Sismos Internacionais 2021



lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vídeo do sismo 6.9 de hoje no México..



"Erthquake lights"?


Eish, é difícil decifrar, se calhar até são, pois a energia elétrica não foi abaixo.

Sei que em 1998 houve relatos delas aqui, por cima do epicentro a saírem da água… mas nunca foi provado.

E não foi registado, apenas testemunhos, o acesso a uma câmera não era tão fácil como hoje…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Eish, é difícil decifrar, se calhar até são, pois a energia elétrica não foi abaixo.

Sei que em 1998 houve relatos delas aqui, por cima do epicentro a saírem da água… mas nunca foi provado.

E não foi registado, apenas testemunhos, o acesso a uma câmera não era tão fácil como hoje…


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Vendo e revendo o vídeo, parecem mesmo earthquake lights!

Na realidade, estás luzes são raios a sair da terra, o que é precisamente o que está a ocorrer.

As power lines não projectam raios para o ar….


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estás luzes são transformadores e postes de alta tenção a rebentar ou em curto circuito que fazem altas faíscas que depois fazem reflexo nas nuvens.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

9234df4d0e3a1daa590d56867868ea35.jpg


 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Estás luzes são transformadores e postes de alta tenção a rebentar ou em curto circuito que fazem altas faíscas que depois fazem reflexo nas nuvens.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk


e05bafe7c7f012d91824f03fa7e60e06.png

EQL, não foram postes de alta tensão… foram sim Earthquake ligths, confirmado pelo USGS
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Boa tarde.
Tenho uma pequena questão para os mais entendidos se souberem me elucidar.
O que se passa na região ao largo de marrocos perto do estreito de Gibraltar? NE Al Hoceima
Houve e continua a haver centenas de sismos de fraca intensidade, é certo, Será de origem magmática ou tectónica?
Obrigado
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Boa tarde.
Tenho uma pequena questão para os mais entendidos se souberem me elucidar.
O que se passa na região ao largo de marrocos perto do estreito de Gibraltar? NE Al Hoceima
Houve e continua a haver centenas de sismos de fraca intensidade, é certo, Será de origem magmática ou tectónica?
Obrigado

Pela localização deverão ser de origem tectónica. Aquela zona fica perto do limite entre a placa Euroasiatica e Africana.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Sismo de magnitude 5,9 provoca a morte a pelo menos 20 pessoas


Um sismo de magnitude 5,9 (Richter), ocorreu esta madrugada do dia 7 de outubro, às 03:01 hora local (22:01 hora UTC do dia 6 de outubro) na região sul do Paquistão, com epicentro a cerca de 18 km NNE de Harnai, província do Baluchistão, a uma profundidade de 10 km.


De acordo com a informação disponível até ao momento, e segundo Suhail Anwar Shaheen, responsável pela administração pública na província de Baluchistão, pelo menos 20 pessoas morreram, podendo vir este número a aumentar nas próximas horas, à medida que as equipas de socorro vão chegando à região montanhosa afetada. Há relatos ainda de que cerca de 15 mineiros estão presos numa mina de carvão, que colapsou durante o sismo.



As autoridades locais estimam que pelo menos 200 pessoas estejam feridas devido ao desmoronamento de edifícios. Muitos outros edifícios ficaram danificados, uma vez que a maior parte da população vive em casas de argamassa em zonas remotas e de acesso difícil.



O sismo foi sentido nas cidades mais próximas do epicentro, até à cidade de Quetta, que se localiza a cerca de 100 km de Harnai.



O Paquistão localiza-se na fronteira onde as placas tectónicas da Índia e da Eurásia se encontram, tornando o país suscetível a eventos sísmicos. Em 1935, um sismo na mesma região destruiu a capital provincial e causou mais de 35 mil mortos.






Fontes
EMSC
Jornal de Notícias
Diário de Notícias
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra

Terramoto de 6,3 registado ao largo de ilha grega de Creta​


Um terramoto com intensidade de 6,3 na escala de Richter foi registado hoje ao largo da ilha grega de Creta, a uma profundidade de 10 quilómetros, notificou o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

O sismo, que aconteceu cerca das 09:25 locais (07:25 em Lisboa) foi registado com a intensidade de 6,4 no Serviço de Notificação de Terramotos do instituto geológico dos Estados Unidos.
As autoridades não avançaram ainda informações sobre eventuais vítimas ou danos.

 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Mais um

Sismo de magnitude 6,1 abala ilhas gregas
Facebook

O abalo foi sentido nas ilhas de Cárpatos, Creta, Santorini e Rhodes.
Um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter atingiu hoje a ilha grega de Cárpatos, de acordo com o Instituto de Geodinâmica, do Observatório Nacional de Atenas.

O abalo também foi sentido nas ilhas de Creta, Santorini e Rhodes.

Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

SIC notícias