Serra da Gardunha



PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
514
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
O enquadramento paisagístico é perfeito, com a Cova da Beira e o Fundão em primeiro plano e a Covilhã e a Serra da Estrela ao fundo...Uma das paisagens mais grandiosas que podemos observar em Portugal!



Já o nosso maior geógrafo, Orlando Ribeiro, referia a Gardunha como fronteira entre o Norte e o Sul de Portugal e o contraste entre a planura a Sul da serra que anuncia as planícies alentejanas e a barreira montanhosa a Norte, visível nesta imagem que "roubei" do vídeo promocional do projeto.

Este projeto, tanto quanto me recordo de ler na imprensa regional, está a ser implementado por um casal de empresários originários do concelho da Covilhã que, se não me engano, estavam radicados no Porto e que decidiram investir na Gardunha por terem encontrado melhores condições para aí investir, em comparação com as condições que terão encontrado em concelhos da Serra da Estrela. Também terá pesado a agenda cultural do município do Fundão com o Festival dos Chocalhos, o Festival da cereja de Alcongosta, o Festival dos Cogumelos do Alcaide, entre outros.

Pelo magnífico enquadramento paisagístico e tendo em conta que o campismo de luxo (gampling) está em claro crescimento, será um projeto votado ao sucesso caso o mesmo seja desenvolvido com a qualidade que se exige.

PS - No Vale do Rossim, Serra da Estrela, existe um projeto similar: http://www.valedorossimecoresort.com/
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Estão construir tendas em forma de globos numa das zonas mais altas da serra da Gardunha, estão ficar magnificas e são para campismo, ainda não sei quem as vai explorar mas logo informo.

Como paisagem é espectacular! Só me interrogo quanto aos ventos e a resistência das estruturas embora não conheça em pormenor o regime de ventos no alto da Gardunha.
 
  • Gosto
Reactions: Norther