Sismos Internacionais 2021

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Sismos no sul de Espanha causam inquietação, primeiro-ministro pede calma

Mais de meio milhão de pessoas que vivem em Granada, sul de Espanha, despertaram hoje inquietas depois do sobressalto causado durante a noite por três sismos de magnitude superior a quatro graus seguidos de 30 réplicas menores.

"Vários sismos fizeram tremer Granada de novo esta noite. Compreendo a preocupação de milhares de pessoas. É tempo de manter a calma e seguir as indicações dos serviços de emergência", disse o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, na rede social Twitter.

As televisões espanholas mostram imagens publicadas por populares nas redes sociais em que se veem pessoas com casacos por cima de pijamas que saíram a meio da noite para rua, apesar do recolher obrigatório na região por causa da pandemia de covid-19.

Os três tremores de terra quase consecutivos tiveram o seu epicentro na localidade de Santa Fé, a cerca de 10 km de Granada, e magnitude de 4,2 graus (22:36), 4,2 (22:44) e 4,5 (22:54), de acordo com o Instituto Geográfico Nacional espanhol.

No sábado passado, um tremor de terra de 4,4 graus de magnitude já tinha sido sentido nas localidades de Atarfe e de Santa Fé.

Desde o início de dezembro do ano passado, ocorreram cerca de 300 sismos na região, explica o Instituto Geográfico, dos quais cerca de 40 foram sentidos pela população”.

O sismo de sábado apenas causou alguns danos, como pequenas fendas ou queda de objetos (livros, pratos) no epicentro, segundo a instituição.

O Instituto Geográfico espanhol explica que esta atividade sísmica “é habitual" nesta região, "especialmente dentro da zona central da Cordilheira Bética", um maciço montanhoso no sul de Espanha, que tem a maior atividade sísmica da Península Ibérica, devido à "convergência entre a placa africana e a placa euro-asiática".

https://postal.pt/sociedade/2021-01...usam-inquietacao-primeiro-ministro-pede-calma
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Forte Sismo na Grécia há minutos, já com vários relatos:


PwMe76F.jpg


https://www.emsc-csem.org/Earthquake/earthquake.php?id=954327#summary
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em atualização

Novo terramoto de magnitude 7,4 atinge a Nova Zelândia.

image.jpg


Várias regiões costeiras da Nova Zelândia estiveram sob alerta de tsunami, depois de um terramoto de magnitude 7,3 ter abalado as ilhas, esta quinta-feira. Horas mais tarde, um novo sismo de magnitude 7,4 voltou a abalar o país.

A proteção civil solicitou aos cidadãos das zonas costeiras para estarem atentos às notícias, não saírem de casa, estarem atentos às diretrizes das autoridades civis e afastarem-se de rios, lagos e mar.

A Agência Nacional de Gestão de Emergências emitiu um alerta de tsunami após o sismo de magnitude 7,3, ao largo da região de East Cape, o ponto mais a leste do país, mas que foi chegou a ser retirado.

O sismo correu às 2.27 horas de sexta-feira (hora local), na zona norte da Nova Zelândia, e foi sentido em Auckland, Wellington e Christchurch.

Horas mais tarde, às 6.41 horas (hora local), um novo terremoto de 7,4 de magnitude perto das ilhas Kermadec voltou a gerar um alerta de tsunami na zona.

"Esperamos que as áreas costeiras da Nova Zelândia registem correntes fortes e incomuns e ondas imprevisíveis na costa", voltou a referir no Twitter a Agência Nacional de Gestão de Emergências.

Dois outros sismos (com magnitudes de 5 e 4,5) tinham sido sentidos na região. Até ao momento, não há registo de vítimas ou de danos graves.

https://www.jn.pt/mundo/alerta-de-tsunami-apos-forte-terramoto-a-nova-zelandia-13418369.html