Serra de Sintra - Rede Hidrográfica

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Fantásticos registos Jonas! É tão bom ver a serra tão enriquecida com água. E só de imaginar a chuva que ainda está para cair...
A serra vai aguentar-se bem durante o Verão. :D

Obrigado, verdade se a serra já é um espanto com pouca água, então assim é uma maravilha.
Geralmente a serra não tem grandes problemas de água, mas sim as nascentes estão praticamente no máximo, como podes ver nos vídeos, é sempre agua cristalina, 3% de lama se tanto.
 
Última edição:


david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Muito Bom trabalho de registos Jonas de muitas ribeiras e nascentes que a serra de sintra tem :palmas::thumbsup:

inspiraste me e qualquer dia vou reconhecer a herdade do Cascavel do lado oeste da Fajarda para onde segue a ribeira que já tenho tirado fotos para o litoral centro, numa zona que até tem um açude que nunca lá fui e pelas imagens satélites tem umas ribeirinhas e nascentes até lá, inspiraste me para ir vasculhar isso tudo :p talvez já este fim de semana, a área vai ser esta:

f5NF47y.jpg


depois crio um tópico para isto, não me vou prolongar , continua o bom trabalho :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Muito Bom trabalho de registos Jonas de muitas ribeiras e nascentes que a serra de sintra tem :palmas::thumbsup:

inspiraste me e qualquer dia vou reconhecer a herdade do Cascavel do lado oeste da Fajarda para onde segue a ribeira que já tenho tirado fotos para o litoral centro, numa zona que até tem um açude que nunca lá fui e pelas imagens satélites tem umas ribeirinhas e nascentes até lá, inspiraste me para ir vasculhar isso tudo :p talvez já este fim de semana, a área vai ser esta:

f5NF47y.jpg


depois crio um tópico para isto, não me vou prolongar , continua o bom trabalho :thumbsup:

Obrigado,tem sido uma descoberta, algumas zonas praticamente nunca tinha passado.
Fazes bem, sim lembro-me de ver a carta militar aí da zona e via-se bem que é uma area com rede hidrografica densa, ainda para mais com o que tem chovido, deve estar ao rubro.
Ficamos então à espera do dito tópico. :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e david 6

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ora boas,

Estando eu constantemente na serra, não custa nada fazer uns registos, então aqui ficam.
Registos feito na ultima semana e meia.
No outro dia em conversa com amigos disseram me que a serra de Sintra em termos de proporção é das serras com mais água do país, não conheço grande parte das serras do país, mas sei perfeitamente que esta serra carrega água que é um coisa louca.

Vertente sul

Ribeira da Mula, à cota 290 mts.
Pobre linha de água, corre muito pouco, ainda assim nunca seca.



Na estrada da serra.



Vertente norte, sempre com mais água.

Este bosque fica a cota 180 mts por cima de Colares, esta serra é incrivel cada trilho um recanto, uma linha de água, e esta corria razoavelmente bem, faço ideia no pico do inverno.

 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Estes registos foram feitos na passada quinta-feira na aldeia do Penedo, aldeia localizada na encosta norte da serra.O Penedo tem me surpreendido pois tem uma pequena rede hidrográfica dentro da própria aldeia, passei por ruelas em que de lado tinham uma espécie de levadas, ao estilo da ilha da Madeira, muito interessante.
Impressionante a quantidade de água, pena a água não estar controlada, mas vinda da serra, não tenho grandes duvidas da sua qualidade.
@AnDré este é aquele sitio que te falei ha uns tempos atrás.

online photo storage


__________________

Na manhã de Sexta-Feira, desde 2013 que nao via esta água toda em novembro.
Foi o caudal desta ribeira que ajudou e muito a provocar as cheias trágicas de 1983 em Cascais.

 
Última edição:

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Boas,

É um vale bem interessante!
Conheces as 2 cascatas a jusante?altamente.
Ja agora qual é a data desta construção?

A capelinha é privada e pertence à quinta do outro lado da estrada e que está para venda, a 'quinta do senhor do rio velho'.
Sei que dentro da quinta existe uma cascatinha e a outra será já junto a Gigarós mas ainda lá não passei.
Tenho passado muitas vezes aqui e pelo Caminho da Boca da Mata, caminho do Rio de Milho, e junto ao antigo convento de Sant' Anna do Carmo.
Mesmo a igrejinha na Eguaria outra aldeia mais abaixo desconhecem a data de construção, anterior ao terramoto.
Zona belíssima cheia de pequenos 'spots' a (re)descobriri!
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
A capelinha é privada e pertence à quinta do outro lado da estrada e que está para venda, a 'quinta do senhor do rio velho'.
Sei que dentro da quinta existe uma cascatinha e a outra será já junto a Gigarós mas ainda lá não passei.
Tenho passado muitas vezes aqui e pelo Caminho da Boca da Mata, caminho do Rio de Milho, e junto ao antigo convento de Sant' Anna do Carmo.
Mesmo a igrejinha na Eguaria outra aldeia mais abaixo desconhecem a data de construção, anterior ao terramoto.
Zona belíssima cheia de pequenos 'spots' a (re)descobriri!

Obrigado pelas informações.
Sim, tem muitos sitios para (re)descobrir, a zona Gigarós - Penedo é das zonas menos conhecidas da serra, e ainda bem. Em finais de outubro, enganei-me num trilho e vim parar a esta zona por acaso, foi sem dúvida um bom engano, nunca aqui tinha estado antes.
As duas cascatas(uma artificial,outra natural) que falei no post anterior são estas, certamente que agora devem levar muito mais água.São efectivamente maiores do que as fotos demonstram.


free image uploader
free image uploading

A mesma linha de água.

picture upload sites
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
O interessante nessas linhas de agua, é observar a cor límpida, so demonstra que as minas de agua entre outras nascentes finalmente "rebentaram".Um bom indicativo daquilo que choveu é o acumulado registado na estação da Ulgueira, cerca de 45 mm.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: PaulusLx

PaulusLx

Cumulus
Registo
9 Nov 2011
Mensagens
143
Local
Pipa, Carnota - Alenquer
Hoje nas margens da ribeira do Cabrela.
O Cabrela nasce na serra de Sintra junto ao Algueirão como Ribeira dos Ferreiros. Atravessa a Base Aérea nº 1, a Granja do Marquês, correndo paralela à pista, tomando aí o nome de Ribeira da Granja. No enfiamento da pista cruza a N9 no local de Fervença, precipitando-se vários metros na 'Cascata de Fervença' e tomando aí o nome, obviamente, de Ribeira de Fervença. Adiante já perto de Casais do Cabrela, toma o nome de Ribeira do Cabrela. Recebe na margem direita um afluente, o Adrião, que passa por Armés. Mais a jusante o Cabrela une as suas águas à Ribeira de Cheleiros, constituindo o Rio Lizandro que desagua a sul da Ericeira.

 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000