significado de palavrões

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
olá eu sou totalmente NABO em meteorologia (não tenho formação nem nada parecido), apenas sigo com curiosidade os fenómenos que vão ocorrendo e como tal há certos termos que para mim são piores que chinês, quando vi este forum e vi aqueles gráficos malucos (leia-se modelos) axei interessante e fui ficando, apesar de não perceber metade do que eles mostram mas com o que o pessoal vai dizendo e juntando 1+1 já vou percebendo, mas hoje vi um palavrão (lol) na página inicial do site

"Agravamento das condições meteorológicas provocado por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva"

o que é uma ciclogénese? eheeh
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
olá eu sou totalmente NABO em meteorologia (não tenho formação nem nada parecido), apenas sigo com curiosidade os fenómenos que vão ocorrendo e como tal há certos termos que para mim são piores que chinês, quando vi este forum e vi aqueles gráficos malucos (leia-se modelos) axei interessante e fui ficando, apesar de não perceber metade do que eles mostram mas com o que o pessoal vai dizendo e juntando 1+1 já vou percebendo, mas hoje vi um palavrão (lol) na página inicial do site

"Agravamento das condições meteorológicas provocado por uma forte ciclogénese, eventualmente classificável como explosiva"

o que é uma ciclogénese? eheeh

Fazes muito bem em ir ficando por cá meu caro:thumbsup::D

Na verdade acho que é um erro que está na página, mas deixo isso aos mais entendidos na lingua Portuguesa ( Eu sou meio disléxico..lol).

Ciclogenese são um conjunto de processos Atmosféricos que levam á formação de uma depressão..nomeadamente "coisas" que forçem o ar a subir e o "atirem" para longe do centro depressionario, o que por consequencia baixa a pressão á superficie, criando uma depressão.

Na verdade o que nos vai afectar não vai ser a Ciclógenese mas já a Depressão, embora ainda numa fase de fortalecimento...mas acho que bem dito bem dito deveria ser " Mau tempo associado a uma depressão" ou " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento".
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Neste exemplo específico a própria palavra é auto-explicativa.

Ciclo (de ciclone)
Génese (origem)

Ciclogénese - O processo que origina o ciclone. Ciclogénese é uma palavra esdrúxula proveniente de génese pelo que leva acentuação.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Caros stormy e fishisco,

De acordo com o dicionário online, priberam, aqui fica o significado de ciclogénese

ciclogénese ciclogênese
(ciclo[ne] + génese.gênese)
s. m.
[Meteorologia] [Meteorologia] Produção ou intensificação de um ciclone.

O que escreveste stormy, no último parágrafo, é uma contradição.

Se dizes que fica bem escrito assim: " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento" é o mesmo que usar a palavra ciclogénese se acordo com o significado que apresentei.

Cumprimentos


Fazes muito bem em ir ficando por cá meu caro:thumbsup::D

Na verdade acho que é um erro que está na página, mas deixo isso aos mais entendidos na lingua Portuguesa ( Eu sou meio disléxico..lol).

Ciclogenese são um conjunto de processos Atmosféricos que levam á formação de uma depressão..nomeadamente "coisas" que forçem o ar a subir e o "atirem" para longe do centro depressionario, o que por consequencia baixa a pressão á superficie, criando uma depressão.

Na verdade o que nos vai afectar não vai ser a Ciclógenese mas já a Depressão, embora ainda numa fase de fortalecimento...mas acho que bem dito bem dito deveria ser " Mau tempo associado a uma depressão" ou " Mau tempo devido a uma depressão em rápido fortalecimento".
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
ok!!! devia ter ido ver ao dicionário. mas eu via a palavra como ciclo=repetição :) mas já percebi...

Outra coisa eu já perguntei isso noutro lado mas com tanta confusao acabei por nao me explicar bem!!!

e pegando no que pode acontecer terça-feira

prevê-se segundo alguns modelos neve acima de 600 metros, morando eu numa colina de 600 metros mas a uma altitude de 300 que tipo de precipitação apanho? apenas chuva? eu já vi algures que existe vários tipos de chuva/neve desde chuva gelada a não sei o que... (vcs sabem eheh)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
ok!!! devia ter ido ver ao dicionário. mas eu via a palavra como ciclo=repetição :) mas já percebi...

