BEI! BEI! BEI! É UÓÓÓÓMEEEE!!! :lmao::lmao:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ok. Mas esses valores são para Lisboa.
Nos Açores o caso é bem diferente e tu deves saber disso melhor do que eu... partindo desse principio vai nevar aonde diz-me? Se há frio em altitude aos 850HP (?) numa ilha que só tem 914m de altitude e com cotas previstas de 940m vai nevar aonde?????????????

Então amanhã vamos supor que dão neve para aqui a partir dos 990m, e vamos supor que vivo numa região ou ilha que tem apenas a sua maior altitude aos 900m.

Vai nevar aonde?

Decididamente não percebeste.
Lisboa está praticamente à cota 0, e não é por isso que não se pode falar de cotas de neve. Ou só porque Lisboa está ao nível do mar, não se pode dizer que nesta altura a cota de neve lá anda nos 2000m?

Se as Flores têm 914m e a cota de neve é de 940m (concordo com o rozzo, acho estranhíssima essa previsão de cota de neve às dezenas de metro), então é óbvio que não vai nevar lá. Senso comum.

A serra da Estrela tem ~2000m, mas suponhamos que a cota de neve prevista é de 2500m, então não nevará lá.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Decididamente não percebeste.
Lisboa está praticamente à cota 0, e não é por isso que não se pode falar de cotas de neve. Ou só porque Lisboa está ao nível do mar, não se pode dizer que nesta altura a cota de neve lá anda nos 2000m?

Se as Flores têm 914m e a cota de neve é de 940m (concordo com o rozzo, acho estranhíssima essa previsão de cota de neve às dezenas de metro), então é óbvio que não vai nevar lá. Senso comum.

A serra da Estrela tem ~2000m, mas suponhamos que a cota de neve prevista é de 2500m, então não nevará lá.

Falar de cotas de neve é uma coisa, fazer previsões com cotas excessivas a altitudes inferiores às mesmas é outra certo? É o que eu ando aqui a dizer vezes sem conta mas pelos vistos devo de estar a falar açoriano para ninguém me perceber :angry:

Isso eu já percebi rapaz. Era o que eu estava a tentar dizer aqui que até ri-me à brava com isso.Darem cotas de 940m a ilhas que têm a sua expressão máxima aos 914m. Apenas isso! Logo NÃO pode nevar nas Flores, Graciosa, Corvo, (talvez) Faial e Santa Maria. Todas as restantes terão a probabilidade da ocorrência de neve se essas cotas não forem alteradas. Talvez não me tenhas entendido bem, mas eu compreendi o que quiseste dizer.

Com cotas dessas para algumas ilhas daqui só mesmo e como diz o Miguel e muito bem só construindo uma "torre" para verem chegar a neve :D

Previsões com cotas dessas só mesmo de gente louca :eek:

Essas cotas não são de se fiar. Se não o são para algumas ilhas dos grupos ocidental e central, muito menos para o Grupo oriental onde dão cotas muito elevadas.

Enfim.. amanhã há mais para ver e se se proporcionar a eventual queda de neve ou não virei aqui relatar o que aconteceu pelos Açores.

Sigo com 8.9ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Cabeço Gordo (1043 metros), Faial

faial.jpg

(c) GEOCRUSOE
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Epá então o pessoal dos Açores não reporta nada de ai?

Nem fotos, nada! Teve de ser o nosso Admin Vince a colocar a primeira "prova" do evento de neve e frio! :p

Em todo o caso parabéns pela neve! :w00t::thumbsup:

E já agora aqui fica mais uma, desta feita do Pico que tem um camadão impressionante :surprise:

fai260medium.jpg

(c) GEOCRUSOE

Para quem conhece a neve que aparece na foto será a partir de que altitude? 900/1000m?
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Acabei de ter a notícia que realmente nevou no Pico da Vara em S.Miguel, se bem que mais nas encostas viradas a sul ou seja (Povoação). Daqui vê-se um pequeno manto branco daqui de baixo visto lá em cima, mas calculo que seja granizo e não neve, acho eu :huh:
Infelizmente o trabalho não me permitiu sair daqui e não pude ir mais acima a partir da Algarvia tirar umas boas fotos como tinha prometido, além do tempo estar completamente instável aqui, e o acesso mais lá a cima ser bastante complicado uma vez que não existem estradas, mas apenas trilhos pedestres. :sad::sad:

Agradecia que se houvesse alguém que tivesse conseguido um bom ângulo das mesmas que fizesse o favor de as postar aqui, se bem que brevemente as mesmas irão me ser cedidas.

Neste momento continuo com frio e alguns aguaceiros.

Temperatura local: 6ºC :cold:
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
E realmente confirma-se.

Não foi granizo mas sim neve mesmo no Pico da Vara :w00t:

Segundo fontes locais que transitaram pela costa sul de S.Miguel na zona Leste existe um grande manto espesso pela zona sul, não muito visível daqui da costa norte, além do facto de a mesma serra ter estado envolta quase todo o dia sob um forte manto de nuvens.

Vou tentar conseguir as fotos e brevemente colocarei aqui

Sigo com 6ºC :cold:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Espectacular!!!

Quantas vezes neva assim nos Açores??
A cota está aos 1000 metros.
Será que pode descer mais??
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia