Serra de Montemuro 22/02/09

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Quando planeei aproveitar o fim de semana de carnaval na minha terra:thumbsup:, Gralheira na serra de Montemuro, fui ao site da MODIS (1ª foto) e vi que ainda haveria qualquer coisa lá no topo:shocking:.
Desejoso de chegar, constatei e aqui deixo o meu testemunho, que no topo da serra a neve teimosamente não quer derreter, já lá vai mais de 15 dias de "bom" tempo. Segundo o relato de pastores, há no alto da serra "marinheiros" com mais de um metro de altura e que vai demorar tempo a derreter.
Aqui deixo algumas fotos deste fim de semana. Espero que gostem!:D

012.jpg


001.jpg


002.jpg


003.jpg


004.jpg


005.jpg


006.jpg


007.jpg


008.jpg


009.jpg


010.jpg



E ao longe a imponete serra da Estrela com o seu manto branco:
011.jpg


Alegrem-se os mais desejosos de fenómenos atmosféricos, que segundo as pessoas mais antigas da aldeia, "Fevereiro quente, trás o diabo no ventre":lmao:
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Boas fotos :thumbsup:

Fotos muito boas :thumbsup:

Este tempo seco é o ideal para a manutenção da neve.

Realmente só mesmo o tempo seco com a baixa humidade explica o bem que a neve se tem aguentado nas serras de maior altitude.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Ora mais uma boa foto-reportagem tua vifra! :thumbsup:

Montemuro é um dos locais que tem sorte de ainda ter a neve como ornamento! E claro é realmente pela humidade baixa que ela ainda lá está! Com boaas acumulações como se pode observar nas tuas fotografias. :shocking:
E ainda bem que está, pois assim vocês trazem-na até nós neste registos deliciosos! :w00t:

E esperemos que esse ditado antigo ainda tenha validade nos tempo actuais de mudança a tantos níveis! ;)

Obrigado! :thumbsup:
 

vifra

Cirrus
Registo
31 Out 2008
Mensagens
52
Local
Alverca do Ribatejo/ Gralheira de Montemuro (1127m
Obrigado a todos pelos vossos comentários. Tenho muito gosto em partilhar e divulgar uma zona que é desconhecida de muitos, e também "mostrar" o quanto de belo tem o nosso Portugal, de Norte a Sul, incluíndo as ilhas.
Obrigado também pelas fotos que todos têm divuldado aqui, que têm sido excelentes na amostragem dos vários fenomenos da natureza.

a..."sorte de ainda ter neve como ornamento" e a fortuna adversa de tantas árvores de ferro!

Essa é que é essa. Antes para subir às zonas onde tirei as fotografias, só a pé. Nem de jipes. Agora esventraram toda a serra com estradões para a montagem das eolicas. Mas se fosse 1 ou 2 parques ainda vá, agora todo o topo está inundado de eolicas, e que já se estão a espalhar pelas encostas.
Antes ao subir a serra era um silêncio absoluto, agora um zumbido dos geradores a trabalhar está sempre presente no nosso cerebro. São os ventos do progresso... :(
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
É de facto impressionante como a neve se tem aguentado... É que mesmo nos pontos mais altos, por estes dias, os termómetros subiram e o sol esteve bem presente. Questiono-me (um pouco inocentemente) se nestas coisas de grandes acumulações, não se inverterão um bocadinho os mecanismos de causa efeito... ou seja formarem-se uma espécie de "reservatórios de frio" junto aos solos que impeçam a neve de derreter? Sou um tipo fantasioso :p

Excelentes registos :thumbsup:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Vários factores contribuem para a fusão da neve, nomeadamente a radiação solar, a temperatura do ar, o teor de humidade e a temperatura do solo.
A neve, por ter um forte albedo, reflecte grande parte da radiação solar. Relativamente à temperatura e humidade: quanto mais baixo for o teor de humidade do ar mais elevada será a temperatura de fusão da neve. O calor que o solo fornece à neve também contribui para a fusão desta. Por isso, a existência de alguma vegetação entre o solo e a neve pode limitar este efeito. Para além disso, diferentes tipos de solo ou substrato rochoso podem também ter um diferente comportamento térmico.
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
E ao longe a imponete serra da Estrela com o seu manto branco:
011.jpg


Alegrem-se os mais desejosos de fenómenos atmosféricos, que segundo as pessoas mais antigas da aldeia, "Fevereiro quente, trás o diabo no ventre":lmao:[/QUOTE]

Realmente bonitas!!
Curioso porque no alto de Loriga conseguia ver uma montanha com neve a norte, após algumas averiguações foi-me dito que era a Serra de Montemuro!