significado de palavrões

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Local
Celorico de Basto
olá eu sou totalmente NABO em meteorologia (não tenho formação nem nada parecido), apenas sigo com curiosidade os fenómenos que vão ocorrendo e como tal há certos termos que para mim são piores que chinês, quando vi este forum e vi aqueles gráficos malucos (leia-se modelos) axei interessante e fui ficando, apesar de não perceber metade do que eles mostram mas com o que o pessoal vai dizendo e juntando 1+1 já vou percebendo, mas hoje vi um palavrão (lol) na página inicial do site

"Agravamento das condições meteorológicas provocado por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva"

o que é uma ciclogénese? eheeh

olá eu sou totalmente NABO em meteorologia (não tenho formação nem nada parecido), apenas sigo com curiosidade os fenómenos que vão ocorrendo e como tal há certos termos que para mim são piores que chinês, quando vi este forum e vi aqueles gráficos malucos (leia-se modelos) axei interessante e fui ficando, apesar de não perceber metade do que eles mostram mas com o que o pessoal vai dizendo e juntando 1+1 já vou percebendo, mas hoje vi um palavrão (lol) na página inicial do site

"Agravamento das condições meteorológicas provocado por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva"

o que é uma ciclogénese? eheeh

Fazes muito bem em ir ficando por cá meu caro:thumbsup::D

Na verdade acho que é um erro que está na página, mas deixo isso aos mais entendidos na lingua Portuguesa ( Eu sou meio disléxico..lol).

Ciclogenese são um conjunto de processos Atmosféricos que levam á formação de uma depressão..nomeadamente "coisas" que forçem o ar a subir e o "atirem" para longe do centro depressionario, o que por consequencia baixa a pressão á superficie, criando uma depressão.

Na verdade o que nos vai afectar não vai ser a Ciclógenese mas já a Depressão, embora ainda numa fase de fortalecimento...mas acho que bem dito bem dito deveria ser " Mau tempo associado a uma depressão" ou " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento".

Neste exemplo específico a própria palavra é auto-explicativa.

Ciclo (de ciclone)
Génese (origem)

Ciclogénese - O processo que origina o ciclone. Ciclogénese é uma palavra esdrúxula proveniente de génese pelo que leva acentuação.

Caros stormy e fishisco,

De acordo com o dicionário online, priberam, aqui fica o significado de ciclogénese

ciclogénese ciclogênese
(ciclo[ne] + génese.gênese)
s. m.
[Meteorologia] [Meteorologia] Produção ou intensificação de um ciclone.

O que escreveste stormy, no último parágrafo, é uma contradição.

Se dizes que fica bem escrito assim: " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento" é o mesmo que usar a palavra ciclogénese se acordo com o significado que apresentei.

Cumprimentos

Fazes muito bem em ir ficando por cá meu caro:thumbsup::D

Na verdade acho que é um erro que está na página, mas deixo isso aos mais entendidos na lingua Portuguesa ( Eu sou meio disléxico..lol).

Ciclogenese são um conjunto de processos Atmosféricos que levam á formação de uma depressão..nomeadamente "coisas" que forçem o ar a subir e o "atirem" para longe do centro depressionario, o que por consequencia baixa a pressão á superficie, criando uma depressão.

Na verdade o que nos vai afectar não vai ser a Ciclógenese mas já a Depressão, embora ainda numa fase de fortalecimento...mas acho que bem dito bem dito deveria ser " Mau tempo associado a uma depressão" ou " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento".

ok!!! devia ter ido ver ao dicionário. mas eu via a palavra como ciclo=repetição :) mas já percebi...

Outra coisa eu já perguntei isso noutro lado mas com tanta confusao acabei por nao me explicar bem!!!

e pegando no que pode acontecer terça-feira

prevê-se segundo alguns modelos neve acima de 600 metros, morando eu numa colina de 600 metros mas a uma altitude de 300 que tipo de precipitação apanho? apenas chuva? eu já vi algures que existe vários tipos de chuva/neve desde chuva gelada a não sei o que... (vcs sabem eheh)

ok!!! devia ter ido ver ao dicionário. mas eu via a palavra como ciclo=repetição :) mas já percebi...

