Serra de Sintra - Rede Hidrográfica

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Às portas de Lisboa. A Ribeira do Mourão.
Interrogo-me das milhares de pessoas que todos os dias passam aqui, a duas dezenas de metros, na estrada nacional, e seguem completamente alheias a ente local bucólico.
Foi hoje de manhã, entre Maceira e Negrais, perto de Pedra Furada - a ribeira do Mourão.
Mais a jusante deste troço, em Anços, há uma bela cascata que conto (re)visitar durante a semana!

htzkts.jpg


34qjm6c.jpg


dxmefr.jpg


125humq.jpg
 


jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Curioso, hoje também andei por lá, mais especificamente na cascata.
Não meto aqui fotos e vídeos, pois não faz parte da rede hidrográfica da serra de Sintra.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ribeira da Mula
Uma pequena cascata na zona do vale de Porto Côvo, caudal raquítico, ainda assim, sempre com água cristalina.

jzYe7bC.jpg


EraiKvw.jpg


Ribeira de Janes

Caudal muito fraco, mas com água igualmente cristalina.

kEjN9m8.jpg


"Descobri" uma nascente ao lado da ribeira, ate estava um copo para quem quiser beber água, que preciosidade esta.
É graças às voltas de bike que vou descobrindo estas coisas aqui na zona.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ribeira de janes noutro troço.

Esta zona onde tirei a foto é muito interessante, pois uns metros a jusante a ribeira simplesmente deixa de ter água, como é uma zona calcarea, só vejo a hipótese de agua entrar numa cavidade qualquer, contudo, tenho a certeza que não há qualquer ressurgência mais a frente. Vou tentar perceber o local exacto onde água desaparece.

U5NiwWE.jpg



Ribeira do Cabreiro
, perdeu grande parte do caudal na ultima semana e meia.


BPOLvjf.jpg


Entretanto a barragem da Mula

XU8y49k.jpg


9,3 mts


yzF77iI.jpg


4befavh.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parte 1

Boa tarde,

Dado que tem chovido com alguma regularidade e em boas quantidades, resolvi hoje dar uma volta de bike e passar por muitos pontos para observar o estado actual de pequena parte da rede hidrográfica da serra.
Desta feita quis perceber e observar as diferenças entre a zonas do sopé da serra da vertente sul, ou seja perto de casa e a vertente norte e vertente sul mais para os lados da Lagoa Azul.
Resolvi usar o google earth para identificar todos as zonas.

A,B,C,D,E,F e J na vertente sul ou perto.
G,H e I na vertente norte ou perto.

bZnPhWd.jpg


Local A: Vale do Cabreiro e respectiva ribeira.

BcCwpx9.jpg


GsYiHod.jpg




Local B: Ponte do Pisão, na esquerda ribeira da Mula, na direita ribeira da Atrozela ( uma das responsaveis pelas cheias brutais de 1983 em Cascais) Como se pode ver, a ribeira da Atrozela leva muito mais água, ela vem exactamente da Lagoa Azul. A tal zona onde volta e meia faço registos de temperatura, esta confluência de dois vales potencia e muito a inversão térmica deste local.

cK8cd5S.jpg


Local C: Cascata da ribeira da Atrozela



Local D: Ribeira da Mula, vale de Porto Covo.

UfloUBB.jpg


Local E: Ribeira da Mula, a montante da barragem.

HInjjZ8.jpg




Local F: A partir daqui , cota 200 mts, já comecei a notar grandes diferenças nas linhas de água/ nascentes.
Subida da barragem da mula até à estrada da serra.





Em Baixo, continuação do post ( tenho a limitação do 5 videos )
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parte 2

Assim que que fiz a estrada da serra do cruzamento dos Capuchos até á tapada do Mouco, via-se cada vez mais água ao deslocar-me para o flanco este da serra. Chegado a Tapada do Mouco, via agua a brotar do alcatrão, e da calçada/berma, impressionante, estava a cota 400, ali o acumulado deve ser muito elevado.

Local H: Nunca ali tinha estado, nem sei bem localizar, só sei que fica na estrada que liga Monserrate e Tapada do Mouco.
Grande barulheira vinda da berma, impressionante, tantos litros de água.



Uma mina, das centenas que existem na serra.
Achei curioso aquele brotar.



Local G: Já perto de Monserrate, que bela massa de água !

DHj38Ms.jpg






Local I: Outra linha de água com grande caudal.
O caudal da ribeira de Colares devia estar valente, pois afluentes com este calibre...

mOc1eVf.jpg




Local J: Lagoa Azul, no local da saída de água, ja ha muito que nao via a correr tanta água.

ur3dhbF.jpg



A serra de Sintra é sem duvida o nosso gerês aqui da zona. :cool:

Cumprimentos.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa reportagem, jonas_87! ;)

Passaste na barragem da Mula? Já encheu?

Passei, não, está na cota 10 mts (mais ou menos), estranhamente encheu pouco, embora saibamos que ali chove menos que na zona da Lagoa Azul, por exemplo.
O caminho de terra na ponta norte da barragem não está totalmente coberto de água.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,
Aqui vai uma reportagem feita esta manhã de bike como sempre, felizmente não houve conveccao na serra, ainda bem para minha segurança.

Onde moro, posso entrar no parque natural sintra cascais por vários sitios, um dos que mais gosto é sem dúvida pela Atrozela.
Ribeira de Atrozela carregada.



Entrada para o PNSC, esta pequena lagoa já existe ha meses, mas tem sida reforçada.

TvbUHWc.jpg


Pelo caminho, água a brotar.

HDwqNeD.jpg


Pisão de Cima

3P0i0RU.jpg


Passei pela barragem da mula, mas não tirei fotos, água está a 10,9 mts, a ribeira da mula tinha um bom caudal.
Fiz então registos do principal afluente da ribeira da mula, aliás leva tanto água que mais um pouco superava o propria ribeira, impressionante.





Ao longo da subida, várias nascentes a correr bastante água, um exemplo.



De seguida, fui em direcção a Pé da Serra, virei à direita onde diz miradouro, e fiz um trilho bastante longo que vai dar a uma das aldeias por cima de Colares, na vertente norte.

Pensava que esta cascata estivesse a correr mais água.

BTSEsyu.jpg


Reparei que houve muitos deslizamentos com quedas de arvores, foi demasiada chuva num curto de espaço.

8RyJ3Ry.jpg


À media que descia a vertente norte via muitas linhas de água a correr bem.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Parte II
Chegado a Colares, mais especificamente na quinta do Vinagre, eis ribeira de Colares, com um afluente nervoso vindo da serra:



Bem, daqui adiante, resolvi fazer a estrada que liga Colares à vila de Sintra, estrada que passa por Eugaria, Monserrate, Seteais, a tal área onde chove muito e tem afluentes com grandes caudais.
Ao inicio da subida começei logo a ver vestigios de que água tem sido muito por aqueles lados, sedimentos arrastados, estAainda é normal, passei por um troço impressionante.


cS7zTzX.jpg


Na entrada da aldeia de Eugaria , agua a verter de um muro.

QopnKpr.jpg


Mais água.

KVBG9Yy.jpg


O tal troço que falava acima, quantidade valente de sedimentos e alguma a escorrer.

xYEXrxo.jpg


Novos afluentes da ribeira de Colares, fiquei impressionado com este, como suspeitava as minas rebentaram.



BeODuLG.jpg


Mais à frente, Monserrate.

dm9KcKu.jpg


Incrivel!



Outro afluente carregado.

mki5m0k.jpg





E por fim outra cascata:

KL3s2Q5.jpg



Assim dá gosto fazer desporto.
Cumprimentos.