Outra coisa eu já perguntei isso noutro lado mas com tanta confusao acabei por nao me explicar bem!!!

e pegando no que pode acontecer terça-feira

prevê-se segundo alguns modelos neve acima de 600 metros, morando eu numa colina de 600 metros mas a uma altitude de 300 que tipo de precipitação apanho? apenas chuva? eu já vi algures que existe vários tipos de chuva/neve desde chuva gelada a não sei o que... (vcs sabem eheh)

Quando se fala em 600m é de altitude que se refere e não altura. Sendo assim, se estás a 300m de altitude só levas chuva. Muito simplificadamente falando.
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
eu disse altitude :P

Expliquei-me mal, desculpe a confusão. :p

Quando se prevê queda de neve acima dos 600m estão-se a referir a uma altitude de 600m isto é acima do nível médio das águas do mar.
Quando fala em 600m de colina está-se a referir à altura da colina e não à altitude a que se encontra do nível médio das águas do mar e por isso a altitude como você disse correctamente é apenas de 300m e portanto só há chuva para essa altitude, em príncipio.

Ficou melhor desta vez? :D
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
nao nao!!! eu moro a cota de 300metros mas a montanha sobe até aos 600 metros de cota... eu é que me expliquei mal :)


por outras palavras moro a meio de uma montanha de 600 metros de altitude
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
nao nao!!! eu moro a cota de 300metros mas a montanha sobe até aos 600 metros de cota... eu é que me expliquei mal :)


por outras palavras moro a meio de uma montanha de 600 metros de altitude

AAhh! Estou a ver. Nesse caso pode ocorrer neve no topo da montanha e poderá vê-la olhando lá para cima, se não houverem obstáculos no campo de visão e quando o tecto das nuvens (altitude da base das nuvens) aumentar.

Poderá com sorte cair algo nessa altitude devido ao comportamento complexo da atmosfera e interação in situ, mas duvido.
 

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
infelizmente n consigo ver o topo porque ainda sao uns kms com zonas de pco declive mas moro em frente a serra do alvao/marao e ai e garantida... pelo menos para ja mas os meus pais falam mt em nevoes antigos e eu ainda n vivi nenhum. o ultimo foi em 85 tinha 4 anos
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Alguém me explica o que é uma cut-off? E uma short wave? E o que é o geopotencial? Peço desculpa, pela minha ignorância... Eu tenho muito interesse na área da meteorologia, todavia existem muitas coisas que não percebo.
 
  • Gosto
Reactions: Zarb

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Alguém me explica o que é uma cut-off? E uma short wave? E o que é o geopotencial? Peço desculpa, pela minha ignorância... Eu tenho muito interesse na área da meteorologia, todavia existem muitas coisas que não percebo.

Cut-off

Depressão caracterizada pela presença de uma bolha de ar frio em altura, a depressão integra-se no meio dessa bolha.

Short-Wave

O mesmo que um cavado mas de baixa amplitude.

Geopotencial

Altitude a que se encontra um determinado nivel de pressao, o Geopotencial aos 500hpa é a altura que temos de subir para encontrar a pressão de 500hpa.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Cut-off

Depressão caracterizada pela presença de uma bolha de ar frio em altura, a depressão integra-se no meio dessa bolha.

Stormy essa definição é ligeiramente vaga, ou melhor... Talvez seja melhor enquadrar mais o assunto para perceber melhor...

Acho que para começar se deveria referir até que o próprio nome ajuda a perceber o que é, "cut-off", como que "cortada de". A tal bolha de ar frio que referes em altitude, bolha essa formada por isolamento de parte do ar frio associado a um cavado e à circulação geral, numa entidade isolada, "estrangulada".
Também às vezes é referida como "gota fria", pelas mesmas razões pode-se entender perfeitamente a origem desse nome, que na verdade, até será a primeira coisa a entender do mecanismo que depois pode gerar a depressão.

Relativamente à parte da depressão, pensando apenas no termo "gota fria" (portanto ar frio em altitude isolado do resto da circulação) pode ou não desenvolver-se uma depressão com expressão até à superfície e visível nas cartas sinópticas de pressão. Mas o facto de existir essa depressão à superfície ou não e até de existir instabilidade não garante sempre nem necessita sempre que essa depressão exista, pois o simples facto da existência de ar frio em altitude pode gerar instabilidade sem necessariamente haver uma circulação fechada de uma depressão.

Daí a terminologia "cut off low" e afins sempre ter sido muito discutida...

Suponho que quando se "abrevie" para cut off, se esteja sempre a referir a cut off low, que sim, implica existir uma depressão originada por esse isolamento de ar frio em altitude na fase inicial do processo.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Obrigado pelas respostas Stormy e Rozzo! Mas tenho mais palavrões para desvendar:D

O que são exatamente células? E shear é a mesma coisa que vento?