Serra de Montemuro 22/02/09

• Thread starter Thread starter vifra
  • Data de início Data de início

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Quando planeei aproveitar o fim de semana de carnaval na minha terra:thumbsup:, Gralheira na serra de Montemuro, fui ao site da MODIS (1ª foto) e vi que ainda haveria qualquer coisa lá no topo:shocking:.
Desejoso de chegar, constatei e aqui deixo o meu testemunho, que no topo da serra a neve teimosamente não quer derreter, já lá vai mais de 15 dias de "bom" tempo. Segundo o relato de pastores, há no alto da serra "marinheiros" com mais de um metro de altura e que vai demorar tempo a derreter.
Aqui deixo algumas fotos deste fim de semana. Espero que gostem!:D

012.jpg

001.jpg

002.jpg

003.jpg

004.jpg

005.jpg

006.jpg

007.jpg

008.jpg

009.jpg

010.jpg

E ao longe a imponete serra da Estrela com o seu manto branco:
011.jpg

Alegrem-se os mais desejosos de fenómenos atmosféricos, que segundo as pessoas mais antigas da aldeia, "Fevereiro quente, trás o diabo no ventre":lmao:

Boas fotos :thumbsup:

Fotos muito boas :thumbsup:

Este tempo seco é o ideal para a manutenção da neve.

Realmente só mesmo o tempo seco com a baixa humidade explica o bem que a neve se tem aguentado nas serras de maior altitude.

Ora mais uma boa foto-reportagem tua vifra! :thumbsup:

Montemuro é um dos locais que tem sorte de ainda ter a neve como ornamento! E claro é realmente pela humidade baixa que ela ainda lá está! Com boaas acumulações como se pode observar nas tuas fotografias. :shocking:
E ainda bem que está, pois assim vocês trazem-na até nós neste registos deliciosos! :w00t:

E esperemos que esse ditado antigo ainda tenha validade nos tempo actuais de mudança a tantos níveis! ;)

Obrigado! :thumbsup:

Obrigado a todos pelos vossos comentários. Tenho muito gosto em partilhar e divulgar uma zona que é desconhecida de muitos, e também "mostrar" o quanto de belo tem o nosso Portugal, de Norte a Sul, incluíndo as ilhas.
Obrigado também pelas fotos que todos têm divuldado aqui, que têm sido excelentes na amostragem dos vários fenomenos da natureza.

a..."sorte de ainda ter neve como ornamento" e a fortuna adversa de tantas árvores de ferro!

Essa é que é essa. Antes para subir às zonas onde tirei as fotografias, só a pé. Nem de jipes. Agora esventraram toda a serra com estradões para a montagem das eolicas. Mas se fosse 1 ou 2 parques ainda vá, agora todo o topo está inundado de eolicas, e que já se estão a espalhar pelas encostas.
Antes ao subir a serra era um silêncio absoluto, agora um zumbido dos geradores a trabalhar está sempre presente no nosso cerebro. São os ventos do progresso... :(

É de facto impressionante como a neve se tem aguentado... É que mesmo nos pontos mais altos, por estes dias, os termómetros subiram e o sol esteve bem presente. Questiono-me (um pouco inocentemente) se nestas coisas de grandes acumulações, não se inverterão um bocadinho os mecanismos de causa efeito... ou seja formarem-se uma espécie de "reservatórios de frio" junto aos solos que impeçam a neve de derreter? Sou um tipo fantasioso :p

Excelentes registos :thumbsup:

Vários factores contribuem para a fusão da neve, nomeadamente a radiação solar, a temperatura do ar, o teor de humidade e a temperatura do solo.
A neve, por ter um forte albedo, reflecte grande parte da radiação solar. Relativamente à temperatura e humidade: quanto mais baixo for o teor de humidade do ar mais elevada será a temperatura de fusão da neve. O calor que o solo fornece à neve também contribui para a fusão desta. Por isso, a existência de alguma vegetação entre o solo e a neve pode limitar este efeito. Para além disso, diferentes tipos de solo ou substrato rochoso podem também ter um diferente comportamento térmico.

E ao longe a imponete serra da Estrela com o seu manto branco:
011.jpg

Alegrem-se os mais desejosos de fenómenos atmosféricos, que segundo as pessoas mais antigas da aldeia, "Fevereiro quente, trás o diabo no ventre":lmao:[/QUOTE]

Realmente bonitas!!
Curioso porque no alto de Loriga conseguia ver uma montanha com neve a norte, após algumas averiguações foi-me dito que era a Serra de Montemuro!