Outra coisa eu já perguntei isso noutro lado mas com tanta confusao acabei por nao me explicar bem!!!

e pegando no que pode acontecer terça-feira

prevê-se segundo alguns modelos neve acima de 600 metros, morando eu numa colina de 600 metros mas a uma altitude de 300 que tipo de precipitação apanho? apenas chuva? eu já vi algures que existe vários tipos de chuva/neve desde chuva gelada a não sei o que... (vcs sabem eheh)

Quando se fala em 600m é de altitude que se refere e não altura. Sendo assim, se estás a 300m de altitude só levas chuva. Muito simplificadamente falando.

eu disse altitude :P

Expliquei-me mal, desculpe a confusão. :p

Quando se prevê queda de neve acima dos 600m estão-se a referir a uma altitude de 600m isto é acima do nível médio das águas do mar.
Quando fala em 600m de colina está-se a referir à altura da colina e não à altitude a que se encontra do nível médio das águas do mar e por isso a altitude como você disse correctamente é apenas de 300m e portanto só há chuva para essa altitude, em príncipio.

Ficou melhor desta vez? :D

nao nao!!! eu moro a cota de 300metros mas a montanha sobe até aos 600 metros de cota... eu é que me expliquei mal :)

por outras palavras moro a meio de uma montanha de 600 metros de altitude

nao nao!!! eu moro a cota de 300metros mas a montanha sobe até aos 600 metros de cota... eu é que me expliquei mal :)

por outras palavras moro a meio de uma montanha de 600 metros de altitude

AAhh! Estou a ver. Nesse caso pode ocorrer neve no topo da montanha e poderá vê-la olhando lá para cima, se não houverem obstáculos no campo de visão e quando o tecto das nuvens (altitude da base das nuvens) aumentar.

Poderá com sorte cair algo nessa altitude devido ao comportamento complexo da atmosfera e interação in situ, mas duvido.

infelizmente n consigo ver o topo porque ainda sao uns kms com zonas de pco declive mas moro em frente a serra do alvao/marao e ai e garantida... pelo menos para ja mas os meus pais falam mt em nevoes antigos e eu ainda n vivi nenhum. o ultimo foi em 85 tinha 4 anos

Alguém me explica o que é uma cut-off? E uma short wave? E o que é o geopotencial? Peço desculpa, pela minha ignorância... Eu tenho muito interesse na área da meteorologia, todavia existem muitas coisas que não percebo.

• Gosto
Reactions: Zarb
Alguém me explica o que é uma cut-off? E uma short wave? E o que é o geopotencial? Peço desculpa, pela minha ignorância... Eu tenho muito interesse na área da meteorologia, todavia existem muitas coisas que não percebo.

Cut-off

Depressão caracterizada pela presença de uma bolha de ar frio em altura, a depressão integra-se no meio dessa bolha.

Short-Wave

O mesmo que um cavado mas de baixa amplitude.

Geopotencial

Altitude a que se encontra um determinado nivel de pressao, o Geopotencial aos 500hpa é a altura que temos de subir para encontrar a pressão de 500hpa.

Cut-off

Depressão caracterizada pela presença de uma bolha de ar frio em altura, a depressão integra-se no meio dessa bolha.

Stormy essa definição é ligeiramente vaga, ou melhor... Talvez seja melhor enquadrar mais o assunto para perceber melhor...

Acho que para começar se deveria referir até que o próprio nome ajuda a perceber o que é, "cut-off", como que "cortada de". A tal bolha de ar frio que referes em altitude, bolha essa formada por isolamento de parte do ar frio associado a um cavado e à circulação geral, numa entidade isolada, "estrangulada".
Também às vezes é referida como "gota fria", pelas mesmas razões pode-se entender perfeitamente a origem desse nome, que na verdade, até será a primeira coisa a entender do mecanismo que depois pode gerar a depressão.

Relativamente à parte da depressão, pensando apenas no termo "gota fria" (portanto ar frio em altitude isolado do resto da circulação) pode ou não desenvolver-se uma depressão com expressão até à superfície e visível nas cartas sinópticas de pressão. Mas o facto de existir essa depressão à superfície ou não e até de existir instabilidade não garante sempre nem necessita sempre que essa depressão exista, pois o simples facto da existência de ar frio em altitude pode gerar instabilidade sem necessariamente haver uma circulação fechada de uma depressão.

Daí a terminologia "cut off low" e afins sempre ter sido muito discutida...

Suponho que quando se "abrevie" para cut off, se esteja sempre a referir a cut off low, que sim, implica existir uma depressão originada por esse isolamento de ar frio em altitude na fase inicial do processo.

Obrigado pelas respostas Stormy e Rozzo! Mas tenho mais palavrões para desvendar:D

O que são exatamente células? E shear é a mesma coisa que vento?