Serra de Sintra 28-11-14

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal,

Estas últimas semanas chuvosas despertaram-me a curiosidade para uma visita a bela Serra de Sintra, basicamente quis ir ver como está a rede hidrográfica da serra.

Aqui fica uma pequena reportagem.

Primeiro, fui espreitar a ribeira/cascata da Atrozela, ja há muito tempo que não via tanta água, esta ribeira vem exactamente da Lagoa Azul:



De seguida rumei à barragem do rio da Mula,pelo caminho, era ver as bermas carregadas de água, muitas delas atravessavam a estrada, pequenos deslizamentos de terra também eram muitos...

Mesmo à entrada da barragem deparo-me com isto:
A ribeira da mula ainda a correr fora do leito..



Chegada a Barragem do Rio da Mula,cenário espectacular:

10pdily.jpg


25gckn9.jpg




De seguida rumei ao vale de Porto Covo, por onde segue a ribeira da Mula.

Pequeno afluente da ribeira da Mula:

2zq4dmx.jpg


Vale de Porto Covo:

24xgpwg.jpg


27zbyx2.jpg


14kjel3.jpg



fldkd3.jpg


Percorrendo o vale, já numa zona em que o vale é muito mais encaixado.



2i9j6p.jpg


2ajygzb.jpg


11jn5oi.jpg


112fzhd.jpg


Uma pequena represa:






11awbkn.jpg


:thumbsup:
 
Última edição:


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,031
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Belo trabalho!
Esse vale de Porto Covo é mesmo bonito e o trilho ao longo da ribeira, e eu nem o conheço.
Aquelas ruínas são interessantes, antigas azenhas?
Atrozela, outro local que não conheço, aliás muitos vales ainda não explorei, a minha tendência são os cimos.

As cascatas do litoral também deviam estar pujantes, Biscaia, Pirolita, Louriçal, Ursa, Caneiro... são dezenas quando chove desta maneira.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,031
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado, nem imagino o acumulado mensal da serra...deve ser algo brutal. :D

É que a serra vai guardando a água, quer no seu interior quer nos terrenos que por terem densa vegetação a retêm. Mas quando o limite de armazenamento é excedido temos cenários notáveis, e perigosos por vezes, como os cascalenses e sintrenses bem conhecem. É lamentável que não haja udómetros e que os poucos que existiam, Colares, Pena, tenham sido desactivados.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Belo trabalho!
Esse vale de Porto Covo é mesmo bonito e o trilho ao longo da ribeira, e eu nem o conheço.
Aquelas ruínas são interessantes, antigas azenhas?
Atrozela, outro local que não conheço, aliás muitos vales ainda não explorei, a minha tendência são os cimos.

Sim também já me questionei varias vezes do que se trata aquelas ruínas, mas não me parece que sejam azenhas, embora a proximidade a linha de água sugira isso.
Atrozela é uma localidade perto de Alcabideche, fica nas traseiras do Cascaishopping/A16, lá em baixo, numa cova.
Caso precises de algumas indicações é so pedires.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic